quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Ordem unida - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 28/02

O apelo do PT para que CUT e MST se integrem às caravanas de Lula tem como objetivo engajar essas entidades à "campanha permanente" de Dilma Rousseff, deflagrada com a antecipação da disputa de 2014. Petistas entendem que precisarão vencer resistências imediatas desses setores à presidente para que eles não criem obstáculos ao projeto de reeleição. Há contenciosos: centrais acham que o governo ignora a pauta sindical, e o ritmo da reforma agrária é considerado lento.

Em casa Mônica Valente, mulher de Delúbio Soares, foi homenageada pela CUT ontem no evento aberto por Lula em São Paulo. O ex-tesoureiro condenado no mensalão foi um dos mais festejados.

Flerte Comitiva da Força Sindical irá a Recife para "visita de cortesia" a Eduardo Campos (PSB-PE) na segunda-feira. O governador fará palestra em encontro da direção da entidade em abril.

Só love Além de confirmar presença na convenção do PMDB no sábado, Dilma recebe hoje os líderes Eduardo Cunha (Câmara) e Eunício Oliveira (Senado). Na solenidade do fim de semana, a presidente deve discursar e dividir as conquistas do governo com o principal aliado.

Âncora O Planalto determinou ontem que a condução da medida provisória dos portos passe ao Congresso. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), deve coordenar negociação com as centrais sindicais.

Pressa Em conversa com Braga, ontem, Dilma pediu agilidade na aprovação do projeto que cria o Ministério da Micro e Pequena Empresa, que deverá ser entregue ao PSD de Gilberto Kassab.

Asas A cobiça de PSD, PR e PMDB pela Secretaria de Aviação Civil se justifica pelo fundo de R$ 7,3 milhões que financiará a construção de pequenos aeroportos regionais. O dinheiro virá da outorga de terminais concedidos pelo governo federal.

Canelada Setores do PT voltaram a se movimentar para puxar o tapete de Aldo Rebelo e assumir o Ministério do Esporte, empurrando o aliado para a coordenação política. A sinalização do Planalto, no entanto, é que a presidente não mexerá na pasta.

Adeus Dilma enviará hoje uma carta de despedida a Bento 16. Será a primeira vez que a presidente se manifestará após o anúncio da renúncia do papa, no dia 11. Ela retoma, assim, as relações com o Vaticano, frias desde a campanha de 2010.

Brinde Luís Inácio Adams foi saudado no jantar oferecido ontem pelo vice-presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu, ao qual chegou junto com Dilma. A derrubada da liminar que obrigava a análise dos vetos presidenciais em ordem cronológica ajudou a restabelecer o prestígio do titular da AGU.

UPP Jaques Wagner entregou a Joaquim Barbosa carta em que manifesta interesse da Bahia em abrigar a Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social, parceria da ONU com o governo brasileiro. Caberá ao STF definir a sede do projeto, aprovado no Fórum de Bellagio, na Itália, em 2011.

Oremos Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo terão palestra motivacional do padre Fábio de Melo, campeão católico de vendagem de livros e CDs.

Bandeira branca Barros Munhoz, presidente da Assembleia paulista, visitou ontem Márcio Elias Rosa, procurador-geral da Justiça. Em meio à guerra de deputados e promotores pela tramitação da PEC que limita investigações do Ministério Público, o tucano quis reafirmar "respeito institucional".

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Como líder, expresso a opinião do meu partido. Infelizmente, outros expressam a opinião que serve a outras legendas."
DO SENADOR RODRIGO ROLLEMBERG (PSB-DF), sobre Cid Gomes ter dito que ele é um dos que mais estimulam Eduardo Campos a se candidatar ao Planalto.

contraponto

Love is in the air


Em viagem à Espanha, o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) telefonou anteontem para a mulher, Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil de Dilma Rousseff.


-Tudo certo com você e as crianças? Estou saindo para os últimos compromissos e depois vou ao aeroporto. Chego amanhã cedo.

A ministra respondeu:

-Pensei que chegaria hoje! Então não vamos nos ver? Lembrando que Gleisi viajaria a Londres, onde participará do road-show de obras do governo, Bernardo disse:

-Vamos sim! Se ficar atenta, na travessia do Atlântico.

Nenhum comentário: