sábado, março 02, 2013

PMDB quer mais - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 02/03

Os peemedebistas estão insatisfeitos com o perfil de seus ministérios, que têm pouca margem para operações políticas com vistas a 2014. O partido sabe que, na reforma da presidente Dilma, o máximo que vai levar é o Ministério dos Transportes, o que resolve em parte seu problema. Mas o PMDB quer mais e voltou a negociar com força espaços privilegiados em autarquias e estatais.

Pagando pelo futuro
A decisão da presidente Dilma em dar ao PMDB de Minas Gerais o Ministério dos Transportes resolve uma questão eleitoral futura. Contemplando os peemedebistas mineiros, o ministro petista Fernando Pimentel (Desenvolvimento Econômico) garante o partido em sua chapa ao governo. Decidido o ministério, agora a bancada do PMDB na Câmara pressiona pela indicação do deputado Leonardo Quintão (MG). O atual ministro, Paulo Passos, deverá voltar a ser secretário-executivo da pasta. Resolvida a equação eleitoral com o PMDB, resta a Dilma agora enfrentar as negociações com PDT e PR como forma de não perdê-los em 2014.

“A oposição comemora PIB baixo, o povo comemora os empregos e o aumento da renda das famílias. Isto o PIB não explica”
Paulo Ferreira
Deputado federal PT-RS

Sem mágoas
Candidato derrotado à presidência da Câmara, Júlio Delgado (PSB-MG) aceitou convite do eleito, Henrique Alves (PMDB-RN), para integrar comissão, de seis deputados e seis senadores, que fará a reforma dos regimentos do Congresso.

Vídeos pesados
O procurador-geral da Câmara, Cláudio Cajado (DEM-BA), ganhou uma briga na Justiça contra o Google. A empresa terá que remover 11 vídeos considerados agressivos contra o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ). E pagará ao parlamentar R$ 50 mil de multa. Segundo a Procuradoria da Câmara, esse tipo de ação é a mais pedida pelos deputados.

O Kassab é nosso
No PT, a avaliação é que a candidatura de Gilberto Kassab (PSD) ao governo de São Paulo prejudicará a reeleição do tucano Geraldo Alckmin e poderá dificultar a vida do PSDB num segundo turno, pois o PSD se aliaria aos petistas.

Muita calma nessa hora
Os governadores da Paraíba, Ricardo Coutinho, e do Piauí, Wilson Martins, ambos do PSB, estão preocupados com a antecipação da campanha presidencial. Fiéis aliados de Eduardo Campos (PSB-PE), levaram a ele a preocupação de que, por conta de sua pré-candidatura e o clima hostil entre PSB e PT, temem ser afetados pelo governo Dilma. Acham que podem perder investimentos.

Fundo para infraestrutura
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) quer incluir na MP do ICMS dispositivo que destina 30% dos juros da dívida a um fundo a ser criado nos estados para investimentos em infraestrutura. Eles pagam juros anuais de até 13% à União.

Operação salvamento
Alvo de intensa pressão e denúncias, o deputado Gabriel Chalita (PMDB- SP) recebeu voto de confiança do vice Michel Temer. "Acredito na integridade do Chalita e confio que ele dará todos os esclarecimentos necessários", disse Temer.

Sou eu assim sem você. Mais ou menos na linha da canção de Adriana Calcanhoto será o discurso da presidente Dilma, hoje, na convenção do PMDB.


Nenhum comentário: