segunda-feira, março 25, 2013

ESCADA ROLANTE - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 25/03

O diploma técnico consegue aumentar a renda de um trabalhador em 24%, em média. É o que mostra pesquisa feita pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) com ex-alunos de seus cursos profissionalizantes.

ESCADA 2
A instituição acompanhou cerca de 20 mil profissionais, ou quase a metade dos que estudaram em suas escolas: 72% conseguem trabalho no primeiro ano depois de formados -mais de dois terços na área que escolheram para se especializar. A média salarial é de R$ 1.600.

ESCADA 3
De acordo com dados do MEC (Ministério da Educação), só 17, 6% da população entre 18 e 24 anos frequentam ou já concluíram o ensino superior. Os demais seguem para curso técnico ou param de estudar. O Senai oferece 150 mil vagas.

NOVA CHANCE
E o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT-SP), lança hoje programa de qualificação de moradores de rua, com cursos de almoxarife, mecânico de bicicletas e pedreiro. Em parceria com o Senai-SP.

TÔ AQUI
José Serra (PSDB-SP) tem nova aspiração: ser candidato a vice-presidente da República em 2014. Apresenta como trunfo aos eventuais interessados (os candidatos de oposição à reeleição da presidente Dilma Rousseff) a abertura de espaço em São Paulo, maior eleitorado do país. Interlocutores do ex-governador já falam abertamente da ideia.

DE VOLTA
Estrela do desfile da Colcci na SPFW, a top Erin Heatherton pretende voltar ao Brasil, em breve, mas de férias. Quer se hospedar na casa da modelo Candice Swanepoel, sua colega da Victoria's Secret, que namora o capixaba Hermann Nicoli.

DE VOLTA 2
Erin só perdeu o rebolado quando questionada sobre seu ex-namorado, o ator Leonardo DiCaprio. Ela não quis tocar no assunto.

LAÇOS DE FAMÍLIA
Juliana Brizola (PDT-RS), neta de Leonel Brizola e deputada estadual do Rio Grande do Sul, foi apresentada recentemente ao primo Noel Goulart, neto de João Goulart. Ele é filho de Noé, que só foi reconhecido como filho do ex-presidente nos anos 1980. O encontro, em Porto Alegre, foi promovido por Carlos Araújo, ex-marido de Dilma Rousseff. Araújo é tido como um tutor da parlamentar. A avó dela, Neusa, era irmã de Jango.

PARANGOLÉS
O filme "Hélio Oiticica", que traça a trajetória e o perfil do artista brasileiro, encerrará o Festival de Cinema Brasileiro de Paris, no dia 23 de abril.

O documentário é dirigido por Cesar Oiticica Filho, sobrinho de Hélio.

'ESTOU ESPERANDO UMA MENINA'
Guilhermina Guinle, 38, será a mestre de cerimônias, amanhã, do segundo baile de gala em Miami da ONG Brazil Foundation, que arrecada recursos para projetos sociais no país. Ela diz que está animada com a tarefa. "É uma entidade bacana. E é sempre legal apresentar algo em inglês, estudei em escola americana a vida toda."

A atriz, que vive com o advogado Leonardo Antonelli (irmão de Giovanna Antonelli), está grávida de cinco meses. Ela falou por telefone com a coluna:

Folha - Está assustada com a primeira gravidez?

Guilhermina Guinle - Não tô realizando que estou grávida. Não sinto nada, nem sono, nem fome, nem enjoo. Tô uma pessoa normal [risos]. Outro dia fiz ultrassom, aí falei: 'Gente, tem uma pessoa crescendo dentro de mim'.

E vocês já sabem qual é o sexo do bebê?

Estou esperando uma menina. Sempre achei que fosse ter menino, cresci com três irmãos. Tô vendo agora que esse mundo de menina é uma coisa, as roupinhas lindas.

Você e o Leonardo pretendem oficializar o casamento?

A gente mora junto há dois anos. Essa coisa de papel é mais simbólica para a sociedade. Para o que eu sempre vivi nas minhas relações nunca foi assim importante.

Você teve o nome vetado pelo Country Club do Rio [um dos clubes mais tradicionais da cidade] ao tentar comprar um título. O que aconteceu?

Essa história é patética. Sou sócia, filha do meu pai, que tem um título, e a vida toda frequentei o clube. Todo mundo me conhece desde criança. Queria ter um título meu, vou ter um filho, queria essa independência. Nunca imaginei que passaria por isso e por tal exposição.

O pior é que você paga [por R$ 680 mil] para depois ir para a parede e levar bola preta. Nunca imaginei que não fosse passar. Um fala que é porque fui casada três vezes. Outros dizem que aconteceu porque o Leo é advogado, bem-sucedido [conselheiros fariam ressalva a seu perfil profissional]. Infelizmente, o sucesso incomoda.

CIRCUITO DAS ARTES
Emmanuel Nassar inaugurou a mostra "Infiltrações", na quinta, na galeria Millan. As artistas Laura Vinci, Sofia Borges e Tatiana Blass e o estilista Fabio Yukio foram ao vernissage, na Vila Madalena.

NOSSA LÍNGUA FRANCESA
A Festa Internacional da Francofonia teve show de abertura com o músico canadense David Giguère e a pianista e cantora Camille Poliquin, no Sesc Pompeia. Elise Racicot, diretora do Escritório do Québec em SP, estava no evento.

CURTO-CIRCUITO
Lula confirmou presença no jantar em homenagem ao Dia Nacional da Comunidade Árabe, hoje, no clube Sírio. Michel Temer será o homenageado.

O Prêmio Casa Claudia, hoje à noite, homenageia o artista Daniel Senise.

Patrícia Bastos lança o álbum "Zulusa", às 21h, no Estúdio 8, na Bela Vista.

O advogado Carlos Miguel Aidar fala hoje a empresários da Fiesp sobre a Lei Geral da Copa.

Nenhum comentário: