domingo, março 17, 2013

Quem paga a conta? - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 17/03

Enquanto Dilma Rousseff promove desonerações em série para deter a inflação, Geraldo Alckmin tem encrenca à vista: a Sabesp quer incorporar aditivo de 7,5% ao reajuste anual das contas de água na cidade de São Paulo, que deve ficar próximo de 2%. A revisão tarifária compensaria a empresa, controlada pelo Estado, por uma injeção de recursos do mesmo percentual que fez no fundo de saneamento da capital em 2009, quando José Serra era governador e Gilberto Kassab, prefeito.

Freio agência reguladora paulista contratou empresa para auditar os investimentos da Sabesp antes de decidir se acolhe a revisão da tarifa, que traria impacto ao consumidor a partir de agosto. O contrato entre a empresa e a prefeitura, de 30 anos, prevê injeção de R$ 16 bilhões.

Redução... Preocupado com o desgaste da medida, Alckmin estuda saída menos onerosa com sua equipe. Auxiliares do tucano defendem a pulverização desse índice adicional em até quatro anos.

... de danos Alegando desconhecer o processo, a prefeitura pediu prazo para submeter o tema ao comitê gestor dos serviços de água e esgoto da capital. Na próxima sexta-feira, contudo, o Estado deve dar seu veredicto.

Revanche 1 Com a indefinição para a vaga de Carlos Ayres Britto, petistas ligados ao ex-presidente Lula passaram a defender que Dilma nomeie um penalista para o STF. Um dos mentores da ideia é o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.

Revanche 2 Segundo interlocutores, um especialista em direito penal ajudaria a dar celeridade ao processo do mensalão mineiro, prioridade do PT após julgamento do escândalo nacional durante a eleição municipal de 2012.

Café... Com a ida de Antonio Andrade (PMDB-MG) para o Ministério da Agricultura, Dilma vitamina a oposição a Antonio Anastasia (PSDB) e abre perspectiva de atrair o agronegócio do Estado, sobretudo cafeicultores.

... no bule O setor é alinhado a Aécio Neves, mas depende da pasta para negociar linhas de crédito. "É a chance de a presidente avançar num setor em que o PT é visto como inimigo", diz um aliado.

De camarote Irritado com o governo federal devido à perda de receita dos royalties de petróleo, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), não fez nada para dissuadir o publicitário Renato Pereira, que o acompanha desde 1998, a fechar acordo com Aécio para fazer os programas de TV do PSDB.

Liberou geral Aliados de Cabral lembram que Dilma e Lula também não impediram que João Santana, marqueteiro da dupla, pilotasse comerciais que apresentaram Lindbergh Farias (PT) como candidato ao governo do Rio, contra o peemedebista Luiz Fernando Pezão.

Carvão De um oposicionista, diante da desenvoltura com que Eduardo Campos (PSB) articula sua pré-candidatura à Presidência: "Ele está parecendo aquele cara que chega animado ao churrasco, é o centro das atenções, faz piada, mas queima a largada antes de a carne ser servida".

Apetite Alheio ao risco de superexposição, o pernambucano, que semana passada passou três dias entre Brasília, Rio e São Paulo, será estrela de jantar que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) organiza na capital federal com dissidentes do PMDB.

Afinidades O ex-senador Jorge Bornhausen (PSD), adversário histórico do PT e de Lula, tem conversado com frequência com Campos e feito a ponte nos cada vez mais frequentes contatos do socialista com o empresariado.

tiroteio
Tudo bem que o novo papa é argentino. Mas todos sabemos que Deus é brasileiro, e a Copa do Mundo será nossa, com certeza.
DO MINISTRO DO ESPORTE, ALDO REBELO, em alusão às piadas associando a escolha de Jorge Mario Bergoglio à histórica rivalidade entre Brasil e Argentina.

Contraponto


Palavra mágica


Governistas compareceram em peso à reunião da Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização do Senado, na quarta-feira, para derrubar requerimento que convocava Marcos Valério para falar sobre o mensalão.

A oposição ironizou a ofensiva da base aliada, que superlotou o auditório em alguns minutos:

Dirigindo-se ao presidente da comissão, Blairo Maggi (PR-MT), o tucano Flexa Ribeiro (PA) pediu:

-Vossa Excelência poderia colocar em todas as reuniões da comissão um requerimento convidando ou convocando o Marcos Valério. Aí garantimos quórum!

Nenhum comentário: