segunda-feira, março 11, 2013

Por debaixo do pano - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 11/03

Na conta da Associaçao Brasileira da Indústria de Hotéis-RJ, a rede hoteleira do Rio recebeu 1,7 milhao de turistas ano passado, 100 mil a menos que em 2011.

Na verdade, esta estatística oficial nao pega a proliferaçao da chamada hospedagem alternativa, como albergues e hostels.

‘Barracô ’...
Aliás, uns empresários franceses estao comprando vários barracos no Vidigal com vista para o mar.

Vao transformá-los em hostels.

Em tempo...
Hostel é o cacete.

Nada muda
A renúncia de Gerhard Cromme da presidência do ThyssenKrupp, na Alemanha, nao deve afetar o processo de venda da Companhia Siderúrgica do Atlântico, no Rio.

‘Eh, Eh’
Veja que legal. Zeca Pagodinho (letra) e Djavan (melodia) fizeram o samba romântico “Eh, Eh”.

Vida dura
O troca-troca de diretores no grupo Eike Batista deve render alguns processos trabalhistas. Tem um ex-diretor, por exemplo, que veio com a família de Sao Paulo e, dias depois de comprar um apartamento no Rio, perdeu o emprego.

Mas isto acontece nas melhores famílias.

Águas de março
Eduardo Paes negocia uma parceria com o serviço de meteorologia americano, em Washington.

O prefeito pretende reforçar ainda mais o sistema municipal de previsao do tempo. Retrato da escravidão Antônio Pitanga, o ator, vai estrear como diretor. Fará um filme sobre a Revolta dos Malês, uma das primeiras sublevações de negros da história do país.

No elenco, devem estar a filha, Camila, além de Lázaro Ramos e Patrícia Pillar.

Segue...
A revolta, em 1835, em Salvador, é um fato marcante na história dos negros. Os líderes eram escravos de origem muçulmana.

O principal objetivo da revolta era acabar com a escravidao e a imposiçao do catolicismo. Um dos sonhos era implantar uma república islâmica. Foram reprimidos, e os líderes condenados à pena de morte.

Táxi, táxi
Pegar táxi na saída de um jogo de futebol nao é fácil. Marcelo Barreto, o intrépido repórter da SporTV, passou pela experiência na Inglaterra, terça, após o jogo entre Manchester United e Real Madrid.

Os motoristas recusavam corridas para perto ou cobravam preços absurdos. Outros só aceitavam viajar com o taxímetro desligado, cobrando o triplo do preço. Deve ser terrível... você sabe.

Zona Franca
O professor de educação física Andrei Britto abre, quarta agora, a CrossFit Leblon, inspirada no programa de condicionamento físico que faz sucesso em muitas academias de polícia nos EUA.

Leonardo Berenger dá curso sobre Shakespeare, no Departamento de Letras da PUC. Estão abertas as inscrições para curso de teatro para adolescentes, com Luisa Thiré, no Sesc Casa da Gávea.

Yedda Maria Teixeira, de 98, foi homenageada por amigos, ontem, pelo Dia Internacional da Mulher. PianuraStudio lançou coleção em Ipanema. Sara Sarres, a atriz, participará do show de Daniel Boaventura, quarta, no Vivo Rio. Rafael Lacaz venceu na categoria Trademarks de PI, no Client Choice Award 2013.

Infância perdida
Lembra o caso de uma adolescente de 14 anos, que teria sido estuprada por três policiais militares, em maio de 2012, em Teresópolis, RJ? A Promotoria da Auditoria Militar pedirá o arquivamento da acusaçao de estupro e denunciará os policiais por abandono de posto.

Em depoimento, ela disse que os PMs ofereceram carona em troca de sexo. Contou que nao queria, mas ceitou “para nao ficar a pé no meio do mato”.

Varredura no teatro
Policiais civis do Esquadrao Antibombas do Rio, com ajuda de um cao farejador, farao uma varredura, às 7h de hoje, no Teatro Municipal, que receberá, à noite, o Prêmio Laureus.

A açao é uma prévia do que acontecerá nos grandes eventos. 

Pente-fino
O Tribunal de Justiça do Rio prepara um grupo de trabalho para atuar na 4ª Vara Empresarial.

As cariocas
O jornal alemao “Frankfurter Allgemeine” publicou, ontem, matéria de página inteira com o escritor brasileiro Rafael Cardoso.

É que seu livro “Entre as mulheres”, está sendo lançado lá, pela Fischer.

Segue...
A ediçao alema é intitulada “Sechzen Fraune: Geschichcten aus Rio” (Dezesseis mulheres: histórias do Rio). Sao contos sobre mulheres de 16 bairros cariocas.

O jornalao disse que o livro é “um poderoso retrato de uma cidade”.

País de ‘concurseiro’
Da ministra Eliana Calmon, do STJ, ex-corregedora de Justiça, na Casa do Saber, no Rio:
— No meu tempo, os jovens sonhavam em seguir a carreira de juiz, ou de promotor, ou de procurador. Hoje, eles querem passar em concurso. Em qualquer um. É a moda dos concurseiros.

Nenhum comentário: