domingo, fevereiro 10, 2013

Sambão com gestão - HENRIQUE MEIRELLES

FOLHA DE SP - 10/02


Visitantes que assistem aos desfiles das escolas de samba se deslumbram não somente com o ritmo, o espetáculo e a emoção, mas também com a sua organização.

De fato, é impressionante o número de envolvidos e a diversidade de cenários e papéis, tudo funcionando de maneira sincronizada numa festa marcada pela explosão das emoções e pelo descompromisso com formalidades.

Essa aparente contradição intrigou muitos estudiosos da administração. Como, dentro do ambiente carnavalesco, pode funcionar de forma tão eficiente uma estrutura com tantos participantes de ori-gens tão diversas, muitos reunidos somente no dia do desfile, organizados em ensaios apenas parciais?

O resultado desses estudos são muito úteis para a administração pública e privada.

A primeira lição importante é que a organização tem que levar em conta a cultura e as condições objetivas na qual opera. O desfile está totalmente inserido na cultura local. Seus participantes se sentem à vontade para exercer seu ritmo natural e com ele construir um espetáculo grandioso que encanta milhões de pessoas do mundo todo com beleza visual e conteúdo emocional.

O grande segredo é a estrutura relativamente folgada das escolas, que dá a cada participante grande margem de manobra para exercer sua criatividade, divertir-se, acenar aos amigos, sem deixar de desempenhar seu papel nem prejudicar o espetáculo. A regulação é justamente feita para preservar esse espaço individual.

Outros pontos importantes são a cadência da música, determinada pela bateria, que marca um ritmo comum a toda a estrutura, e a direção, determinada pela própria limitação física do sambódromo. Há ainda uma clara divisão de setores, definidos por figurinos e cores, e um forte componente motivacional: os participantes da organização estão muito motivados e desempenham seu papel por escolha.

Muito importante também é o fator plateia. Estudos recentes de psicologia organizacional mostram uma diferença enorme de desempenho entre pessoas que executam determinada tarefa isoladamente e pessoas que a executam com outros assistindo. Quanto maior a plateia, maior a motivação, pois o ser humano é gregário por natureza.

O desfile de Carnaval mostra, assim, um caminho de sucesso para as organizações: estrutura inserida na cultura local; ritmo e direção comuns a todos; papéis claramente definidos; margem de manobra no exercício de cada tarefa; alto grau de motivação e planejamento.

Já vimos fracassos enormes de organizações que falham em atender a esses conceitos básicos em desfile na avenida.

Nenhum comentário: