sábado, abril 06, 2013

A canhota de Dilma - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 06/04

Dilma, que tirou o sapato e inaugurou ontem com um chute de canhota a Arena Fonte Nova, na Bahia, vai, digamos, voltar a exercitar seus dotes futebolísticos no dia 27.
Ela confirmou presença na abertura do Maracanã.

Por falar em Dilma...

A presidente se encontra com Cristina Kirchner no dia 25. O Planalto empurrou com a barriga esse encontro, cancelado no mês passado em função da morte de Hugo Chávez. Acha que, depois da saída da Vale da Argentina, o clima ficou passional demais.

É que...

A mineradora, como se sabe, desistiu de uma mina de potássio, projeto de US$ 5,9 bilhões e que envolvia seis mil trabalhadores locais.

Por falar em Kirchner...

Até a chegada de Dilma, a presidente argentina tem mais raiva a destilar em relação a José Mujica. Partidários de Cristina Kirchner estão chamando o presidente uruguaio de "desbocado", "fajuto" e "viejito". Mujica, como se sabe, sem notar que os microfones estavam abertos, disse que "esta velha é pior que o caolho", referindo-se ao casal Kirchner.

Por falar em argentino...

Os argentinos podem ter o Papa e o Messi, mas gostam de passear no Brasil. Na tragédia da chuva na Argentina, o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, estava em Trancoso, na Bahia, e o prefeito de La Plata, Pablo Bruera, estava no Rio.

Ainda 'los hermanos'...

A Embratur vai pôr um telão em Buenos Aires durante a Jornada Mundial da Juventude. É para mostrar o argentino Papa Francisco no... Brasil.

HISTÓRIA DE PAIXÃO NO IMPÉRIO

"O castelo de papel" é o mais novo livro da historiadora Mary Del Priore, grande especialista no período do Império, que será lançado dia 13 agora pela Rocco. É uma biografia cruzada da princesa Isabel e de seu marido, o conde d´Eu, que conta a história do mundo (período tenso e de transição) por meio dos personagens. O livro retrata um casal apaixonado, apesar de o casamento dos dois ter sido arranjado para atender a interesses familiares. A historiadora mostra na obra, por exemplo, as cartas apaixonadas que os dois trocavam quando ele estava no campo de batalha, na Guerra do Paraguai, como o trecho em que a princesa escreveu: "Quando terei a felicidade de dormir com você em nossa pequena cama de Laranjeiras? Meu querido, meu bem amado, meu amigo, meu tudo." Sem rodeios, dizia-lhe que "sentia falta de suas carícias". Os dois tiveram três filhos homens. Entre eles, o primogênito Dom Pedro de Alcântara, como mostra a foto acima (a princesa, o conde e o primogênito) l

Em busca da paz

Dia 22 agora, Lula vai receber em Nova York o prêmio Em Busca da Paz pela ONG International Crisis Group (ICG), que tem entre seus membros o investidor George Soros.

Pé no jato


Aliás, Lula não para de acumular milhas. Depois de voltar de Montevidéu ontem, o ex-presidente já viaja novamente para o exterior. Segunda vai para a Inglaterra.

Jazz no mundo

Reinaldo Figueiredo, o Casseta, vai virar locutor de rádio. Terá um programa temático sobre jazz na Rádio Batuta (radiobatuta.com.br), do Instituto Moreira Salles, a partir do dia 17. O primeiro será "Jazz no mundo" com músicas de intérpretes contemporâneos de vários países.

É dengue

Quase metade das 10.730 amostras de sorologia para dengue analisadas pelo laboratório Sérgio Franco, no Rio, em março, deu positivo.

Alô, Beltrame!

Lembra o Sandero cinza, placa LPN 4904, flagrado usando uma sirene para se livrar do trânsito na Barra? Pois bem, de 2010 pra cá, o veículo tem... 517 multas. O carro, cujo último licenciamento é de 2009, parece que pertence à Secretaria estadual de Segurança. Isso pode?

Aliás...

Por volta das 17h de quinta, o carrão particular C4, preto, da Citroën, placa KVO-5740, do Rio, que estava com um giroscópio aceso, parou na pista esquerda da Rua das Laranjeiras. O motorista desceu, retirou o giroscópio do teto, fechou o carro e... foi às compras numa loja em frente. O ano do último licenciamento desse carro é... 2011.

Alô, Carlos Osório!

Quinta à noite, na frente ao Shopping Gávea, uma fila comprida de clientes esperava por um táxi. Mas o atendimento não era por ordem de chegada. Os taxistas estavam escolhendo os passageiros. Era um tal de "Pra onde? Nem pensar, muito engarrafamento".

Esquecer, jamais

Amanhã completam-se dois anos da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, quando morreram 12 brasileirinhos. Haverá missa na Igreja N.S. de Fátima e São João, às 9h30m. Depois, amigos e familiares farão uma passeata pelas ruas do bairro defendendo o desarmamento.

Ox Bismarchi

Os três acusados de matar o cirurgião plástico Ox Bismarchi, em 2002, em uma tentativa de assalto, serão interrogados segunda agora na 11ª Vara Criminal do Rio.

Reage, Portela!

O barracão da Portela está com a luz cortada há dez dias.

Ponto Final

Num dos seus muitos sucessos, Roberto Carlos canta "Eu quero ter um milhão de amigos". Pelo visto, faltou, em 2006, um amigo para aconselhar o Rei a não censurar o livro de Paulo César de Araújo a seu respeito. De lá pra cá, o episódio virou símbolo, com razão, dos que lutam pela liberdade de publicar biografias não autorizadas. É pena.

Nenhum comentário: