quarta-feira, março 27, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Cada político tem que perceber que mandato é produto perecível”
Ex-presidente Lula, sem disfarçar a saudade que deveras sente dos tempos de poder


PORTOS PODEM SER PRETEXTO PARA CAMPOS ROMPER

Cotado para disputar a Presidência em 2014, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) cogita usar a Medida Provisória dos Portos como motivo para romper com Dilma, sua possível adversária nas eleições. Segundo aliados, as divergências sobre transferir a gestão do Porto de Suape para o governo federal eram tudo o que ele procurava para justificar sua saída da base aliada do governo.

MOTIVO ELEITORAL

Mais interessado em acirrar o embate, o PSB sequer apresentou emendas à MP para garantir tratamento diferenciado a Suape.

TOM DO DISCURSO

Eduardo Campos aproveitou a última audiência pública sobre a MP dos Portos, ontem, para alfinetar o governo. O Planalto não gostou.

NÃO DÁ IDEIA!

Está no Twitter a sugestão de que Lula exija admissão por cota, se o ex-presidente FHC entrar na Academia Brasileira de Letras.

LÍNGUA SECRETA

O jornal ABC, da Espanha, observou que o papa Francisco, argentino, só falou espanhol uma vez. Em português, nem isso. E vem ao Brasil.

INGLATERRA RECUA DE AUMENTAR IMPOSTO DA CERVEJA

Como no Brasil, o governo britânico havia aumentado imposto acima da inflação para fabricantes de cerveja, a partir de 2008 e até 2015. Mas acaba de revogar: isso provocou uma crise generalizada dos pubs, um dos principais cartões postais da Inglaterra, com demissões e fechamentos. A British Beer and Pub Association calcula que, desde 2008, seis mil pubs fecharam suas portas, média de 18 por semana.

SERÁ PIOR NO BRASIL

No Brasil, o impacto será maior que na Inglaterra: lá, o imposto cresceu 2% acima da inflação; aqui, serão 26%, o maior aumento da história.

DESEMPREGO À VISTA

O aumento de impostos para cervejas começa em abril, no Brasil, e até 2018, afetando 1 milhão de empregadores de 6 milhões de pessoas.

FOGO AMIGO

O PR desconfia de “fogo amigo” no grande número de opções para assumir o ministério prometido pela presidente Dilma ao partido.

FATO INÉDITO

Pela primeira vez, Dilma não levou Aloizio Mercadante (MEC) à reunião do Brics, bloco do Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul. O “Papagaio de pirata” oficial foi com ela à reunião do Brics na China em 2011, e na Índia, em 2012, onde sua participação não foi notada.

SEM NOÇÃO

A presidente Dilma levou uma comitiva de 52 pessoas para Roma, onde somente ela viu o papa Francisco. E levou 60 à importante cúpula anual dos países do Brics, na África do Sul.

EM CAUSA PRÓPRIA

O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) presidiu ontem a sessão que criou estrutura – com dez cargos comissionados – para o Conselho de Altos Estudos, que será comandado por ele mesmo na Câmara.

SEM SAÍDA

O deputado serrista Jutahy Júnior (BA) acha que José Serra tem apenas duas opções: apoiar a candidatura do tucano Aécio Neves à Presidência ou sair do PSDB.

E Serra prefere a segunda opção.

NUMA FRIA

A Agência Brasileira de Inteligência demitiu por justa causa o agente William Tomazi Nogueira, que teria roubado dados confidenciais em dois meses de trabalho na Abin, como revelou a coluna, em setembro.

TRIANGULAÇÃO

Para escapar da chateação de órgãos fiscalizadores, o governo do DF repassou à ONU os recursos para pagar serviços de limpeza, vigilância e brigadista no estádio de Brasília, na Copa das Confederações. O PNUD, que se presta a isso, publicou aviso de licitação em São Paulo.

ALÔ, ANATEL!

A operadora de tv por assinatura SKY clama por uma acusação de estelionato: seu sinal não chega a cliente de Brasília há duas semanas, mas se recusa a descontar o serviço não prestado da fatura mensal.

SEM HERDEIRAS

O ex-governador do DF Joaquim Roriz (sem partido) não sabe quem apoiará nas próximas eleições, mas garante: não será a distrital Eliana Pedrosa (PSD), que tenta herdar os votos do rorizismo.

PENSANDO BEM...

...as ONGs do “politicamente correto” viverão seu dia de glória quando descobrirem um índio (ou índia) negro e gay.


PODER SEM PUDOR

BOM PARA CACHORRO

Nos anos 1960, o chanceler Vasco Leitão da Cunha aproveitou e concedeu uma entrevista a caminho do aeroporto de Brasília, no carro oficial. No caminho, um cachorro atravessou a pista, o motorista fez uma manobra brusca, o carrão derrapou, e por muito pouco não houve um acidente grave. Passado o susto, ele respirou fundo e advertiu o pálido motorista, diplomaticamente:

- Meu caro Josias. Tenha sempre bom o seu coração, mas nunca esqueça de acionar o bom cérebro. Se tivesse acontecido o pior, imagine a manchete amanhã: "Motorista mata ministro para salvar um cachorro"...

Nenhum comentário: