sexta-feira, março 22, 2013

Débito e crédito - SONIA RACY

O ESTADÃO - 22/03

Três pontos de projeto de lei do Senado, que pretende reformar o Código de Defesa do Consumidor, estão causando frisson entre advogados.

Além do prazo para arrependimento do consumidor, que terá sete dias para desistir da contratação de empréstimo, chamam a atenção o período de 10 anos para questionar, na Justiça, a validade das cobranças e também artigo que prevê comprometimento de, no máximo, 30% da remuneração com o pagamento de dívidas.

“Ao auxiliar os consumidores superendividados de boa-fé, causa preocupação a insegurança jurídica que afeta diretamente o mercado de crédito no País”, afirma Jairo Saddi, diretor do Instituto dos Advogados de São Paulo.

Perguntar, ofende?
No encontro que deve ter com o presidente da China, Xi Jinping– semana que vem, em Durban, África do Sul – Dilma certamente tocará no tema da desistência da empresa Wuhan em investir US$ 3 bilhões no Porto do Açu.

Projeto de Eike Batista.

Tudo azul
Andrea Matarazzo acredita que a nova fórmula de inspeção veicular coloca São Paulo na vanguarda do atraso. “Na prática, mantiveram a taxa e acabaram com o processo”, diz o vereador.

Non grata
E Bar Refaeli está enfrentando maus bocados. O exército de Israel criticou a escolha da modelo para uma campanha do governo. Motivo? A moça “deu um jeitinho” para escapar do serviço militar obrigatório, casando-se com um amigo da família só para ser dispensada.

Refaeli não pareceu se abalar. Em seu Instagram, escreveu que tem mais leitores do que qualquer jornal israelense.

Telão
Já que não é sede da Copa das Confederações, São Paulo decidiu fazer exibições públicas dos jogos do Brasil.

E dois locais já estão definidos: o Vale do Anhangabaú e o Sambódromo do Anhembi.

À caça de informações
Marta Suplicy visitou, segunda, a área de restauração do MoMA, em Nova York.

Quer trazer para o Brasil o que há de mais moderno na área – o País sediará a Conferência Mundial de Museus.

Quem vem
Badr Al Saud, príncipe da Arábia Saudita, chega ao Brasil hoje. O neto do rei – que tem 22 anos e faz universidade nos EUA – passará por várias cidades, dentro de um programa de estudos.

Em SP, visitará a Residência Artística, mantida pela FAAP.

Luvas suadas
A Companhia Editora Nacional bateu o martelo. Comprou os direitos da biografia de Bruce Buffer, locutor oficial do UFC.

It’s Time – Minha Visão 360º Graus do UFC reunirá histórias das lutas – com capítulos dedicados a Anderson Silva, Minotouro e Victor Belfort.

Tête-à-tête
André Heller-Lopes se reuniu, esta semana, com Roger Waters, ex-líder do Pink Floyd, na cobertura do músico, em NY. Para acertar detalhes de sua versão da ópera Ça Ira. “Ele amou os figurinos da Rosa Magalhães e os cenários do Renato Theobaldo”, disse o diretor à coluna.

Estreia? Em maio, no Teatro Municipal de São Paulo.

No escuro
O projeto paulistano Vá de Bike se junta à WWF em pedalada noturna pelo meio ambiente, durante a Hora do Planeta. A concentração é amanhã, no Vale do Anhangabaú.

Na frente
Ricardo e Patrícia Villela Marino pilotam jantar de lançamento do AfroReggae, que vai abrir escritório em São Paulo. Dia 4.

Angola importará modelo de habitação popular do governo de SP. O acordo será assinado hoje, no Bandeirantes.

Celso Kamura manda um recado a Haddad: já está na hora de o prefeito de SP aparar as madeixas.

Nicolas Berggruen e Nathan Gardels lançam Governança Inteligente Para o Século XXI. Com presença de FHC e Luiz Felipe Lampreia, que farão debate sobre o livro. Segunda, no Edifício Ruth Cardoso.

Hoje é o Dia Mundial da Água, e os prédios da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, serão iluminados de azul. Mas voltarão ao normal amanhã, dia de mais uma edição da Hora do Planeta – para incentivar o uso consciente de energia elétrica.

Nenhum comentário: