domingo, março 24, 2013

Mãos à obra - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 24/03

A direção nacional do PT convocou os presidentes de seus 27 diretórios para traçar estratégias de coligações e candidaturas aos governos estaduais e ao Senador amanhã, em São Paulo. A ideia é diminuir a tensão entre petistas e aliados em praças como o Rio, onde há embate com o PMDB, além de avançar no diagnóstico para a sucessão paulista. A partir do encontro, o partido planeja iniciar rodada de pesquisas de avaliação de seus governadores, seguindo orientação de Lula.

Por que...
Em suas viagens internacionais, Lula recebe pedidos de favores de políticos e chefes de Estado. Há casos em que o ex-presidente não se empenha em agir. Foi o que ocorreu com o rei Juan Carlos, da Espanha, desafeto de Hugo Chávez.

... não se cala?
Em 2011, o rei pediu que o petista ligasse para Dilma Rousseff e a convencesse a participar da Cúpula Ibero-Americana. Segundo telegrama da embaixada do Brasil em Madri, "o presidente Lula sugeriu que o rei ligasse diretamente para a presidenta Dilma".

À mineira 1
De forma mais discreta que Eduardo Campos (PSB), o tucano Aécio Neves tem cumprido roteiro semelhante de conversas com empresários e partidos da base de Dilma.

À mineira 2
Nas últimas semanas, esteve com Carlos Lupi e Paulinho da Força, do PDT, duas vezes com Roberto Jefferson (PTB) e com os senadores Francisco Dornelles e Ciro Nogueira, para tratar da troca no comando do PP.

Esquenta
Aécio passa o fim de semana em São Paulo, cumprindo ritual de "imersão" com empresários paulistas antes do evento de amanhã em que falará no congresso estadual dos tucanos.

De oposição?
Eduardo Campos tem 2% no Datafolha entre os que acham o governo Dilma ótimo ou bom, e vai a 12% junto aos que o avaliam como ruim ou péssimo.

Faxina
A recém-criada Controladoria Geral do Município promove força-tarefa para apurar denúncias de desvio de conduta de servidores nas 31 subprefeituras paulistanas. Desde a semana passada, 9 casos foram denunciados e 3 resultaram em prisões de suspeitos.

Espólio
Embora Gilberto Kassab negue que a iniciativa tenha seu consentimento, o PSD prepara balanço crítico dos 100 primeiros dias da gestão de Haddad. Aliados do ex-prefeito querem demonstrar que o congelamento de recursos do Orçamento prejudicou obras.

Via rápida 1
O governo federal festeja o primeiro balanço dos contratos firmados por meio do polêmico Regime Diferenciado de Contratações. Desde que adotou o modelo, a Infraero reduziu em 63 dias a duração dos procedimentos, sobretudo nas obras voltadas para a Copa do Mundo e a Olimpíada.

Via rápida 2
Entre 2010 e 2013 foram homologadas 23 concorrências com prazo médio de 144 dias. Nos casos em que o recurso do RDC foi usado, 17 processos tiveram homologação em 81 dias.

DNA
A lista encaminhada pela Justiça Federal para Dilma para vaga no STJ (Superior Tribunal de Justiça) tem, na segunda, colocação, o juiz Ítalo Mendes, do TRF da 1ª Região. Ele é primo do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

E aí?
Membros do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) esperam que Joaquim Barbosa proponha investigação de conduta dos conselheiros Tourinho Neto e Jorge Hélio, após apontar "conluio" entre juízes e advogados. Dizem que o corregedor do órgão, Francisco Leitão, não tem prerrogativa para isso.

Tiroteio

Daqui a pouco a presidente vai caçar bois no pasto, levando Sarney na garupa. Com tanta popularidade, fiscais da Dilma não vão faltar.
DE EDUARDO GRAEFF, ex-secretário-geral da Presidência nos governos de FHC, sobre as últimas medidas do governo federal para conter a alta da inflação.

Contraponto


Margem de erro

O mineiro Walfrido Mares Guia tem o hábito de escrever em pedaços de papel quando traça prognósticos políticos e econômicos, sempre de maneira assertiva. Depois, no entanto, guarda essas análises para si.

Em 2002, fez um gráfico em que o tucano Eduardo Azeredo ultrapassaria Itamar Franco nas pesquisas em setembro e se reelegeria governador de Minas. Ia guardando o papel quando o então presidente da Federação das Indústrias de Minas, Robson Andrade, o interceptou:

-Walfrido, posso ficar com esse papel?

Abertas as urnas, Itamar venceu Azeredo.

Nenhum comentário: