quinta-feira, março 21, 2013

Catraca livre - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 21/03

O governo fecha detalhes de um novo pacote de desonerações, desta vez na área de transporte público, para evitar alta de tarifas de ônibus e metrô que impactem a inflação. Depois de anunciar corte de impostos da cesta básica e redução na conta de luz, Dilma Rousseff pode lançar no Dia do Trabalho as novas medidas, que incluem corte de PIS/Cofins para óleo diesel, desoneração da folha de pagamento de empresas de ônibus e metrô e cortes de tributos de pneus e maquinário.

Mãozinha Um dos potenciais beneficiários da medida seria Fernando Haddad, que postergou para junho o impopular reajuste de ônibus que deveria fazer no início de seu mandato. A passagem está congelada há dois anos.

Pedal Criticado por dizer que as faixas exclusivas para bicicletas deveriam se restringir a vias secundárias, o prefeito paulistano aceitou receber até amanhã comissão de cicloativistas em seu gabinete. A negociação foi intermediada pelo filho de Haddad, Frederico, 20 anos.

Solidários... Petistas querem dividir a fatura eleitoral da seca em Pernambuco com Eduardo Campos. Entendem que aliados do governador tentam atribuir a responsabilidade exclusiva pelos problemas decorrentes da estiagem a Dilma Rousseff.

... na crise O deputado federal e ex-prefeito de Recife João Paulo (PT) afirma que a estiagem é um "fenômeno" que afeta os governos estadual e federal e que a pasta responsável pelo setor, a Integração Nacional, é dirigida por Fernando Bezerra (PSB).

Cofre aberto Atentos ao movimento, Campos e Bezerra anunciaram ajuda extra de R$ 228 milhões para as cidades atingidas. O dinheiro sairá do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal.

Panela... O governador Eduardo Campos (PSB) estreia neste sábado no tradicional cozido que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) promove em sua casa na praia do Janga para políticos pernambucanos.

... da paz O convite vai selar publicamente a reaproximação entre os dois, que foram adversários por 20 mais de 20 anos. A aliança com o peemedebista irrita o PT.

Liberdade Peemedebistas apostam que Natan Donadon (PMDB-RO) não será preso mesmo após publicação do acórdão de sua condenação pelo STF. A relatora do processo, Cármen Lúcia, não explicitou em sua decisão a perda de mandato, o que preservaria o foro privilegiado.

Em casa O caso deverá ser levado ao plenário da Câmara, que deliberará pela cassação ou não. O deputado foi condenado em 2010 por participação em esquema de desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia.

Oremos De um oposicionista, diante da presença de Aloizio Mercadante (Educação) na comitiva que foi a Roma em meio a mais um imbroglio com o Enem: "O ministro deve ter ido pedir ao papa Francisco perdão por tantas falhas no exame''.

Caminho suave Apesar da alegada tolerância com erros de grafia em redações do Enem de 2012, o Inep estabelecia como exigência para as provas "domínio da norma padrão da língua escrita".

Anistia A Embratur quer que o Itamaraty negocie com a Argentina a suspensão da nova taxa cobrada para viagens ao exterior ao menos durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho.

Habite-se Movimentos de sem-teto planejam invadir hoje a Secretaria de Habitação de São Paulo. Querem protestar contra Antonio Amaral, indicado por Paulo Maluf para dirigir a CDHU.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Ao se hospedar num hotel de luxo com toda a sua comitiva, dá para ver que Dilma não aprendeu nada com o papa franciscano."
DO LÍDER DO PPS NA CÂMARA, RUBENS BUENO (PR), sobre os gastos da comitiva da presidente em Roma para acompanhar a posse do papa Francisco.

contraponto


Quem ri por último


Assim que foi convidado para assumir a Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco marcou jantar com Michel Temer e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na sexta-feira passada. O líder peemedebista na Câmara brincou com o novo ministro no momento em que agendava o encontro:

-A noite será por sua conta!

Moreira Franco, contudo, chegou antes ao restaurante e combinou com o maître que a fatura caberia a Cunha.

No dia seguinte, durante a posse do correligionário no Planalto, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) relatou o episódio a Dilma Rousseff, que caiu na gargalhada.

Nenhum comentário: