terça-feira, março 19, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“O problema é que muitas vezes as pessoas não querem sair, né?”
Presidente Dilma, culpando as vítimas em Petrópolis e pedindo “medidas drásticas”


PROCURADORES CONTESTAM LEI QUE AFASTA INVESTIGADO

A Associação Nacional dos Procuradores da República ingressou com ação de inconstitucionalidade contra dispositivo (artigo 17-D) da nova Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro, que prevê o afastamento cautelar do agente público indiciado pela prática do crime de lavagem de dinheiro. Os procuradores contestam o que os juristas consideram um dos maiores avanços no combate à corrupção e à impunidade.

É O QUE IMPORTA

Os procuradores alegam, na ação, que a nova lei afastando o servidor investigado “usurpa funções” do ministério público e do Judiciário.

DEIXA ESTAR

A associação de procuradores defende que o afastamento de servidor investigado só pode ser feito após o processo transitado em julgado.

PRIVILÉGIO

Procuradores estão entre os servidores que, se condenados, recebem como “punição” máxima a aposentadoria, sem prejuízo dos salários.

FIM DA LINHA

Ex-ministro e sete vezes deputado federal pela antiga Arena, Prisco Viana, 77, foi interditado judicialmente pelo filho por doença senil.

DILMA PREFERE UM HOTEL DE LUXO À BELA EMBAIXADA

Hospedada desde domingo (17) no cinco estrelas The Westin Excelsior em Roma, para ver o papa, Dilma e comitiva poderiam ter optado pela orientação de Francisco e economizado na ostentação dos cofres públicos, hospedando-se na magnífica Embaixada do Brasil em

Roma, o palácio Doria Pamphilj, do século 15. A diária na suíte mais simples, no Westin Excelsior, “hotel das celebridades”, custa cerca de R$ 6 mil.

MÁ LOGÍSTICA

Da embaixada na Piazza Navona ao Vaticano são 10 minutos de carro. Do hotel são 15, sem parar nas inúmeras lojas e restaurantes chiques.

HABEMUS PROPAGANDA

A agenda também não justifica o luxo: Dilma só se encontrará com o papa por cortesia de sua santidade. Assim mesmo, por alguns minutos.

BOLSA PAPAL

Aviso aos demagogos latinos: o papa Francisco privilegia atenção aos pobres, mas descarta instrumentalização da pobreza para fins políticos.

FUGA DO NINHO

Pelo menos quinze deputados devem deixar o PSDB para juntar-se a José Serra na candidatura ao governo paulista em nova sigla. Gilberto Kassab combinou ficar no “muro”, mas deverá aderir. O governador Geraldo Alckmin vai fazer uma “limpa” de serristas no secretariado.

PAPO DE MINEIRO

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) conta que Aécio Neves tem tido as mesmas conversas políticas que Eduardo Campos (PSB): “A diferença é que as conversas do Aécio não acabam nos jornais...”.

SIRENES OBSOLETAS

O governo do Rio deveria dar ao moradores da região serrana acesso ao respeitado canal americano Weather Channel: há uma semana, o aviso é de tempestade no Estado, com velocidade e direção do vento.

MOKA 2014

O senador Waldemir Moka (PMDB) anda tirando o sono do colega Delcídio Amaral (PT), com sua candidatura ao governo de Mato Grosso do Sul. Moka teria o apoio do presidenciável Campos.

NOVO ADIDO

Dilma designou novo adido agrícola à embaixada em Pequim. Adrea Curiacos Bertolini foi aprovado em seleção interna, no Ministério da Agricultura, e ficará 2 anos por lá. São oito adidos agrícolas no exterior.

COMPLÔ DE RICOS

Ao discutirem a unificação do ICMS interestadual, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, os secretários da Fazenda de Minas e São Paulo ficaram contra a manutenção de vantagens ao polo industrial de Manaus. Isso foi recebido como “golpe” na região Norte.

INSERÇÃO DIGITAL

A construtora Paulo Octavio, de Brasília, entrega nesta terça diplomas a vinte operários que concluíram o primeiro curso de informática que foi ministrado, por três meses, em canteiro de obra. É o primeiro no país.

AGORA VAI

Alvo das mais indignadas reclamações da clientela, a TIM agora promete aumentar em 5 mil vezes a velocidade de conexão e em 100 vezes sua capacidade de transmissão de voz e dados na região Norte.

PENSANDO BEM...

...os bolivarianos estão decepcionados: o papa Francisco optou pela batina branca em vez das vestes vermelhas.


PODER SEM PUDOR

RETAGUARDA ABERTA

A paranoica segurança de Fidel Castro vivia mudando o percurso do chefe, em terra e no ar, como numa guerra. O então ministro da Educação, Cristovam Buarque, seus familiares e o antecessor Paulo Renato Souza aguardavam no gabinete o início da solene transmissão de cargo quando souberam que Fidel já subia no elevador. Cristovam e Paulo Renato logo se deslocaram para o corredor a fim de esperar o visitante, mas eis que o presidente cubano apareceu em outra porta, flagrando os anfitriões pelas costas:

- Arre! Sorprendí a todos por la retaguardia!

Nenhum comentário: