sábado, março 30, 2013

Tropa de elite - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 30/03

Os Ministérios da Defesa e da Justiça criaram força-tarefa para montar o esquema de segurança da ida do papa Francisco a Aparecida, em São Paulo. A visita ocorrerá durante a Jornada da Juventude, que acontece no Rio, em julho. Como a escala não estava prevista, militares e policiais federais terão pouco tempo para estudar a melhor localização de atiradores de elite e pontos perigosos para a passagem do pontífice. Francisco preocupa por gostar de contato direto com os fiéis.

Como faz? 
Opositores da medida provisória dos portos devem fazer carga para denunciar a incompetência da Antaq para assumir os novos poderes. Lembram da atuação de servidores no Rosegate -escândalo de tráfico de influência em vários órgãos do governo- e que ainda há cargos de comando vagos.

Apagão 1 
Quem acompanha a queda de braço em torno da MP notou a ausência do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, dos principais debates sobre o tema.

Apagão 2 
Além de ter sido repreendido algumas vezes por Gleisi Hoffmann (Casa Civil) em reuniões com setores interessados, Cristino tem dificuldade para falar em público, razão pela qual é poupado dos holofotes.

Vejam bem 
Alfredo Nascimento mandou nota para todos os deputados do PR, insatisfeitos com a negociação para nomear o ex-senador Cesar Borges para o Ministério dos Transportes, negando ter levado indicações a Dilma.

Porém 
Na própria nota, o senador diz que qualquer nome escolhido pela presidente terá seu aval. Na bancada da Câmara a indicação de Borges foi mal recebida.

Última... 
O PT deu a largada na coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular de reforma política que pretende levar ao Congresso. O texto será apresentado por Rui Falcão aos membros do diretório nacional no dia 12, em São Paulo.

... que morre 
Os pilares são conhecidos: financiamento exclusivamente público de campanha, voto em lista e maior cota de mulheres nas eleições. O partido quer 1,5 milhão de adesões até o final do ano. A iniciativa será lançada na Cinelândia (RJ).

Leitura... 
Ministros do STF estimam que chegará a 10 mil páginas o acórdão final do julgamento do mensalão, incluindo os votos dos 11 ministros e as notas orais do plenário durante as longas sessões. Com esse tamanho, acham que serão raros os que vão se aventurar a ler o documento de cabo a rabo.

... dinâmica 
Escritórios de advocacia se armam para montar equipes para destrinchar os votos relativos aos seus clientes, mas se queixam de que não haverá como, no exíguo prazo de cinco dias, contestar todos os pontos dúbios ou contraditórios.

Revisão 
Muitos ministros que, em votações das "fatias" do mensalão, se limitavam a votar com o relator Joaquim Barbosa ou com o revisor Ricardo Lewandowski correm para fundamentar as decisões, para não destoar dos caudalosos votos dos colegas.

Geração saúde 
O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, mandou instalar uma esteira em uma área reservada de seu gabinete. Antes de iniciar o expediente ou no intervalo dos compromissos, aproveita para correr sem precisar se ausentar da prefeitura.

Eu não 
O ex-ministro José Dirceu nega que tenha feito avaliação, em recente jantar no Rio, de que o PT deveria ter agido antes para impedir a candidatura de Eduardo Campos à Presidência. Ele afirma que a decisão sobre ser candidato ou não cabe ao governador de Pernambuco.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Ser grato e leal não é agir com subserviência. Respeitar o PSB seria uma forma de gratidão pelo apoio que nós damos ao PT desde 1989."
DE BETO ALBUQUERQUE (RS), líder do PSB na Câmara, sobre tática do PT de tachar o governador e presidenciável Eduardo Campos de "ingrato'' e "traidor''.

Contraponto

Voz da experiência
Potenciais candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) se encontraram há algumas semanas, em Brasília, durante discussão no Congresso sobre pacto federativo. Enquanto fotógrafos clicavam desenfreadamente a dupla, Campos sugeriu que os dois se encontrassem para discutir política.
- Mas tem de ser uma coisa reservada -disse Aécio.
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que acompanhava a conversa dos dois, interveio:
- Meu pai dizia que, se você quer se encontrar com alguém sem ser visto, o único lugar é um instituto de cegos.

Nenhum comentário: