domingo, fevereiro 03, 2013

O conselheiro - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 03/02

O presidente Lula, nas duas últimas conversas com a presidente Dilma, sugeriu que ela deveria descentralizar, soltar o governo, dando maior autonomia aos ministros. Lula também pediu que Dilma converse mais com a sociedade. Na volta das férias, ela fez uma rodada de encontros com empresários e agora iniciará uma com sindicalistas e movimentos sociais.

A verdade da verdade
A presidente Dilma esperava mais da Comissão da Verdade e teme que não produza os resultados esperados. O Planalto pensa em substituir integrantes do órgão. Gilson Dipp enfrenta há quatro meses problemas de saúde. José Paulo Cavalcanti Filho participou de duas reuniões até hoje, e o único conselheiro que tem dedicação exclusiva ao trabalho é seu presidente, Cláudio Fonteles. A presidente Dilma convocou todos os conselheiros para reunião nos próximos dias a fim de realinhar os trabalhos. Há reclamações de que são feitas poucas audiências públicas e que não há comoção na sociedade, o que traria resultados e novidades sobre os anos de chumbo.

Cada um na sua
A partir desta semana, travestis e transexuais poderão ter seus nomes sociais impressos no Cartão SUS. A intenção do governo é promover o acesso digno nos serviços de saúde.

" O velho Restelo, personagem de Camões, naquela época dizia que esse negócio de navegação não ia dar certo. O Nelson Rodrigues dizia que o brasileiro tinha complexo de vira-lata"
Aldo Rebelo Ministro do Esporte, sobre os pessimistas em relação à Copa e às Olimpíadas

Atrás do voto
A América do Sul tem quatro vagas de deputado e duas de senador no Parlamento Italiano. Os brasileiros querem acabar com a hegemonia dos argentinos. Cláudia Antonini (foto), com dupla cidadania, é filiada ao Partido Democrático da Itália. Outros dez brasileiros estão na disputa. Eles precisam de cerca de 17 mil votos para se eleger.

Na pressão
Recém-eleito, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu as primeiras missões do Planalto: criar fórmula para que os vetos não parem o Congresso, votar a nova regulamentação do FPE e resolver os royalties do petróleo.

Caravanas da discórdia
Tem gente no PT que está exultante, mas há outros começando a ficar preocupados. O drama envolve as caravanas que o ex-presidente Lula fará a partir de março. Petistas acham que a base social do partido pode começar a pressionar e pedir sua volta, em 2014. Há quem diga que a presidente Dilma estaria insegura com os desdobramentos das viagens do ex pelo Brasil.

A pedra no meio do caminho
Para ser o vice de Dilma em 2014, o governador Eduardo Campos (PSB) terá que fazer um grande esforço para reconquistar a confiança dos petistas. Segundo um interlocutor, a eleição de Recife está atravessada na garganta do ex-presidente Lula.

Trânsito desimpedido
Este mesmo interlocutor do ex-presidente Lula conta que o vice Michel Temer marcou pontos ao retirar a candidatura do deputado Leonardo Quintão, para o PMDB apoiar o ex-ministro Patrus Ananias (PT) em Belo Horizonte.

Na direção do PMDB, avalia-se que Henrique Alves (RN) terá entre 240 e 260 votos. Se ganhar em primeiro turno, será por pequena margem. 


Nenhum comentário: