domingo, março 03, 2013

Os pais da pátria - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 03/03

FH está escrevendo um livro sobre os principais intelectuais que pensaram o Brasil. Ainda sem título, sai no meio do ano pela Companhia das Letras.
Estão lá, entre outros, Euclides da Cunha, Raymundo Faoro, Florestan Fernandes e Gilberto Freyre.

Segue...
O ex-presidente diz que a escolha dos nomes obedeceu a um critério muito pessoal:
—Não é um livro pretensioso. Não busca esgotar os mais importantes intelectuais que pensaram o país. Mas foram certamente os que mais me influenciaram.

Antropólogo da cidade
Em abril, completa um ano da morte do antropólogo Gilberto Velho.
A Zahar vai lançar “Um antropólogo na cidade”, com entrevista e capítulos de diversos livros selecionados por Hermano Vianna, Karina Kuschnir e Celso Castro.

A palavra é...
Dilma, diz um frequentador do Palácio, não suporta ouvir duas palavras: racionamento e inflação.

Zico no STF
Flamenguista, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, vai escrever um livro sobre o sessentão Zico.

No mais
A rejeição do Country ao ingresso de Guilhermina Guinle é um assunto que ninguém aguenta mais. No entanto, com o episódio, a cizânia tomou conta do clube.
Um expert diz que hoje seria mais fácil Danuza Leão, que chamou o clube de gagá, ser aceita como sócia do que certos conselheiros, caso eles, hipoteticamente, tentassem entrar no Country agora.

Mauá promovido
Durante quase toda a sua longa existência, a Associação Comercial do Rio, fundada em 1809, apresentava-se como a Casa do Barão de Mauá, porque o grande empresário chegou a presidir a entidade por um tempo.
Agora, a ACRJ decidiu em seus papéis chamar Mauá de visconde, e não de barão.

É que...
Mauá, que este ano faria 200 anos de nascido, tinha os dois títulos nobiliárquicos. Foram dados pelo imperador D. Pedro II.
Mas visconde é superior a barão. Ah, bom!

Samba do crioulo doido
Veja como é maluca a política de combustível brasileira. Ano passado, 57% da frota de carros brasileiros passaram a ser flex.
Em tese, isso abriria mais tanques para o etanol verde e amarelo. Mas não foi o que aconteceu. Em relação a 2009, a venda de etanol caiu 41%. Já a venda de gasolina, subsidiada, subiu 41% no período.

Zona Franca
O ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, publica suas decisões de 2012 no site: salomao.stj.jus.br/webstj/.
O advogado Luiz Edgard Montaury Pimenta representou o banco espanhol BBVA no Brasil. Jonas Lopes de Carvalho Neto é o presidente da Comissão de Direito dos Transportes da OAB/RJ. Abre quarta a mostra “Porto do Rio, história e futuro”, concepção e cenografia de Ana Borelli, Stand Porto Atlântico, da Odebrecht.
É hoje o Samba do Zé, na Mansão Niemeyer. É de Gisela Carboni a nova direção do Spoleto, do Shopping da Gávea.
Funcionários da Amil participam no Circuito das Estações, hoje.
O novo endereço eletrônico da Coluna do LAM, de Luiz Antonio Mello, é colunadolam.wordpress.com. O Fluminense fechou contrato com o jogador de polo aquático Felipe Perrone.
Trapiche Gamboa volta a ter samba às segundas.

Meninos do Rio
O ator francês Vincent Cassel e a mulher, a diva italiana Mônica Bellucci, que há dois meses trocaram a Europa pelo Rio, vão deixar o Arpoador.
Os dois alugaram a mansão do advogado Jorge Hilário Gouvêa Vieira, na Gávea.

Segue...
Não que o casal já tenha se cansado de morar de frente para o mar. Pelo contrário. Cassel se acostumou a surfar naquele canto da praia praticamente todos os dias.
O casal também gosta de caminhar por Ipanema e frequenta os mais badalados restaurantes da Rua Garcia d’Ávila.

Mas...
A escolha pela Gávea é por causa das filhas. Deva, de 9 anos, e Leonie, de 3, vão estudar na Escola Americana, ali pertinho.
Que sejam felizes!

Crime e castigo
O MP do Rio denunciou um psiquiatra, de 65 anos, sob a acusação de ter abusado sexualmente de uma paciente dentro de seu consultório na Zona Norte.
A vítima contou à polícia que o médico a hipnotizava antes de praticar os abusos.

Portas fechadas
Padres das paróquias da Zona Sul do Rio estão preocupados em encontrar casas para hospedar os jovens que virão em julho para a Jornada Mundial.
O bairro onde é mais difícil encontrar fiéis que abram suas casas é o Leblon, terra de bacanas.

POPULAÇAO DE RUA NO RIO CRESCEU 31,25% DESDE 2010
Há uma aparente contradição. O mercado de trabalho está aquecido na cidade do Rio e, ao mesmo tempo, parece não parar de crescer a população de rua. Copacabana (veja nas fotos), por exemplo, está tomada pela mendicância.

Mas para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, “a sensação de que há mais gente na rua existe porque essa população fica concentrada”. Ainda assim, Pires reconhece que “o vício em drogas, como o álcool e o crack, tira muita gente de casa”.

Pelas contas da prefeitura, há hoje 6.300 pessoas morando nas ruas da cidade (desse total, 65,6% têm família no Rio). Só que, em meados de 2010, a mesma prefeitura estimou esses miseráveis em 4.800 pessoas. Ou seja, neste caso, houve aumento de 31,25% em pouco mais de dois anos e meio.

O professor Dário Sousa e Silva Filho, da Uerj, que tem mergulhado no tema, explica que são muitos os fatores que levam as pessoas a essa situação, como o desemprego, o uso de drogas ou doenças psiquiátricas. E eles variam conforme a faixa etária.

— Muitos meninos e meninas estão nas ruas por causa da violência doméstica. Essa população, em geral, vive à margem dos programas de transferência de renda e de emprego.

Ele lembra que há nas ruas uma “rede de sobrevivência” que faz com que a pessoa viva melhor na mendicância do que, por exemplo, numa favela da periferia.

Em 2012, a prefeitura fez 22.321 abordagens a moradores de rua. E, em 145 delas, o sem-teto era... estrangeiro. Mas aí é outra história.

Nenhum comentário: