quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Para que a pressa? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 06/02

À diferença de Marco Maia (PT-RS), Henrique Alves (PMDB-RN) não deve alimentar o confronto com o STF no caso da cassação dos deputados mensaleiros. Para dar sobrevida a João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoino (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), o novo presidente da Câmara planeja esticar prazos. Os processos seguiriam um longo trâmite depois do acórdão e da fase de recursos. Há quem aposte que os quatro consigam até concluir os mandatos.

Rotas de fuga Deputados governistas articulam para que os processos passem pelo Conselho de Ética, que votaria pelo arquivamento e os remeteria ao plenário. Outros defendem que a situação dos mensaleiros seja analisada pela corregedoria da Casa.

Capitania O Conselho de Ética é o único órgão da Casa ainda vago. Ricardo Izar (PSD-SP), filho e homônimo do deputado que comandou o órgão quando veio à tona o mensalão, pleiteou a presidência, mas não há definição. A corregedoria deverá ficar com Átila Lins (PSD-AM).

Vizinhança Depois dos recados do discurso de posse, Alves fará visita institucional ao presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, hoje à tarde. Antes, pela manhã, se encontra com Dilma Rousseff.

Companheiro O presidente da Câmara recebeu telefonema de Lula, parabenizando-o pela vitória. Combinaram um encontro no final do mês, em São Paulo.

Ziriguidum O STF cancelou sessões plenárias marcadas para a Quarta-Feira de Cinzas e para a quinta-feira.

Só love Após maratona de inaugurações no Paraná, anteontem, Dilma e o governador Beto Richa marcaram nova audiência em Brasília, após o Carnaval. A presidente, que pediu aplausos para Gleisi Hoffmann (Casa Civil), potencial candidata em 2014, quer preservar a boa relação institucional com o tucano.

Fim... Encerrada a quarentena de transição republicana, auxiliares de Gilberto Kassab reagirão em defesa de projetos prioritários da gestão anterior engavetados por Fernando Haddad.

... da trégua Miguel Bucalem, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, está incumbido de debater a recém-congelada Nova Luz com o atual titular da pasta, Fernando de Mello Franco.

#prontofalei De Gabriel Medina, coordenador de Juventude de Haddad, em seu Twitter: "Renan e Henrique Alves são a expressão da crise da democracia representativa brasileira. Triste!".

Mais um O prefeito paulistano apresentará antecipadamente a líderes governistas o pacote de projetos que enviará à Câmara após o Carnaval, entre eles o que prevê isenção da taxa da inspeção veicular. Na ocasião, deve receber a adesão do DEM, que apoiou José Serra em 2012.

Quebra-cabeças Serra tem reclamado, em privado, de aliados que sugerem sua nomeação para a Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo. Diz que o movimento ocorre à sua revelia e o indispõe com Geraldo Alckmin.

Baixa Em carta, Mendes Thame comunicou aos dirigentes do PSDB-SP que deixará a coordenação do congresso estadual da sigla. O deputado preside a seção paulista do Instituto Teotônio Vilela e afirma ter sido escanteado no evento.

Bases Ao sinalizar à CUT que reabrirá diálogo com as centrais sindicais, Dilma procura isolar o desafeto Paulinho da Força (PDT). A presidente, que esteve com líderes do MST anteontem, confirmou que irá a encontro de mulheres camponesas.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
Fonteles é o Sherlock brasileiro? Seria bom se a Comissão da Verdade desvendasse agora as mortes de Celso Daniel e Toninho do PT.
DO DEPUTADO JAIR BOLSONARO (PP-RJ), sobre o ex-procurador-geral da República ter confirmado que Rubens Paiva foi assassinado no DOI-Codi.

contraponto


Homenagem póstuma


Garibaldi Alves visitava Parelhas (RN), no mês passado, para comemorar o Dia de São Sebastião. Em clima de festa, o ministro da Previdência foi recebido calorosamente pelos convidados de seu Estado. Em determinado momento, uma senhora se aproximou e disse que gostaria de fazer uma solicitação:

-Olha, ministro, eu gostaria muito que o senhor viesse para o meu enterro!

Atônito com o inusitado pedido da conterrânea potiguar, Alves devolveu, sem titubear:

-Olhe, já eu não gostaria de lhe atender tão cedo...

Nenhum comentário: