quarta-feira, março 20, 2013

Guerra sem fim - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 20/03

Recém-empossado, Manoel Dias (Trabalho) já foi enredado pela disputa entre centrais sindicais. O ministro comunicou a dirigentes do PDT que vai demitir Manoel Messias da Secretaria de Relações do Trabalho, responsável pelo registro de sindicatos. Messias, da direção da CUT (Central Única dos Trabalhadores), foi nomeado pelo ex-ministro Brizola Neto. Avisada em Roma da medida com potencial explosivo, Dilma Rousseff mandou sustar qualquer mudança até sua volta.

Isonomia Dirigentes da Força Sindical dizem que não há mais razão para manter Messias. "O PT indica alguém da Força para seus ministérios?" ironiza um pedetista.

Aviso prévio Durante reunião sobre a medida provisória dos portos, ontem, o secretário navegava pela página de exonerações do "Diário Oficial" em seu tablet.

O retorno Zilmara Alencar pode voltar à pasta. Aliada de Carlos Lupi, ela esteve no centro do escândalo que derrubou o ex-ministro.

Âncora Paulinho da Força (PDT-SP) quis colocar na pauta de negociações a autonomia dos Estados nos portos, tratada pelo pedetista com o governador Eduardo Campos (PSB-PE) na semana passada. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), desconversou.

Eu sozinha Cármen Lúcia foi criticada por colegas do STF por ter concedido liminar aos Estados produtores suspendendo a nova divisão dos royalties. Alegam que decisões monocráticas em ações diretas de inconstitucionalidade só podem ser tomadas no recesso.

Para depois Observadores da corte entendem que a ministra não levará a liminar ao plenário na sessão de hoje.

Novo CEP Joaquim Barbosa busca nova sede para o CNJ. Havia uma proposta de aluguel de imóvel por R$ 500 mil mensais, mas o presidente do STF quer acomodar o conselho em prédio público.

Blitz Fernando Grella (Segurança) abriu ontem rodada de reuniões com chefes da polícia para análise dos indicadores de violência em São Paulo. O secretário cobrará metas de redução de crimes por região a cada bimestre.

Timing 1 Na conversa com Dilma na semana passada, após dizer que o PSD não vai aderir ao governo agora, Gilberto Kassab telefonou para Guilherme Afif. O vice-governador paulista pediu que sua nomeação ao Ministério da Micro e Pequena Empresa só saísse no fim de abril.

Timing 2 Dilma respondeu que não quer sancionar a pasta sem o titular e avisou que fará o anúncio após a Páscoa. Kassab vai insistir que o convite é "pessoal". Hoje mais três seções do PSD anunciam apoio à petista.

Fundos Contrariado com as críticas de Fernando Haddad, Kassab diz ter deixado R$ 5,2 bilhões para cobrir despesas de sua gestão.

Eu, não O vereador Nabil Bonduki (PT) responde ao tucano Andrea Matarazzo e diz que nunca defendeu a proposta de Kassab de Plano Diretor: "Sempre deixei claro meu ponto de vista de que teria de haver novo projeto".

Na área A parceria de Romário (PSB-RJ) com a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) contra José Maria Marin, da CBF, alvoroça a Câmara: "É a nova dupla Rô-Rô", diz um deputado, lembrando da dobradinha do colega com Ronaldo na seleção.

Visita à Folha Domenico de Masi, sociólogo italiano, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Oriana White, assessora, e Marina Poggi, tradutora.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Apesar da entusiasmada torcida da 'turma do contra', Dilma segue contando com o reconhecimento da ampla maioria do povo."
DO PRESIDENTE DO PT, RUI FALCÃO, sobre a aprovação da presidente, que atingiu índice recorde, segundo pesquisa Ibope/CNI divulgada ontem.

contraponto

Melhor idade

Em palestra ministrada anteontem à noite na sede do PSDB paulista, Geraldo Alckmin discorria sobre os feitos de sua gestão. O tucano começou então a falar do programa "São Paulo: Amigo do Idoso", que prevê a construção de centros de convivência nas 645 cidades e complementação de renda para aposentados.

Presidente estadual tucano, Pedro Tobias brincou com Alberto Goldman, 75 anos, arrancando um sorriso amarelo do ex-governador:

-Este é o seu programa! Foi criado na medida certa para sua aposentadoria.

Nenhum comentário: