sexta-feira, abril 12, 2013

A costura tucana - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 12/04

Depois de sentar à mesa com o DEM, o candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG), conversou ontem com o presidente (em exercício) do PTB, Benito Gama. O tucano quer manter os trabalhistas na oposição e torce pelo insucesso das negociações para a integração deles ao governo Dilma. Aécio precisa do PTB para ter cerca de seis minutos de propaganda na TV.

Longe dos holofotes
Os articuladores de Aécio Neves avaliam que o PPS vai apoiar Eduardo Campos (PSB). E acham que isso é bom, pois temem que, sem aliados, Eduardo desista. Eles também precisam da candidatura de Marina Silva e, por isso, anteontem, votaram contra a urgência de projeto que deixava sem tempo de TV e fundo partidário novos partidos, como a Rede. "O Aécio precisa do Eduardo e da Marina. Sem eles, os eleitores vão achar que não haverá segundo turno", relatou um tucano. Aécio não teme o desgaste de uma guerra com Eduardo e Marina. Avalia que todos terão de bater na presidente Dilma, porque é ela quem tem intenções de voto para perder na campanha.

Dudu, o alarmista
A presidente Dilma está irritada com as opiniões do governador Eduardo Campos (PE) sobre economia. Avalia que o socialista estimula o "pânico" ao declarar que a economia está desandando e que os empregos estão ameaçados.

Língua solta
Caloroso o debate na Câmara sobre o projeto que dificulta a criação de novos partidos. Ao defendê-lo, Esperidião Amin (PP-SC), na foto, proclamou: "Nós estamos fechando a zona." Roberto Freire (PPS-SP) contestou: "Quando era para beneficiar o governo Dilma (PT), o bordel estava aberto. Agora, que Dilma e o PT têm medo, fechamos o bordel."

Cada um por si no PTB
Candidato a governador, o senador Armando Monteiro (PE) quer apoiar Eduardo Campos. Para ter o apoio do PT à reeleição, o líder no Senado, Gim Argello (DF), quer apoiar Dilma. O líder na Câmara, Jovair Arantes (GO), vai de Aécio Neves.

Carreira de Estado para médicos
As entidades sindicais, ouvidas pela presidente Dilma, são contra a proposta de importar médicos de fora para atender no Brasil. Disseram à presidente que vão lutar contra sua aprovação no Congresso. Propuseram a criação de uma carreira de Estado, como a dos juízes, com salários acima do piso legal, para que médicos atuem no interior e na periferia das cidades.

Água mole em pedra dura...
As derrotas na tentativa de votar a reforma política e de dificultar a criação de novos partidos não abatem o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RS). Ele pretende recolocar as propostas para votar em 30 dias.

Os tentáculos das milícias
Com base em dados da investigação do Ministério da Educação, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) diz que já há elementos para se concluir que, com o aval de prefeitos, milícias estão assumindo a merenda e o transporte escolar.

O PSDB do Rio entregou os comerciais na TV, que terá direito a partir do dia 15, para o candidato tucano Aécio Neves se dirigir "aos meus amigos do Rio".

Nenhum comentário: