sexta-feira, março 08, 2013

Ofensiva diplomática - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 08/03

O Brasil vai disputar a presidência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA. O candidato será Paulo Vannuchi, ex-ministro dos Direitos Humanos e atual diretor do Instituto Lula. A eleição será em maio. A presidente Dilma está com a comissão atravessada na garganta desde 2011, quando esta recomendou a paralisação das obras da Usina de Belo Monte (PA).

Uma decisão dramática
A presidente Dilma e a cúpula do PMDB estão diante de uma situação delicada para a reforma ministerial que se aproxima. Eles estão sem saber como tratar da substituição do ministro Mendes Ribeiro (Agricultura). A presidente tem relações pessoais com o ministro e ele é bem quisto no partido. Mas existe uma constatação no governo, e no setor produtivo, que Mendes Ribeiro, devido a seus problemas de saúde, não tem condições físicas e emocionais de cumprir as estafantes tarefas de gestão de uma área tão importante. Esta foi a questão mais embaraçosa tratada, na terça-feira, no almoço da presidente Dilma com o vice Michel Termer para tratar da reforma.

“O PMDB já sabe em que palanque estará em 2014. Os outros partidos da aliança, ninguém sabe” Henrique Eduardo Alves Presidente da Câmara (RN), ao defender mais espaço para o partido no Ministério Dilma

Em busca de visibilidade
O marqueteiro baiano Edson Barbosa, o Edinho, foi contratado e já está trabalhando para produzir as inserções nacionais e o programa nacional de TV do PSB que irá ao ar em 25 de abril. O âncora será o governador Eduardo Campos.

Para a plateia
Ao avaliar a votação do veto à Lei dos Royalties, a bancada de deputados do Rio concluiu que, a despeito das posições públicas assumidas pelo governador tucano Geraldo Alckmin (SP), boa parte da bancada de deputados de São Paulo votou pela derrubada do veto. São Paulo tem 70 deputados, mas apenas 40 votaram pela manutenção da lei.

O impasse
O PR não aceita que o senador Blairo Magi (MT) o represente no ministério. A presidente Dilma avalia que o deputado Luciano Castro (RR), nome do partido, não tem perfil para o Transportes. O PR pode ficar com cargos menores na Esplanada.

O palanque duplo. Sim ou não?
O PMDB está cobrando que a presidente Dilma se posicione na eleição para o governo do Rio. O partido diz que não aceita palanque duplo. Sobre isso comentou um dos mais experientes parlamentares do Brasil: “Se a Dilma chegar forte para a eleição vão engolir o palanque duplo. Foi assim, em 1998, com o Fernando Henrique”.

Paranoia
Amigos e aliados do presidente do STF, Joaquim Barbosa, dão a seguinte explicação para sua dificuldade em encontrar quem aceite ser diretor-geral do Supremo: “O ex-ministro José Dirceu estaria tentando infiltrar alguém no cargo”.

Retorno ao palco
O ex-ministro Delfim Netto foi convidado pelo presidente da Comissão de Agricultura do Senado, Benedito de Lira (PP-AL), para debater soluções para a logística da agroindústria, que é hoje o maior gargalo da produção nacional.

APESAR DE TODA MAROLA PETISTA, a presidente Dilma vai manter, na reforma, os dois ministros do PSB: Fernando Bezerra e Leônidas Cristino.


Nenhum comentário: