sexta-feira, março 08, 2013

O tapete da copa - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 08/03

É verdade que o Maracanã não foi bem no teste da chuvarada, terça. Ainda assim, para alegria dos torcedores, começa amanhã à noite a ser posto o tapete de grama que vai cobrir o campo do estádio. A operação, feita pela Greenleaf, levará quatro dias. Serão cortados e transferidos dois mil metros quadrados de grama, por dia, plantados em uma fazenda em Sampaio Correia (veja a foto), pertinho de Saquarema. A Greenleaf, responsável pela instalação, tem 5% do seu capital incorporados pela Royalverd, empresa que cuida do gramado do Barcelona, considerado um dos melhores do mundo. Por conta disso, cinco técnicos espanhóis vão acompanhar o plantio

Calma, gente
Um bafafá envolve alguns dos médicos mais famosos do Rio. Daniel Tabak e Jacob Kligerman, ex-diretores do Instituto Nacional do Câncer, vao processar o colega José Gomes Temporao.

É que no livro “Câncer como problema de saúde pública”, do Ministério da Saúde, o ex-ministro desancou os dois.

Off...
Sobre Tabak, o ex-ministro disse que ele teria “enlouquecido literalmente, que era caso clínico”. Em relaçao a Kligerman, disse que ele adotou “uma tecnologia que era boa para fábricas de pneus e panelas de pressao, mas nao para a saúde”.

Temporao enviou uma carta aos dois médicos se desculpando e explicando que havia falado tudo em off. Mas nao adiantou.

Dilma Pilatos
Dilma, que tinha vetado a tunga dos royalties do petróleo por considerar a cobrança ilegal, parece que amarelou.

É o que se entende pelas declarações dos ministros Gilberto Carvalho e Luís Inácio Adams de que o governo federal nao vai recorrer ao STF contra a derrubada do veto. É pena.

O cara sem luz
No temporal de terça, o prédio onde mora Roberto Carlos, na Urca, ficou... 15 horas sem luz. O rei subiu cinco andares de escada e passou a noite sem ar-condicionado.

Grito del carioca
Uma das músicas mais cantadas por chavistas na Venezuela é a velha cançao comunista “América Latina obrera”, de Ali Primeira.

Um verso diz assim: “Y viene remontando el Amazonas/el grito rebelde del carioca/y viene a unirse con su hermano/el obrero venezolano”. Há controvérsias.

André Esteves Lemann

Um amigo de André Esteves, que acaba de se juntar a Eike Batista, diz que o banqueiro sempre sonhou trilhar o caminho do seu guru, Jorge Paulo Lemann.

O grande empresário brasileiro, como se sabe, começou no mercado financeiro e migrou para o setor produtivo.

Vale...
Esteves, também com Eike, tentou comprar a Vale, em agosto de 2009. Os dois, no dia 19 daquele mês, foram a Osasco, sede do Bradesco, tentar convencer Lázaro Brandao a vender a parte do bancao na mineradora.

Reação...
O negócio nao prosperou por causa da reaçao, dentro do Bradesco, comandada pelo diretor Mário Teixeira e pelo entao presidente da Vale, Roger Agnelli, que tinha feito carreira no banco.

De lá pra cá...
Aliás, Agnelli, que andou se desentendendo com Eike, depois que deixou a Vale, ficou sócio de André Esteves em negócios de mineraçao.

Diário de Justiça
O juiz Paulo Roberto Campos Fragoso, da 318 Vara Cível do Rio, homologou um acordo entre a Brasport Gestao e o Olaria Atlético Clube.

Participaram da audiência representantes das partes e Eurico Miranda, ex-presidente do Vasco. Eurico estava lá porque... nao sei.

Irreverência carioca
Sabe a festa Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma, que nao usa mais a sigla M.I.S.S.A. por ter feito um acordo com a Igreja?

Pois bem, quem for à festa, amanha, no Rio, será recebido por dois anões fantasiados de... Chávez e Chorao.

Guarda de trânsito
Um parceiro da coluna ficou impressionado com a desenvoltura de Carlos Roberto Osório, secretário municipal de Transportes.

Uma hora da madrugada de quarta, logo após o temporal que castigou o Rio, ele organizava a saída de táxis no aeroporto Santos Dumont.

Garota exemplar
É hoje, na Travessa, no Rio, o pré-lançamento no Brasil de “Garota exemplar”, o livro de Gilian Flynn que vendeu no ano passado três milhões de cópias, e há 37 semanas está na lista de best-sellers do “New York Times”.

A obra teve seus direitos para o cinema adquiridos pela Fox.

Pavio curto
O Estado do Rio foi condenado pela 38 Câmara do Rio a pagar indenizaçao de R$ 30 mil ao delegado Alexandre Neto. Ele foi algemado, segundo o advogado Joao Tancredo, por um PM chamado Barbosa porque estacionou em local proibido, em 2006, em Copacabana. Na audiência, um desembargador brincou:

— Essa família Barbosa está com o pavio muito curto.

Faz sentido.


Nenhum comentário: