domingo, março 31, 2013

A arte e o artista - TOSTÃO

FOLHA DE SP - 31/03

Messi, pela média muito maior de gols e pela regularidade, está, tecnicamente, acima de Maradona


Uma correção. Na coluna anterior, escrevi que a seleção tem vários problemas, mas que não está tão ruim nem totalmente desatualizada na parte tática. Retiraram a palavra totalmente. Ficou como se a seleção estivesse atualizada. Mudou o sentido. Escrevo, há mais de dez anos, que o futebol brasileiro não sabe marcar por pressão, deixa muitos espaços entre os setores, atua com zagueiros encostados à grande área, que há muita distância entre o jogador mais recuado e o mais adiantado e que depende demais das jogadas aéreas e de lances individuais e esporádicos.

Espanha e Alemanha são as duas melhores seleções. O Brasil não está entre as quatro melhores, mas, por jogar em casa, é a quarta com mais chances de ganhar a Copa. A Argentina é a terceira. Se o Mundial não fosse em casa, as possibilidades do Brasil seriam mínimas.

A Espanha, mesmo sem um ótimo atacante, é a melhor. Sobram craques no meio-campo, além de vários excelentes defensores. Contra a França, como na Copa de 2010, a Espanha, fora de casa, dominou a partida, ficou quase todo o tempo com a bola, fez um gol e segurou o placar.

Critiquei, várias vezes, Vicente del Bosque por escalar dois volantes (Busquets e Xabi Alonso) mais Xavi. O Barcelona atua com Xavi e um volante (Busquets). Agora, compreendo o técnico. Além de melhorar muito a marcação, Xabi Alonso é excepcional, mestre no passe rápido, para a frente e para o atacante livre, antes que chegue o zagueiro.

A Alemanha possui um ótimo conjunto, como a Espanha, porém tem menos craques. Nas duas últimas partidas, o técnico, por causa das contusões dos dois centroavantes, Mario Gómez e Klose, colocou, mais à frente, o jovem e brilhante meia de ligação Götze, reserva de Özil. O técnico deve ter gostado. Ele tem a chance de escalar mais um craque.

A Argentina possui o melhor quarteto ofensivo entre as seleções, formado por Messi, Higuaín, Agüero e Di Maria. Faltam reservas à altura dos quatro. A Argentina, após a chegada do treinador e a saída dos zagueiros veteranos, arrumou a defesa, que era o ponto fraco.

Messi sabe que precisa ser campeão e brilhar intensamente para ficar na história acima de Maradona. Tecnicamente, já está, por ter uma média muito maior de gols e pela regularidade. Messi é humilde, simples, discreto, mas é também ambicioso, como todo craque.

O maior compromisso de um grande talento, em qualquer atividade, é com sua arte, com sua paixão. Não é com o sucesso, a fama e o dinheiro. Por isso e para evoluir, o craque precisa se dedicar bastante à sua técnica, além de atuar ao lado e contra os melhores atletas e times. Imagine se Messi jogasse em uma grande equipe da Argentina. Seria excepcional, mas não seria Messi. Seria um Neymar.

Nenhum comentário: