sexta-feira, março 08, 2013

Profissão de risco - SONIA RACY

O ESTADÃO - 08/03

Não deve ser nada fácil ser bonita, de aparência frágil e promotora ao mesmo tempo. É o caso de Beatriz Lopes de Oliveira, do Gaeco. No órgão há dois anos, participou de operações como a do caso Aref e também o de Aurélio Miguel. Ela foi convidada pela coluna a falar no Dia Internacional da Mulher. A seguir, trechos da conversa.

Acha que deveria existir também o Dia do Homem?

Sim. Acho muito preconceituoso haver apenas o Dia da Mulher. Eles também merecem.

Você é tratada de maneira diferente por ser mulher?

Olha, melhorou muito nestes meus 11 anos de profissão. Mas, quando entro em uma delegacia, sinto que ainda tenho de provar capacidade. Sei que, um dia, isso vai acabar.

Há momentos em que participa de ações em áreas de risco. Sente medo?

O mesmo medo que os homens sentem. Nada diferente. Encaro o fato e pronto.

Por que escolheu a carreira dentro do Ministério Público?

Pela ideologia. Nunca pensei em exercer a advocacia. Queria defender os direitos da sociedade. Estou feliz por ter escolhido este caminho.

Novo round?
O pastor Marco Feliciano, eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, não é unanimidade nem entre os evangélicos.

A Rede Fale – que representa 39 grupos religiosos – lança empreitada contra a nomeação: abaixo-assinado e carta aberta na internet, além de pedido de audiência pública.

“Ele não representa e não fala em nome de todos os evangélicos. Não pode usar isso como carta na manga”, disse à coluna Caio César Marçal, representante da organização. “Essa luta terá outros rounds”.

Sem fronteiras
Enquanto isso, o bispo Rodovalho, da Igreja Sara Nossa Terra, vai abrir igreja… em Zurique. E mais: bureau de advocacia, também em Zurique, e escritório de coordenação em Lisboa.

Dedos cruzados
Corre por Madri nome brasileiro para o Nobel de Literatura. Ferreira Gullar é a aposta da classe artística.

Sine die
Ao cumprimentar Eduardo Campos, anteontem em Brasília, durante evento, Dilma avisou que adiou, sim, o encontro com o governador por causa de Hugo Chávez.

Mas vai remarcar a conversa.

De casa
Contagem regressiva para a inauguração da Maison Christian Liaigre na Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Em parceria com a Atrium, é o primeiro showroom do designer francês na América do Sul.

Por enquanto, a loja recebe convidados “by appointment”.

Em alta
Levou menos de uma hora para que se esgotassem os ingressos para o show de Gilberto Gil no Auditório Ibirapuera – nos dias 15 e 16.

Depois de SP, ele se apresenta no Cairo, Abu Dhabi e Túnis.

Mulherada
A Companhia das Letras reúne livreiras hoje, Dia da Mulher, para lançamento privê de Faça Acontecer– de Sheryl Sandberg, CEO do Facebook. Capa da Time, ela investiga o por quê de tão poucas mulheres líderes no mundo empresarial.

O evento será no restaurante Brasil a Gosto, com participação de Luiza Trajano, autora do prefácio da versão brasileira.

Longo alcance
E mulheres de países emergentes são mais otimistas do que as de países desenvolvidos. Pelo menos quando o assunto é… oportunidades no futuro.

Segundo a Nielsen, 81% das entrevistadas nas nações do Brics acham que suas filhas terão mais estabilidade financeira do que elas tiveram – contra 40% das pesquisadas no Primeiro Mundo.

Longo alcance 2
Outro dado que chama a atenção diz respeito à quitação de dívidas: as emergentes creem que suas descendentes terão 72% de chances de se livrar dos credores. As “desenvolvidas”? Não passam de 31%.

Em nome…
Abaixo-assinado lançado hoje na plataforma Change.org pede às dez maiores marcas de lingerie do Brasil a fabricação de sutiã adaptado para mulheres que fizeram mastectomia – a preço acessível.

…delas
Iniciativa de Vera Golik e Hugo Lenzi, do projeto De Peito Aberto – cuja exposição fotográfica sobre mulheres que venceram o câncer já passou por NY, encerra temporada domingo em Belém e segue pelo interior de SP.

Nenhum comentário: