quinta-feira, março 21, 2013

Mais BNDES - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 21/03

Eike Batista, além da ampliação da participação do sócio alemão E.ON, atua para que o BNDES também aumente sua fatia no capital da MPX Energia, que passa por dificuldades.

No ano passado, o banco estatal já tinha ampliado de 2,6% para 11,7% sua fatia na elétrica.

A ponte
Aliás, o que se diz no mercado é que a aproximação de Eike Batista com Lula se deu, em grande parte, graças ao trabalho de Amaury Ferreira Pires Neto, diretor de assuntos institucionais do grupo carioca.

É o tal que fez lobby para que o governo federal pressionasse o estaleiro Jurong, de Cingapura, a transferir sua base do Espírito Santo para o Porto do Açu, de Eike.

Por falar em Eike...
Guilherme Guimarães, o famoso estilista de alta costura, fechou um acordo com Eike Batista.

Vizinho do Hotel Glória, que está sendo ampliado pelo empresário, Guilherme vive atormentado pela obra, principalmente depois que uma viga caiu na sua casa.

Agora, quando o barulho fica infernal, ele se muda para um hotel. As diárias são bancadas por Eike.

Fica Rangel!
Um manifesto assinado por cineastas, entre eles Cacá Diegues, Walter Salles, Selton Mello e Luiz Carlos Barreto, defende a recondução de Manoel Rangel para um terceiro mandato à frente da Ancine.

Há uma briga de foice por esta cadeira.

Vida longa para ela
De Nana Caymmi, 71 anos, para a coleguinha Léa Penteado, ontem, no velório de Emílio Santiago:

— Estão morrendo tantos amigos que, quando eu morrer, não vai ter ninguém para ir ao meu velório.

Melhor que seja argentino
Não é só o teólogo Leonardo Boff que deu graças a Deus que o cardeal Dom Odilo Scherer não foi eleito Papa.

A líder feminista Hildete Pereira de Mello diz que “temia que um Papa brasileiro fosse a volta da inquisição, por causa da política que a Igreja Católica defende para as mulheres”.

Éque...
Com um Papa local, segundo Hildete, “a pressão seria maior contra as demandas do movimento como aborto, pílulas e orientação sexual”.

É. Pode ser.

Basco solto
Lembra do espanhol Joseba Gotzón Vizán, acusado de pertencer ao ETA, o grupo terrorista basco, e preso no Rio em flagrante por uso de documentos falsos?

A Segunda Turma do TRF-Rio concedeu, em parte, o habeas corpus pedido. Vizán será solto, mas terá de usar tornozeleira eletrônica.

Peles de animais
Ativistas estão na porta do São Paulo Fashion Week panfletando contras as marcas que desfilam peles de animais.

Polêmica à vista
Depois de quatro anos e meio de pesquisa, Paulo Herkenhoff, crítico e curador do Museu de Arte do Rio, lança finalmente o livro sobre o escultor Ascânio MMM.

Em mais de 400 páginas, Herkenhoff levanta a polêmica de que Ascânio influenciou a obra de outro importante escultor, Sérgio Camargo, e não o contrário como quis o “marketing camarguiano”.

Médico fora da lei
A Delegacia Fazendária enviou para o Ministério Público o inquérito que indicia o neurocirurgião Adão Orlando Crespo Gonçalves e mais sete médicos por crime contra a administração pública.

Nesse processo, ele é acusado de contratar médicos para dar plantão em seu lugar no hospital.

Segue...
Gonçalves já responde a inquérito por omissão de socorro, por ter faltado ao plantão no dia de Natal no Hospital Salgado Filho, no Méier, deixando a menina Adrielly dos Santos, de 10 anos, esperando oito horas por uma cirurgia.

Tarde de protesto
Domingo, agora, um grupo de artistas, entre eles a querida atriz Marieta Severo, vai ler depoimentos sobre vítimas da ditadura, às 16h, na Praça São Salvador, em Laranjeiras.

O movimento, que vai reunir membros da Comissão da Verdade, é para celebrar o Dia Internacional do Direito à Verdade, instituído pela ONU.

Dia de fúria
A 14ª Câmara Cível do Rio determinou que um porteiro de Copacabana seja indenizado por dois moradores em R$ 6 mil.

É que o funcionário interfonou, às 8h, para o casal avisando sobre a chegada da empregada. A atitude enfureceu os réus, que o agrediram com socos, pontapés, além de dizer que o coitado do trabalhador era usuário de drogas.

Nenhum comentário: