terça-feira, fevereiro 05, 2013

Tragédia e reparação - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 05/02


O governo federal vai cobrar dos donos da boate Kiss, em Santa Maria (RS), os benefícios previdenciários pagos aos familiares e às vítimas do incêndio que matou 237 pessoas em 27 de janeiro. A AGU (Advocacia Geral da União) vai impetrar ações regressivas previdenciárias para receber de volta o valor gasto em pensões e aposentadorias. Medidas desse tipo já são adotadas, com êxito, em acidentes por falta de segurança no trabalho e agressões enquadradas na Lei Maria da Penha.

Despejo 1 Em outro front, a AGU ajuizou ontem na Justiça Federal ação de reintegração de posse do chamado Palácio das ONGs, prédio no centro do Rio que pertencia à extinta LBA, foi cedido em comodato em 1999 e hoje abriga cerca de 30 entidades.

Despejo 2 As ONGs faziam intenso lobby junto ao ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) para obter a posse definitiva do imóvel, mas o TCU (Tribunal de Contas da União) instou o governo a pedir sua devolução imediata.

Fatura Eleito Henrique Eduardo Alves (RN), o PMDB vai enfrentar uma guerra pelas comissões da Câmara. Alves prometeu ao PSD a Comissão de Finanças e Tributação. Mas o novo líder, Eduardo Cunha (RJ), se comprometeu a manter a vaga com a seção mineira de seu partido.

Prejuízo Nas contas do PMDB, o partido de Gilberto Kassab prometeu, mas não entregou todos os votos a Alves. A cúpula do partido esperava mais de 300 votos para o presidente, que teve 271.

Nichos O PP pleiteia a Comissão de Minas e Energia; o PTB, a de Trabalho, e o PSDB, a de Turismo. Osmar Terra (RS), adversário de Cunha na briga pela liderança, quer Seguridade Social.

Salão Azul Aliados de Cunha atribuem a Renan Calheiros (PMDB-AL) a votação aquém do esperado pelo líder. O presidente do Senado agiu para que as bancadas do Maranhão e do Pará apoiassem Sandro Mabel (GO).

Estilhaço Se Henrique Alves não levar para a presidência o assessor Francisco Bruzzi, Cunha o demitirá. Bruzzi aparece em vídeo da Polícia Federal recebendo dinheiro de um empresário.

Justiça lenta Não é só a indicação do novo ministro do STF que Dilma Rousseff está segurando. Dormitam na mesa da presidente, à espera de sua assinatura, várias promoções de juízes federais a integrantes de Tribunais Regionais Federais (o equivalente a desembargadores).

Sinal verde A Cetesb concedeu ontem a licença ambiental de instalação para o Rodoanel Norte, vitrine eleitoral de Geraldo Alckmin. O documento permite início das obras em 45% do trajeto.

Feira Pré-candidato ao governo paulista em 2014, Gilberto Kassab (PSD) começou a percorrer eventos de grande concentração de público no interior. No final de semana, o ex-prefeito da capital foi às tradicionais festas da Uva, em Jundiaí e Vinhedo, e do Figo, em Valinhos.

Motim Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, convocou uma plenária para discutir amanhã a paralisação de funcionários em portos de todo o país contra a Medida Provisória do governo sobre o setor. Para o deputado, a MP diminui mão de obra ao conceder os portos à iniciativa privada.

Páreo Vicente Cândido ensaia disputar a presidência do PT paulista. Nas últimas semanas, pediu apoio a Fernando Haddad, Luiz Marinho e Edinho Silva, atual presidente. O deputado, que recusou posto na prefeitura, pode concorrer com Emídio de Souza, ex-prefeito de Osasco.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
Havia clima de consenso, mas a votação foi mais magra que o esperado. O Executivo terá de buscar mais diálogo com os deputados.

DO DEPUTADO FEDERAL ESPIRIDÃO AMIN (PP-SC), sobre a pequena margem da vitória de Henrique Eduardo Alves (RN) na eleição para presidente da Câmara.

contraponto


Sem vocação para herói


Ao cruzar com os irmãos Vieira Lima ontem, no plenário da Câmara, deputados brincaram com o episódio em que Geddel ficou preso em um elevador da Casa, no domingo. Dirigindo-se ao seu irmão Lúcio, Danilo Fortes (PMDB-CE) disse que, se o incidente fosse com ele, teria morrido, já que sofre de claustrofobia.

Em seguida, Mário Negromonte (PP-BA) questionou:

-Lúcio, você não foi lá salvar o seu irmão?

O deputado peemedebista respondeu, levando o ex-ministro e vice-presidente da Caixa às gargalhadas:

-Eu? Eu estava correndo atrás dos Bombeiros!

Nenhum comentário: