quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Sem perda de direitos - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 14/02

COM SIMONE IGLESIAS 


O governo montou uma ofensiva para mostrar aos trabalhadores dos portos que eles não perderão direitos com as concessões. Se há alguma margem que gere dúvidas na MP enviada ao Congresso, mudará o texto, fazendo readequações. Por outro lado, não atenderá aos empresários e não fará reserva de mercado: "Estão com medo da competição", resume um ministro.

O que querem, afinal?
Portuários têm se queixado a ministros que seus sindicatos estão atuando alinhados com os empresários. Reclamam especialmente da Força Sindical, comandada pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP). O Planalto já havia detectado que ela está operando em favor de Daniel Dantas, controlador do Porto de Santos. O governo atua para esvaziar a marcha a Brasília, dia 6 de março, organizada por centrais sindicais, em protesto à MP dos Portos. Amanhã, o ministro Brizola Neto (Trabalho) se reunirá com a direção executiva da Força Sindical para saber contra o que exatamente ela está lutando.

“Falar em impeachment do procurador-geral da República é um acinte à inteligência nacional. Iniciativa afrontosa à ética. Trata-se de inversão de valores” 
Álvaro Dias
Senador (PSDB-PR)

Boca no trombone
Para marcar o Dia da Mulher, a central de atendimento 180 será ampliada para dez países. Hoje, brasileiras vítimas de violência no exterior podem ligar pedindo ajuda de quatro países: Portugal, Espanha, França e Itália.

Tudo sob controle
Inflação em alta, crescimento pouco robusto, política cambial errática. Nada disso tira o ministro Guido Mantega da Fazenda. A presidente Dilma confia no auxiliar e, por ora, não está em seus planos mexer na equipe econômica. A despeito das críticas, a avaliação no Palácio do Planalto é que a vida vai melhorar.

Controle rígido
A presidente Dilma controla tanto os atos de governo que até discursos dos ministros passam pelo seu crivo. Na véspera de eventos oficiais, os textos são mandados para o Planalto e devolvidos com correções e assuntos excluídos.

Favor não fumar
Apoiadores da ex-ministra Marina Silva estão oferecendo hospedagem gratuita aos que viajarem a Brasília, no próximo fim de semana, para o lançamento de seu partido, que deverá se chamar Rede EcoBrasil. Disponibilizam sofás-cama, colchões infláveis e, os que aceitam receber fumantes, especificam que é preciso sair do apartamento para fumar.

Dilma só para baixinhos
A presidente Dilma abriu as portas do Alvorada para filhos e netos de ministros assistirem com ela ao filme Tainá, a Origem. Foram recebidos com pipoca e minipizza. Depois, brincaram de esconde-esconde na residência oficial.

Além das fronteiras
O governo está conversando com Peru e Bolívia, que querem compartilhar o uso dos Vants, aviões não tripulados para fiscalizar fronteiras. O Brasil já recebeu documentos enviados pelo governo Evo Morales sobre uma eventual parceria.

O SITE DA ANAC está desatualizado. Rubens Vieira, flagrado na Operação Porto Seguro, aparece como diretor, sem ressalva que foi afastado em 2012.

Nenhum comentário: