segunda-feira, março 18, 2013

LINHA DIRETA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 18/03

As empresas de telefonia perderam o primeiro round da batalha jurídica e vão ser obrigadas a pagar contribuição para emissoras públicas de televisão. Em litígio com a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que administra a TV Brasil, elas depositavam a quantia em juízo desde 2009 -e os recursos hoje somariam R$ 1,25 bilhão, segundo estimativa da rede.

LINHA 2
Do total do tributo, 75% devem ficar com a EBC e 22,5%, com as demais emissoras e rádios públicas. Os outros 2,5% vão para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Ainda cabe recurso. As teles são representadas na causa pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal.

GELO
Lula e Eduardo Campos (PSB-PE), governador de Pernambuco, não se falam há mais de cinco meses. A última vez foi em outubro, quando Campos telefonou para felicitar o ex-presidente por seu aniversário.

MÃO AMIGA
E Campos vai tentar ajudar Marina Silva a derrubar o projeto de lei que restringe o acesso de novas legendas ao fundo partidário e limita o tempo de propaganda gratuita na televisão. O novo partido da ex-senadora, a Rede, seria diretamente atingido.

MESA REDONDA
A interlocutores Campos diz achar que o projeto é uma manobra do governo para inibir sua eventual candidatura à Presidência em 2014. Criando dificuldades para Marina, o PT tentaria impedi-la de também participar da disputa. Com poucos postulantes, os que sobrassem contra Dilma ficariam com cara de oposição direta ao governo dela -imagem que ele pretende evitar.

MOLDURA
Romero Britto doou um quadro de sua autoria para ser leiloado e revertido em prol da CPI do crack. Ele entregou a obra ao deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), relator da comissão.

MOLDURA 2
E Protógenes não anda feliz com o PCdoB, partido em que os principais espaços políticos estão ocupados por antigas lideranças.

ALÉM DA BIENAL
O artista Vik Muniz inaugura a mostra individual "Espelhos de Papel" na galeria Nara Roesler no dia 2 de abril. A mostra, que integra a feira SP-Arte, conta com obras em que o artista usa fragmentos de revistas.

EM FAMÍLIA
Bruna Lombardi começa a rodar em SP, em abril, o novo longa que escreveu. A direção, mais uma vez, será do marido, Carlos Alberto Riccelli. "Não posso ainda revelar nome nem o elenco. Serão cinco histórias de amor que se entrelaçam", diz a atriz.

SECCO DE MOLHO
Deborah Secco apresentou um atestado médico pedindo 90 dias de repouso ao deixar o espetáculo "O Casamento", que estreará no dia 13 de abril, em SP. Na semana passada, a atriz disse à coluna ter saído da peça porque a Globo havia estendido a temporada da série "Louco por Elas".

DE MOLHO 2
"Até os patrocinadores nos questionaram sobre o verdadeiro motivo do abandono de Deborah", diz o produtor Fernando Padilha. A assessoria da atriz afirma que ela não tem "problema de saúde", mas recebeu a recomendação médica de "pegar mais leve". A Globo é a sua prioridade. E no mês que vem ela inicia as filmagens do longa-metragem sobre a banda Calypso.

AMIGA DOS ADOLESCENTES
Atriz, com passagens pela Globo, Record e SBT, modelo e DJ paulistana, Patrícia Dejesus, 34, estreia hoje como VJ na MTV. Comandará a parada de clipes "Top 10". "A MTV queria alguém espontânea. Serei como a nova melhor amiga da audiência, que tem entre 14 e 19 anos", diz. Fã da sonoridade dos anos 1970, Patrícia afirma não ter problema em se atualizar musicalmente. "Sou bastante eclética."

EUROPA NO SERTÃO
Os atores Cássio Scapin, Leonardo Miggiorin e Daniel Infantini protagonizam a peça "Lampião e Lancelote", em cartaz no teatro do Sesi-SP. As atrizes Mel Lisboa e Marisa Orth, a modelo Janna Palma, a apresentadora Regina Volpato e o cantor Zeca Baleiro, que assina a direção musical do espetáculo, foram à pré-estreia para convidados.

OLHO NA PASSARELA
A apresentadora Isabella Fiorentino conferiu o desfile da grife Fillity, de Esperança Dabbur, no MuBE. A modelo Janaina Olsson participou da apresentação.

CURTO-CIRCUITO
A exposição "Retrato Social", de Regina Ermírio de Moraes, será aberta às 19h30 no Cidade Jardim.

Paulo Moreira Leite autografa "A Outra História do Mensalão - As Contradições de um Julgamento Político", às 18h30, na Livraria Cultura da Paulista.

João Bosco faz show grátis no Bourbon Street, às 20h, a convite da Sociedade da Cerveja.

Nenhum comentário: