sábado, março 02, 2013

Noel Rosa liberado - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 02/03

Um despacho, estes dias, do juiz federal Bruno César Bandeira Apolinário pode abrir caminho para uma possível reedição do livro “Noel Rosa, uma biografia”, de João Máximo e Carlos Didier, lançado em 1990, pela Editora UnB. Durante uns 20 anos, o livro ficou proibido por causa de um processo movido por herdeiras do grande compositor de Vila Isabel.

‘Habla español?’
Sabe este espanhol Joseba Gotzón Vizán acusado de pertencer ao ETA, o grupo terrorista basco, preso no Rio?
Por mais de três anos deu aulas para o pessoal da Shell.

Mulheres no poder
A juíza Andréa Pachá, figura querida no meio judiciário fluminense, será a nova ouvidora do Tribunal de Justiça do Rio. O anúncio foi feito ontem pela presidente do TJ, a desembargadora Leila Mariano.

No ar
O técnico Vanderlei Luxemburgo está comprando um jatinho.

Madame solta
Depois de ficar uma semana presa por ter furado uma blitz da Operação Lei Seca, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio, a comerciante Christiane Ferraz Magarifios, que tentou corromper e humilhar um policial, foi solta.
A liberdade provisória foi concedida quinta pela 6ª Câmara Criminal do TJ do Rio.

Falando nisso...
A madame é aquela que, ao ser detida, filosofou.
— Neste país, só pobre ou favelado fica preso. Eu sou rica e influente.
É. Pode ser. 

Xou da Xuxa
A Terra Santa se rendeu aos encantos de Xuxa, a apresentadora, ontem.
Durante a Maratona de Jerusalém, mais de 20 mil inscritos deram a largada ao som de “Ilariê”, música de Cid Guerreiro, sucesso da Rainha dos Baixinhos lançado em 1988.

MARAVILHA DE CENÁRIO
Veja só que belo registro da capacidade que a natureza tem de se renovar. A foto, feita esta semana por Paulo Maia, da SOS Aves, no lago da pequena Lambari, no sul de Minas, mostra duas espécies aboletadas na árvore. Na parte superior, estão os biguás, pássaros negros aquáticos. Na parte inferior, estão as garças vaqueiras brancas. Todos prontos para pernoitar. E o mais legal é que as duas espécies andaram sumidas do lugar por causa da devastação que a área sofreu. Mas agora estão de volta. Não parece uma pintura?

Fábrica da fantasia
A revista do “Financial Times” publicou reportagem com paralelo entre a nova classe média, “Avenida Brasil” e a força da TV Globo, a quem chama de “Fábrica da fantasia”, após visita ao Projac (são 200 escritores, 150 diretores e 560 atores contratados).
No jornalão, Lula é apontado como “o porta-bandeira da nova classe C”.

Não é fácil ser jovem
Chega ao Brasil este mês o livro “Não é fácil ser jovem”, do sul-coreano Rando Kim, popular em países como Indonésia, Vietnã e Japão e que já vendeu mais de 2,6 milhões de exemplares. A obra, da Sextante, é a primeira de Kim a chegar aqui.

Guerra da cerveja
A briga entre a Brahma e a Itaipava, para ver quem anuncia nos estádios durante o Carioca, está prestes a acabar. O desembargador Marcelo Buhatem, do TJ-RJ, indeferiu a liminar da Itaipava, e deve julgar o mérito semana que vem. É que a Brahma, após pagar multa de R$ 5 milhões, passou a pôr sua marca onde a concorrente anunciava.

O dia do Pezão
Pezão, candidato de Cabral em 2014, foi muito mimado nas últimas 24 horas, nas visitas de Lula e Dilma ao Rio, embora o PT fluminense tenha anunciado apoio a Lindbergh Farias. Lula, no jantar com Cabral, quinta, disse que não há hipótese de fazer campanha para outro candidato contra Pezão: “Têm poucos companheiros no PT de quem eu goste tanto quanto do Pezão”.

Já...
Dilma fez 1001 elogios a Pezão no almoço, ontem, na Gávea Pequena, que contou com a presença dos petistas Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, e Adilson Pires, vice-prefeito carioca.

Segue...
Dilma adorou a Gávea Pequena, onde mora Paes, e que foi erguida no meio da exuberante Floresta da Tijuca. Encantou-se com os flamingos e a comida de Claude Troisgros, a ponto de ameaçar levar o chef para Brasília.

Aliás...
O lugar já foi residência de muitos presidentes, como Washington Luis, Getúlio Vargas e Fernando Henrique. E Vargas, dizem, manteve lá encontros íntimos com a vedete Virgínia Lane.

O outro lado
O presidente do COB, Carlos Nuzman, nega ter furado fila num estacionamento:
— Nunca fiz isto. Faço questão de ficar em filas.

ZICO, O FILHO DE QUINTINO
Zico, que faz amanhã 60 anos (Parabéns, Galinho), voltou à casa onde morou em Quintino, veja. Gravou matéria que vai ao ar amanhã no “Esporte Espetacular”, da TV Globo

Ponto Final
Ontem, "O Estado de S. Paulo" informou sobre auxílio-alimentação de R$ 84 mil que Eliana Calmon recebeu em setembro. A ministra disse que "o auxílio é recebido por todos os magistrados federais".
Poxa, Eliana!

Nenhum comentário: