quarta-feira, março 13, 2013

Mão pesada - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 13/03

O comércio e os prestadores de serviço são os alvos das medidas em defesa do consumidor que serão anunciadas na sexta-feira. O governo Dilma vai ampliar a fiscalização, fortalecer os Procons e tornar as punições mais rigorosas. O modelo é o da Anatel, que impõe pesadas multas às teles. O governo quer que a ANS seja tão dura quanto em relação aos planos de saúde e hospitais.

O governo e a eleição do Papa
O governo brasileiro, sobretudo o setor diplomático, tem a expectativa que os cardeais, reunidos em Conclave em Roma, eleja um Papa comprometido com a promoção da paz, e as políticas destinadas a reduzir a pobreza, a fome e a desigualdade. Espera também um Papa diplomático, capaz de agregar ao invés de acirrar conflitos. A escolha de um Papa brasileiro é vista com bons olhos, pois isto daria ao país destaque e excelência no cenário internacional. Mas avalia que o melhor posicionado, o arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, conservador, não é afinado com a prioridade do governo, tendo restrições aos contraceptivos e ao planejamento familiar.

“Podia ter uma chaminé no Planalto para ficarmos sabendo quando a reforma ministerial vai sair. Por enquanto, só fumaça preta
André Figueiredo
Líder do PDT (CE) na Câmara dos Deputados

A resistência
O ex-líder do PDT Miro Teixeira (RJ) está irritado com a versão que a bancada quer Manoel Dias no Ministério do Trabalho. E diz: “Estão querendo fazer gol de mão. Apoio a decisão da presidente " Dilma de manter o ministro Brizola Neto”

Mudou o vento
Com o objetivo de modernizar e arejar sua imagem, a Confederação Nacional da Agricultura fez campanha institucional ria TV em 2012. A estrela do "Time Agro Brasil" foi o craque e produtor rural Pelé. A CNA, que fez dura oposição ao governo Lula, na nova fase da campanha, terá como um de seus garotos-propaganda a presidente Dilma.

Uma atrás da outra
O ministro Brizola Neto (Trabalho) perdeu mais uma. A chapa da irmã, Juliana, foi derrotada pelo deputado Vieira da Cunha (RS), e não terá nenhum dos 11 delegados na convenção, dia 22, que reelegerá Carlos Lupi presidente do PDT.

Fora do ar
Os artistas, liderados pelo ator Paulo Betti, reclamaram e levaram a melhor. A ministra Marta Suplicy (Cultura) recuou e desistiu de permitir que o Vale-Cultura subsidie o pagamento de TV a cabo. O Vale, segundo os artistas, deve servir para financiar o cinema, o teatro e a compra de livros. Marta decidiu tirar a TV a cabo da regulamentação da lei, que está para ser editada.

Agora vai
Na reunião dos governadores, ontem, o governador André Puccinelli (PMDB-MS) esbravejou: "A presidente Dilma tem que nos atender. Temos que resolver nosso problema. Não podemos ficar como em casa de enforcado"

Aliado desalinhado
Depois de comparar a reunião dos governadores com um Conclave, o governador Omar Aziz (PSD-AM) protestou: “Quanto os estados vão perder com a desoneração da cesta básica? Eu quero saber quem tem estes números?"

diante da conflagrãção, o governador Jaques Wagner (PT-BA), que saiu antes do final, sugeriu que eles levassem ao governo propostas equilibradas.

Nenhum comentário: