quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Tem lógica - SONIA RACY


O ESTADÃO - 06/02

A Petrobrás está sendo bombardeada com diversas ideias para melhorar a sua performance e voltar a brilhar.

Uma delas é criar… nova estatal atrelada à empresa. Como? Esta unidade abrigaria todos os 5 bilhões de barris previstos no pré-sal, avaliados em R$ 40 bilhões. E buscaria, no mercado internacional, um parceiro minoritário.

Algo parecido, mas em proporções muito maiores, com o que Dilma fez na Infraero Serviços – subsidiária da própria Infraero, anunciada em janeiro.

Lógica 2
Pergunta: se esta é realmente uma boa ideia, por que não foi executada antes da capitalização da Petrobrás, visando o pré-sal? Resposta de fonte credenciada: “Acreditava-se que a estatal brasileira daria conta de tudo sozinha”. Não deu.

A conferir
Hoje é o Dia D: a tendência é que o BC liquide o banco BVA.

Predinho
A ordem no governo de SP é economizar, mas a Companhia Paulista de Obras e Serviços se prepara para erguer sua sede no bairro do Ibirapuera, no valor de R$ 50 milhões.

Alckmin vai deixar?

Irritação profunda
Blatter convocou reunião, anteontem, para debater – com Jérôme Valcke e demais diretores da Fifa – “ajustes essenciais” nas arenas brasileiras.

Tudo porque, no primeiro dia de funcionamento, faltaram água e luz no Mineirão. E das mais de 50 lanchonetes disponíveis, apenas duas abriram.

Folia segura
Segurança no carnaval paulistano? Haddad aprovou dez telões no Sambódromo do Anhembi. Transmitirão medidas de prevenção, como a localização de saídas, brigadas e equipamentos anti-incêndio.

Serão os únicos momentos sem o batuque da avenida.

Na corrida
Roberto Livianu é candidato a vaga no CNJ. Pelo MP-SP.

Tira-dúvidas
Após a tragédia de Santa Maria, a OAB-SP decidiu criar comissão para casos de desastres climáticos e emergências em ambientes fechados – que coloquem em risco a vida da população. Para dar suporte jurídico a vítimas e familiares.Primeira reunião? Hoje.

Brasil em alta
Paulo Mendes da Rocha será o próximo arquiteto do Summer Project – da Serpentine Gallery, em Londres. Em parceria com a artista Marina Abramovic.

Em alta 2
Depois do board do MoMA, que veio em novembro, está no Brasil o conselho do New Museum, de NY. Faz tour para conhecer melhor a arte brasileira.

Boleira
Daniela Mercury espera visita de jogadores amadores de futebol em Salvador. A diva do axé montou campo cenográfico dentro de seu camarote. Motivo? Foi escolhida embaixadora da cidade para a Copa do Mundo de 2014.

Além de já ter cantado nos Mundiais da França e da Alemanha.

Na frente
John Singleton, diretor de Velozes e Furiosos, também virá curtir o carnaval carioca – mais precisamente, no camarote da Brahma. O cineasta está em busca de atores brasileiros e novos talentos.

O Glamurama arma baile de fantasias, sexta pós-carnaval, no MAM do Rio. Em parceria com Ricardo Amaral e Luiz Calainho e com shows de Mart’nália e Trio Preto +1.

E a Chocolate AMMA, de Diego Badaró e Luiza Olivetto, chegou à Escandinávia. Graças a parceria com Claus Meyer, do restaurante Noma.

O MIS abre a exposição Ai Weiwei Interlacing. Hoje.

Hans Ulrich Obrist, um dos curadores mais importantes do mundo, acertou com Danilo Miranda uma exposição coletiva. Que contará com obras de Dan Graham, Sarah Morris, Ernesto Neto e Norman Foster, entre muitos outros. Para março, no Sesc Pompeia.

Correção: o nome correto de Arno, secretário do Tesouro, é Augustin – e não Austin. Freud não explica.

Haddad saiu de fininho, anteontem, da cerimônia de volta do recesso do judiciário. Deixou o Palácio da Justiça antes mesmo da fala de Alckmin e Ivan Sartori. Justificativa? Compromissos.

Nenhum comentário: