segunda-feira, março 04, 2013

Dilma e Tarsila - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 04/03

Mesmo com o pé machucado, Dilma percorreu os quatro andares do Museu de Arte do Rio (MAR), recém-inaugurado na Zona Portuária, sexta passada. A maratona levou quase duas horas e no final ela já estava mancando. “Dilma tem um olhar sensível para arte”, observa o museólogo e crítico de arte Paulo Herkenhoff, impressionado com o interesse da presidente quadro por quadro. Ela se deteve mais tempo diante de telas da Tarsila do Amaral e Volpi.

Execução de Tiradentes...
No mesmo dia, Dilma, jantando na casa do colecionador Sergio Fadel, ficou maravilhada com a tela “Execução de Tiradentes”, única obra histórica de Guignard. O artista fez este quadro em 1961, a pedido de Juscelino Kubitschek.

Ana, com carinho...
Aliás, chamou a atenção de quem assistiu à inauguração deste museu a maneira carinhosa com que Dilma se referiu à ex-ministra Ana de Hollanda, que estava presente.

Obra embargada
O secretário Carlos Minc embargou a Unidade de Aços Longos da CSN, em construção. O governo do Estado do Rio acusa a usina de ter descumprido 11 itens do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), o compromisso feito com as autoridades, e não ter executado recuperações ambientais.

Aliás...
Como ia dizendo, impressiona como a relação do empresário Benjamin Steinbruch, que mudou a sede da CSN do Rio para São Paulo, não é boa com grande parte da comunidade de Volta Redonda.

ERA UMA VEZ...
Lembra do Palácio Universitário da UFRJ, na Praia Vermelha, no Rio, que pegou fogo no fim de março de 2011? Pois bem, quase dois anos depois, salas e corredores seguem completamente abandonados. As imagens, repare bem, são de dar dó. Como se vê, não há nem sinal de que haverá uma reforma no prédio, tombado pelo patrimônio histórico. Aliás, um outro imóvel da UFRJ, onde funciona o Hospital-Escola São Francisco de Assis, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, também sofre com a incúria. Por que as obras ainda não começaram? 

Russos estão chegando
O ministro Gastão Vieira vai a Lisboa esta semana para conversar com a TAP. Quer que a companhia amplie sua malha aérea que liga o Brasil à Europa. O foco principal é a Rússia. Em 2011, 22,3 mil russos, que têm fama de gastadores, desembarcaram no país.

E mais...
Tem uma lenda, de autenticidade duvidosa, sendo espalhada, que a dança do frevo foi influenciada por russos que chegaram em dois navios, em 1804, no Porto de Recife. Os tripulantes fizeram apresentações de suas danças nativas levando os anfitriões a imitarem seus passos e seus saltos altos. Há controvérsia.

Superlotação
Oito micos invadiram outro dia o apartamento de dona Sebastiana Martins de Lima, 78 anos, na Rua Paissandu, no Rio, à noite. A senhorinha, desesperada, trancou-se no quarto.
— Eles pularam, derrubaram minhas coisas e foram embora. Há mais de um ano eu ligo para a prefeitura e para a Comlurb, pedindo ajuda para podar uma figueira que bate bem na minha janela.

Zona Franca
O jornal “Extra” lança hoje o caderno Mais Baixada, voltado para a Baixada Fluminense. O suplemento é editado por Eduardo Auler e coordenado por Marlon Brum. Vida longa!

Táxi das águas
Búzios, RJ, vai ganhar o primeiro... aquatáxi elétrico do Rio. O veículo, que não é poluente e foi desenvolvido pela Ampla em parceria com a Coppe-UFRJ, vai levar passageiros de uma praia a outra. A primeira prova no mar será ainda este mês.

Dona encrenca
Gilda Mattoso, viúva do poeta Vinicius de Moraes e assessora de imprensa boa-gente, vai lançar seu livro “Assessora de encrenca”, em Portugal, em abril.

Calma, gente
O edital da Funarte para cuidar do Teatro Dulcina, no Rio, com uma verba de R$ 920 mil, deu a maior confusão. A vencedora foi a Belazart Realizações Artísticas, de José Mauro Brant. Só que grupos derrotados reclamam que ele é amigo de Antônio Gilberto, o diretor de artes cênicas da própria Funarte.

Pé na cova
Há uma articulação para construir um cemitério de bacanas, na Barra da Tijuca, no Rio. 

Nenhum comentário: