segunda-feira, março 11, 2013

Nos mínimos detalhes - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP  - 11/03

O corregedor Nacional de Justiça, Francisco Falcão, definiu o cronograma de correições até outubro. Além da prevista ida a Sergipe, em abril, o ministro programou nova e explosiva inspeção em São Paulo. A ideia é que a varredura seja bem mais ampla que a anterior, realizada em julho de 2012 nas unidades administrativas do Tribunal de Justiça. Desta vez, verificará também o funcionamento dos gabinetes e estenderá a apuração a varas da primeira instância, inclusive do interior.

Nitroglicerina Desembargadores paulistas estiveram no centro da polêmica com a ex-corregedora Eliana Calmon. Ela chegou a afirmar que a corte era "refratária" ao trabalho do CNJ e "fechada".

Calendário Dia 12, Falcão inicia pente-fino no setor de precatórios no TJ do Ceará. Depois, fará correições em quatro Estados: Bahia, Pará, Paraná e Amazonas.

Panos... Enquanto aumenta a tensão entre promotores e deputados paulistas no debate da PEC que restringe as investigações envolvendo agentes políticos, o procurador-geral de Justiça, Márcio Elias Rosa, evita entrar em choque com a Assembleia.

...quentes A tendência é que o chefe do Ministério Público de São Paulo busque abrir diálogo com o colégio de líderes partidários após a eleição da Mesa Diretora, marcada para sexta. Com o novo comando da Casa, interlocutores de Rosa acreditam na possibilidade de acordo.

Boleiros O PTB promoverá, a partir de quinta, campanha nacional de filiações. José Maria Marin, presidente da CBF, será um dos astros da mobilização por novos adeptos, que durará seis meses.

Cobrança Empresas autuadas pela Receita Federal devido à guerra fiscal entre Estados pressionam o ministro Guido Mantega (Fazenda) por uma solução para a "dívida". O problema deve ser resolvido por decisão do STF.

Como assim? O governo está surpreso com os principais líderes setoriais. Pela primeira vez, em uma reunião no Ministério da Fazenda ocorrida na semana passada, ninguém fez "pedidos estruturais", como de praxe. Isso porque eles acreditam que as medidas de incentivo tomadas pelo governo recentemente ainda não surtiram efeito. A indústria já prevê crescimento de 3,5% do PIB.

Paz e amor A expectativa é de que a situação se repita na reunião de quinta entre Dilma Roussef e empresários. Mantega deverá fazer uma apresentação reforçando o impacto que o pacote de concessões terá na retomada do crescimento econômico. A meta é atrair R$ 250 bilhões em investimentos.

Carga... Oito meses após entrar em vigor, o Estatuto do Caminhoneiro voltará a ser discutido no Congresso. Na próxima semana, a Câmara vai instalar uma Comissão Especial para debater as normas que regulamentam a profissão de motorista.

... pesada Entidades como CNI e CNA e empresários do setor de transportes se queixam de que algumas regras, como o descanso obrigatório de meia hora a cada quatro horas de direção, encarecem os custos do frete e podem colaborar com o aumento de preços dos produtos ao consumidor final.

Para exportação A corrupção e a impunidade na política brasileira são tema de debate hoje na Universidade Columbia, em Nova York. A coordenação será de Albert Fishlow, professor emérito da universidade, com a participação do diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Luiz Felipe D'Avila, e do secretário municipal de Esportes e Lazer do Rio, Indio da Costa (PSD).

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Até quando resolve demonstrar que tem preocupação social o PSDB precisa copiar um projeto do PT, porque não sabe como fazer."
DO DEPUTADO PAULO TEIXEIRA (PT-SP), autor do primeiro projeto de desoneração da cesta básica, que depois os tucanos propuseram.

contraponto


Olha o nível


Na sessão da Comissão de Direitos Humanos que elegeu Marco Feliciano (PSC-SP), seu colega de partido Hidekazu Takayama (PR) fez analogia exótica para explicar sua posição em relação à homoafetividade:

-Se um homem quer ter relações com sua vaca, perdoamos, mas não podemos aceitar.

Jair Bolsonaro (PP-RJ) provocou ativistas no corredor:

-O lugar de vocês é no zoológico!

Um manifestante retrucou:

-Com esses membros, a comissão não é de defesa, mas de ataque aos direitos humanos!

Nenhum comentário: