quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Pelo ar e pelo mar - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 27/02

Pacote de intervenções do governo federal em obras e concessões de transportes coloca Geraldo Alckmin em choque com o Planalto. Recém-lançado por Dilma Rousseff, o programa de expansão de aeroportos contempla 19 terminais do Estado, muitos deles em conflito com PPPs previstas pelo tucano. Outro ponto que aflige o Bandeirantes é a medida provisória que delega à Antaq arrendamentos de áreas no porto de São Sebastião, onde Alckmin acaba de injetar R$ 165 milhões.

Quem ri... Em meio à pressão de Carlos Lupi para desalojá-lo do ministério, Brizola Neto (Trabalho) reage e diz que o PDT não é um "partido de aluguel'' que negocia apoio a Dilma em troca de cargos. "O partido não está em leilão nem à venda."

... por último? Lupi, que deixou a pasta sob acusações em 2011, negocia com PSB e PSDB. "Ele pode até querer ir, mas não leva o partido. Estaremos no palanque de Dilma em 2014", desafia o ministro.

Sujou 1 A Rede, de Marina Silva, experimenta sua primeira cisão. Ala liderada por Alfredo Sirkis (PV-RJ) insiste em que o estatuto da legenda exija ficha limpa dos filiados. A regra havia sido retirada a pedido de militantes em direitos humanos.

Sujou 2 "Ao colocar tanta ênfase na questão ética no seu discurso inicial e, ao mesmo tempo, não adotar a Ficha Limpa, a Rede se expõe a um desgaste político desnecessário, do qual é preciso sair rapidamente", diz Sirkis, em texto enviado aos sonháticos.

Me liga Sem pedir para que Eduardo Campos desista de ser candidato a presidente, Jaques Wagner (PT-BA) se colocou "à disposição" do colega para conversar, durante jantar que varou a madrugada de ontem em Recife (PE).

Cena Defensor do apoio a Dilma Rousseff em 2014, Cid Gomes (CE) disse ontem à presidente que não se impressione com gestos do PSB pró-Eduardo Campos no Congresso. Para ele, os líderes Beto Albuquerque (RS) e Rodrigo Rollemberg (DF) querem ver o "circo pegar fogo''.

Mestre Lula pediu a Vagner Freitas que a CUT engrosse suas caravanas. O sindicalista participa da etapa inaugural amanhã, em Fortaleza.

Abrigo 1 Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba (SP) e auxiliar de José Serra no Ministério da Saúde, assumirá a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), braço operacional da Secretaria de Educação do Estado.

Abrigo 2 João Paulo Papa (PMDB), que deixou a Prefeitura de Santos, será diretor de tecnologia da Sabesp. Miguel Haddad (PSDB), ex-prefeito de Jundiaí, deve virar coordenador estadual da Conferência das Cidades.

Wally O PSDB-MG se esforçou para esconder Eduardo Azeredo, pivô do mensalão mineiro, durante ato de apoio a Aécio Neves protagonizado por FHC anteontem. Discretamente instalado na plateia, o ex-governador não foi citado pela organização.

Resta um A CNB concedeu prazo de um mês para que o deputado Vicente Cândido e o ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza cheguem a um acordo para candidatura única da corrente à direção do PT paulista. João Paulo Cunha é ativo cabo eleitoral de Cândido. José Dirceu tem manifestado apoio a Emídio.

Visita à Folha Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e senadora pelo PSD de Tocantins, visitou ontem a Folha, onde foi recebida em almoço. Estava acompanhada de Getúlio Nunes, superintendente de Comunicação e Marketing da CNA, e Christiane Samarco, assessora de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"O conceito de juventude de Renan me parece equivocado. Bem que ele poderia rejuvenescer, pois toda a idade tem seu prazer e seu medo."
DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES (PSOL-AP), sobre o presidente da Casa ter afirmado que participaria dos protestos contra ele "se fosse mais jovem".

contraponto


Vovô sabe tudo


Durante debate do Congresso do PSDB-SP, sábado, Aloysio Nunes respondia a perguntas dos militantes tucanos, quando interrompeu sua fala para avisar que precisaria se ausentar, pois tinha compromisso agendado:

-É uma reunião importantíssima com três pessoas, entre elas o Fernando.

O vereador paulistano Floriano Pesaro interveio, imaginando se tratar do ex-presidente da República:

-Mas o Fernando Henrique pode esperar!

-Olha, é mais importante que ele. É o Fernando, meu neto -, justificou o líder tucano no Senado.

Nenhum comentário: