domingo, março 24, 2013

"Jornalismo justiceiro" e política - MAURICIO STYCER

FOLHA DE SP - 24/03

Em 1991, Russomanno estava no "Aqui Agora", onde desenvolveu o "jornalismo justiceiro"


No Dia do Consumidor, 15 de março, o "Programa da Tarde", da Record, fez uma homenagem a Celso Russomanno. Resumiu a história de vida e enalteceu os feitos do jornalista, que apresenta o quadro "Patrulha do Consumidor" dentro da atração. "Corajoso, esclarecido e um grande mediador também", informou o narrador.

A homenagem incluiu a seguinte observação: "Neste Dia do Consumidor, com a coragem de se colocar do lado de quem é mais vulnerável, o lado do consumidor que reclama por seus direitos, mas até pouco tempo não tinha quem lutasse por ele, Celso Russomanno se alinha à vontade da presidente Dilma".

Por fim, depois de dez minutos de elogios, a hagiografia se completou com um comentário do apresentador do programa, o também jornalista Britto Jr.: "Você está de parabéns, não só pelo trabalho que faz aqui, no 'Programa da Tarde', mas você está de parabéns pelo trabalho que você faz também no âmbito político criando leis para defender ainda mais o consumidor".

E Britto concluiu: "E você pode ter certeza: a presidente Dilma tomou essa atitude, fez esse pronunciamento, o governo se mobiliza para ajudar ainda mais a reforçar essas relações de consumidor porque ela percebe também o trabalho que você faz".

Como se sabe, Russomanno deu início à carreira de "xerife do consumidor" depois de enfrentar, de forma original, um drama pessoal. Em outubro de 1990, filmou e colocou no ar imagens do hospital São Camilo, onde sua ex-mulher morreu com infecção generalizada decorrente de meningite. O jornalista então acusou o hospital de negligência médica, o que não se comprovou ao final de um longo processo judicial.

Em 1991, Russomanno já estava no "Aqui Agora", onde desenvolveu com requintes o chamado "jornalismo justiceiro", no qual toma para si a tarefa de solucionar as mazelas que denuncia. Sucesso de audiência, três anos depois disputou a sua primeira eleição, a convite de Mário Covas, tornando-se o deputado federal mais votado.

Cumpriu quatro mandatos como deputado. Trocou o guarda-chuva tucano pelo malufista e, em 2011, se filiou ao PRB, desde então presidido por Marcos Pereira, pastor licenciado da Igreja Universal e ex-vice-presidente da Rede Record.

No primeiro semestre de 2012, Russomanno estrelou o quadro "Patrulha do Consumidor" no "Balanço Geral - SP", um dos programas mais popularescos da Record. Afastou-se, dentro dos limites da lei, para concorrer à Prefeitura de São Paulo.

Derrotado na reta final do primeiro turno, depois de liderar a disputa, retornou à TV no final de novembro, agora no "Programa da Tarde", exibido em rede nacional. De segunda a sexta, por uma hora, aparece de microfone em punho, sempre com o poder da última palavra e ameaçando chamar a polícia.

É certo que disputará a eleição em 2014. O PRB só não definiu ainda que cargo disputará. Fala-se em Senado e governo do Estado.

Histórias de artistas, celebridades e jornalistas que aproveitaram a popularidade na mídia para entrar na política existem aos montes, no mundo inteiro. O caso de Celso Russomanno me chama a atenção pelo fato de ser um projeto transparente, como raramente se viu, de uso da televisão com objetivos eleitorais.

Nenhum comentário: