domingo, março 10, 2013

Exuberância racional - HENRIQUE MEIRELLES

FOLHA DE SP - 10/03

No momento em que a Bolsa brasileira tem trajetória incerta, a Bolsa de Nova York bate recordes históricos de valorização. É instrutivo entender as razões desse fenômeno, uma vez que a economia norte-americana está ainda em processo inicial de recuperação e a europeia, grande parceira comercial dos Estados Unidos, segue em dificuldades.

Para isso, devemos olhar a produtividade, a flexibilidade e a rapidez de adaptação da economia norte-americana.

O sistema financeiro daquele país reagiu de forma muito rápida à crise de 2008 e à escassez de crédito decorrente. Os prejuízos foram logo reconhecidos, o governo deu crédito para recuperar os bancos e a gestão dessas instituições foi substituída. Os acionistas perderam com a queda forte das ações, mas as instituições, a partir dali, puderam se capitalizar e voltar a crescer.

Já a reestruturação das empresas norte-americanas não financeiras promoveu grande aumento da produtividade. Num primeiro momento, isso resultou no que se chamou de recuperação sem geração de empregos, o que não é desejável. Mas a saúde financeira das empresas, seu dinamismo e sua capacidade de recuperação devolveu tração à economia. As empresas agora estão capitalizadas e prontas para investir.

É necessário mencionar ainda a enorme injeção de liquidez promovida pelo Federal Reserve (o banco central dos Estados Unidos), que recuperou o preço de ativos, como as ações das empresas. Isso aumentou a riqueza percebida da população e sua intenção de gastar, já que o número de norte-americanos que investe na Bolsa é enorme comparado ao de outros países.

Diante dessa rápida capacidade de adaptação do setor privado e público dos Estados Unidos às mudanças econômicas, o mercado, como sempre, antecipa resultados. E bate recordes.

Na medida em que as empresas estão bem, a economia se recupera e a atuação do governo sinaliza segurança, tranquilidade e estabilidade ao investidor, a atividade econômica começa a se recuperar e os investimentos passam a reagir. E não só no mercado de ações, mas também na chamada economia real, como se vê na melhora do setor imobiliário, grande gerador de empregos.

Dito isso, é importante lembrar que tudo o que sobe em demasia acaba caindo. Os ciclos econômicos evidentemente não foram abolidos, e um ajuste de preços das ações virá em algum momento. Mas entender os motivos da recuperação da Bolsa norte-americana -ação rápida e focada do governo e das empresas, com segurança para o investidor- pode iluminar o caminho à frente.

Nenhum comentário: