terça-feira, março 26, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Quero ficar até o fim do governo Dilma como ministro da Saúde”
Ministro Alexandre Padilha descartando sua candidatura ao governo de São Paulo


MERCADANTE ABANDONA O MEC PARA VOAR COM DILMA

Papagaio de pirata “favorito” de Dilma nas viagens internacionais, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) está descuidando do MEC: ele estava no exterior e se manteve calado diante das denúncias de irregularidades nas provas de redação do Enem. E faltou ao Seminário de Avaliação Educativa do Mercosul, em Buenos Aires, onde já havia confirmado presença, para não perder o passeio a Roma com Dilma.

FALTA DE EDUCAÇÃO

A reunião avalia anualmente a qualidade da Educação do Mercosul e o importante indicador internacional Pisa, no qual o Brasil patina.

TANGO ARGENTINO

O Diário Oficial da União publicou ontem, sem exposição de motivos, o cancelamento da viagem de Mercadante, autorizada em 14 de março.

MAIS UMA

Mercadante já deve estar conferindo o valor das diárias que poderá embolsar, acompanhando Dilma à reunião dos Brics na África do Sul.

COTA AÉREA

Em 2012, Mercadante foi com Dilma a Nova York (ONU), Londres, Moscou, Paris, Nova Délhi e Granada, Espanha, numa “escala técnica”.

DF: POLÍCIA INVESTIGA ESQUEMA PARA MELAR LICITAÇÃO

Virou caso de polícia a licitação do sistema de transporte coletivo do DF. O vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB) repassou à Polícia Civil denúncias de uma suposta conspiração para “implodir” comissão de licitação, a fim de “melar” a disputa, cujos últimos vencedores devem ser anunciados antes do feriado de sexta-feira. Até o fim de junho, 42% do sistema estarão funcionando com novos ônibus e regras.

CORRIDA DE OBSTÁCULOS

Até agora, o governo do DF superou 130 tentativas de empresários que atuam no sistema de paralisar a licitação, por meio de ações judiciais.

JURADO DE MORTE

Em meio à licitação, Dalmo Amaral, dono de três empresas sob intervenção, ameaçou matar até o governador Agnelo Queiroz (PT).

OURO PARAGUAIO

O Banco Nacional, que abriu o célebre “guarda-chuva” até quebrá-lo, leva a leilão doze imóveis no Paraguai, avaliados em US$ 1 milhão.

DISTANCIAMENTO

Na visita a Pernambuco, Dilma driblou o assado de bode, o bolo de rolo, a compota de caju e o suco de pitanga no almoço que a aguardava na casa do governador Eduardo Campos, vizinha àquela onde Miguel Arraes recebia Lula. Ela preferiu o sol de rachar de Serra Talhada.

NA GELADEIRA

A presidente Dilma delegou ao ministro Aloizio Mercadante a tarefa de iniciar as conversas com o PR sobre vaga em ministério. O partido se recusou. Prefere esperar o retorno dela, após o feriadão da Páscoa.

JARBAS 2014

O senador e gourmet Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) pilotou o fogão para 60 pessoas, neste fim de semana, em homenagem ao ex-inimigo Eduardo Campos. E ainda serviu, como sobremesa, um discurso se colocando na sucessão ao governo pernambucano, em 2014.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Deputados suspeitam que a busca e a apreensão feitas pela PF na casa de Elias Fernandes, ex-diretor do Dnocs, é retaliação a seu padrinho, Henrique Alves (PMDB-RN), que ameaça votar o orçamento impositivo.

TRÁFICO NA MIRA

No DF, hoje, há mais de mil grampos telefônicos autorizados pela Justiça, e 60% deles são relativos a tráfico de drogas. Com a maior renda per capita do país, Brasília foi invadida por traficantes.

PEQUENÍSSIMOS

Não bastasse ser reduzida, a oposição no DF ainda está rachada. As mulheres, então, mal se falam. As distritais Eliana Pedrosa e Celina Leão (PSD) trabalham contra Liliane Roriz, do mesmo partido.

EXPECTATIVAS

O advogado de João Paulo Cunha no processo do mensalão, Alberto Toron, acha que o acórdão será publicado já em abril. Mas pede prazo maior para entrar com os recursos, “dado o tamanho do processo”.

MEU BOLSO, NÃO

Servidores da Câmara reclamam da decisão de Henrique Alves (RN) de endurecer

as regras para registro de frequência. Alegam que, se era para cortar gastos, não fez sentido o aumento da verba de gabinete.

PENSANDO BEM...

...com Lula fazendo lobby e Dilma esbanjando no exterior às nossas custas, parece que finalmente a classe operária chegou ao paraíso.


PODER SEM PUDOR

COMIGO NÃO, VIOLÃO

O maridão da prefeita Marta Suplicy, argentino Felipe Belisário Wermus, que se apresenta como "Luís Favre" e tinha fama de conquistador, estava ao lado de Lula no dia de sua primeira vitória para a Presidência. Os dois são amigos. Wermus o abraçou, eufórico:

- Agora não sei se vou ficar em São Paulo ou vou para Brasília!

Lula reagiu com uma brincadeira:

- Eu já sou casado, meu caro...

Nenhum comentário: