quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Seguindo os passos de Lula - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 06/02

De olho na reeleição, a presidente Dilma começa 2013 retomando práticas do ex-presidente Lula que deram certo. Depois de um ano sem dar entrevistas a rádios regionais, resolveu falar ontem com três emissoras paranaenses. E pediu à assessoria que mantenha a prática. Dilma também turbinou a agenda de viagens. Irá neste mês a Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Contrato de risco preocupa governo
O governo está preocupado com os contratos fechados entre a Match, operadora oficial da Fifa, e os hotéis, para a Copa do Mundo. Até fevereiro de 2014, todos os quartos reservados pela empresa podem ser devolvidos sem multa. Os hoteleiros não poderão cobrar tarifa menor do que a acertada no contrato com a Match, no caso da devolução. Na prática, estabeleceu-se um piso tarifário, medida abominada pelo Cade. Além do contrato de risco, que começa a causar arrependimento entre empresários, há ainda cláusula de confidencialidade que os proíbe de divulgar os preços contratados.

“Renan (Calheiros) e Henrique (Alves) se elegeram com o discurso de recuperar a soberania do Congresso. Esperamos que cumpram a palavra”
Ronaldo Caiado
Líder do DEM na Câmara

Agiliza aí
O primeiro pedido da presidente Dilma ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é que faça requerimento de urgência para votar este mês a criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa, a tempo da reforma.

Desagradou ao chefe
O vice Michel Temer está "decepcionadíssimo" com o deputado Sandro Mabel (GO), que recorreu ao STF para reverter a vitória de Eduardo Cunha (RJ) na disputa pela liderança do PMDB na Câmara. Temer avalizou um acordo entre os dois justamente para evitar o choro do perdedor. Portanto, o acerto previa que Mabel não recorreria à Justiça.

Quem manda
O empresário Jorge Gerdau foi o mentor da concessão dos portos, mas não gostou da redação da MP que libera construção de portos privados não só para fins industrias. Reclamou e o governo corre para mudar o texto e apresentar nova MP.

Presente de grego
A cúpula do PMDB não gostou da ideia do ex-presidente Lula de lançar o vice Michel Temer para o governo de São Paulo, com apoio do PT. Os peemedebistas não veem lucro nessa jogada. Primeiro, não acreditam no apoio fiel do PT. E acham que Temer entraria numa disputa contra a força da caneta do governador Geraldo Alckmin e do PSDB, há 18 anos no poder.

Cabo eleitoral
O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), reuniu domingo à noite 30 deputados em um restaurante para comemorar sua eleição. Aproveitou a presença de Rose de Freitas (ES) e pediu que votassem nela para presidente da Câmara.

Agenda lotada
A blogueira cubana Yoani Sánchez recém ganhou passaporte do governo e já tem compromissos no Brasil até abril, quando participará da 26ª edição do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre.

SOMBRA E ÁGUA FRESCA. A presidente Dilma vai passar o carnaval na Base Naval de Aratu, em Salvador. Quer privacidade e viajará só com a família.

Nenhum comentário: