terça-feira, março 26, 2013

É a economia - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 26/03

Em seu discurso cordial na forma, mas cheio de recados no conteúdo, ontem, Eduardo Campos esboçou o caminho que adotará caso venha a ser candidato à Presidência para não soar como opositor de Dilma Rousseff e do PT. Ao fazer a distinção entre os avanços sociais dos últimos dez anos e a falta de paralelo na economia, o que poderia levar a "retrocesso", o governador prepara o terreno para se proclamar mais apto a gerir o legado de Lula, do qual também se dirá herdeiro.

Sincretismo Suando em bicas, Fernando Bezerra (Integração) disse que vivia um bom dilema por ser ministro de Dilma, mas indicado por Campos. "Sou um homem feliz e realizado de servir à senhora e ao meu governador.''

Cofre aberto De olho na cobrança de Campos pelos resultados econômicos, o governo quer anunciar dinheiro vivo para agricultores atingidos pela seca na reunião do dia 2 de abril, em Fortaleza.

Preventivo O anfitrião do encontro, Cid Gomes (PSB), sugeriu que o governo amplie o prazo do programa Garantia Safra, para que não haja corte de repasses antes do próximo período de estiagem, previsto para o meio do ano.

Que trazes? A ida de Dilma à África do Sul deve empurrar para depois da Páscoa as conversas com PTB e PR sobre a reforma ministerial.

Reforço 1 A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) aproveitará a visita do papa Francisco ao país, em julho, para engrossar a campanha contra mudança no Código Penal que flexibilize a legislação sobre o aborto.

Reforço 2 A entidade quer tornar "midiático" o debate no evento que deve atrair dois milhões de jovens ao Rio. Em paralelo, comissões diocesanas protocolarão nas Assembleias Legislativas propostas que garantam a "inviolabilidade da vida humana desde a concepção".

Turbo O plano de metas que Fernando Haddad apresentará hoje ao "Conselhão" vitamina as subprefeituras, foco de tensão entre a base governista e o prefeito. O projeto prevê a implantação de praças de atendimento e agências de desenvolvimento nas 31 administrações e na de Sapopemba, a ser criada.

Celofane As metas foram agrupadas por cinco "eixos de articulação territorial", com nomes que remetem à propaganda eleitoral de 2012, como reordenação da fronteira ambiental, requalificação do centro e o Arco do Futuro.

Mediação Na tentativa de evitar disputa pela direção do PT-SP, o atual presidente, Edinho Silva, propôs acordo entre os candidatos Emídio de Souza e Vicente Cândido. Assim, o ex-prefeito de Osasco assumiria a sigla e o deputado seria coordenador da campanha em 2014.

Sem nuvens O iminente pacto traz alívio a Haddad, que enxergava na candidatura de Cândido um desafio a ele. Haddadistas entendem que o deputado lidera a ala de petistas que se rebelou para cobrar espaço no governo.

Pagando... Após reunião da direção nacional ontem, o PT decidiu manter a pré-candidatura do senador Lindbergh Farias ao governo do Rio pelo menos até o fim do ano.

... para ver Petistas consideram que o rompimento com o PMDB no Estado, que deve lançar Luiz Fernando Pezão, não compromete o palanque de Dilma, já que é dada como certa a repetição da chapa com Michel Temer.

Caução O problema é que o próprio Lindbergh quer ter garantias de que, passado o prazo-limite para troca de partido, o PT manterá o endosso à sua candidatura.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Nós, do PSDB de São Paulo, temos a obrigação de retribuir a Aécio o apoio que ele deu a Alckmin, em 2006, e a Serra, em 2010."
DO DEPUTADO ORLANDO MORANDO, ex-coordenador de campanha de Serra à prefeitura, ironizando a tentativa de unificar o partido em torno do mineiro.

contraponto


Sorria, você está sendo filmado


Técnicos do Ministério da Saúde apresentavam a Dilma Rousseff sistema de monitoramento de atendimento em pronto-socorros por câmeras. A presidente viu as imagens e, ao notar idosa aparentemente desmaiada em cadeira de rodas numa sala de hospital de Porto Alegre, indagou:

-O que é isso? Liguem agora para o diretor do hospital.

Assessores se apressaram em procurar a direção da unidade. Em cinco minutos, o impasse foi resolvido. A paciente, já atendida, estaria apenas aguardando carro.

-Mas a lição ficou: contra câmeras não há argumentos- brincou um correligionário de Dilma.


Nenhum comentário: