sábado, fevereiro 16, 2013

Movimento negro - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 16/02

Deu entrada ontem no STF uma ação patrocinada pelo Instituto de Advocacia Racial e Ambiental contra Dilma Rousseff, Aloizio Mercadante e todos os reitores de universidades federais. São acusados de esnobar a lei nº 10.639. É a que inclui o ensino de história e cultura afro-brasileira nos currículos da educação básica e da formação de professores do país.

Segue...
O processo caiu nas mãos da ministra Rosa Weber.

Exodus
Samy Cohn, o empresário que faleceu ontem, aos 98 anos, era judeu nascido na Romênia. Antes de vir para o Brasil, onde fez grande fortuna como banqueiro e minerador, agenciou, na década de 40, navios para levar judeus para a Palestina antes da fundação do Estado de Israel. Estas viagens renderam o filme épico “Exodus”, com Paul Newman.

Boletim médico
Fernanda Abreu recebeu alta ontem da Clínica São Vicente, na Gávea, no Rio. A cantora foi internada na terça. Segundo o pneumologista Arthur Vianna, Fernanda estava com gripe forte e febre alta.

No mais
Ainda sobre a polêmica levantada por Diogo Nogueira no carnaval, que criticou a Mangueira por homenagear Cuiabá em pleno centenário de Jamelão. O coleguinha Sérgio Cabral, pai, lembra que em 2008, ano do centenário de Cartola, a Mangueira homenageou Recife. “Pelo visto sobram várias capitais para os futuros centenários de grandes sambistas da Mangueira”, lamenta.Fala sério, Mangueira. 

‘NA MINHA CASA TODO MUNDO É BAMBA...’ 
Esta foi a semana de Martinho da Vila. O querido sambista festejou seus 75 anos ao lado de amigos e de parentes, ainda de madrugada, na concentração de sua escola do coração, a campeã Vila Isabel. Horas depois, seu samba-enredo (com os parceiros André Diniz, Arlindo Cruz, Leonel e Tonico Ferreira) ganhou o Estandarte de Ouro. Agora, para completar sua alegria, soube que seu sambabook, com direito a participação de sua quilométrica família (veja na foto acima), será lançado em abril pela Musickeria. Aliás, é tanta gente que falta espaço para citar o nome de todo mundo. Viva Martinho! 

A noite do meu bem 
Dolores Duran, morta no auge da carreira, aos 29 anos, ganhará uma bela homenagem. Dia 5, na Miranda, Rodrigo Faour vai contar histórias da cantora intercaladas com apresentações musicais de João Donato, Carlos Lyra, Doris Monteiro, Leny Andrade e Elba Ramalho. O espetáculo vai virar CD e DVD.

Menino do Rio
Tom Cruise vai voltar ao Rio. Será sua quarta visita à cidade. Dessa vez, vem lançar o filme “Oblivion”, da Paramount, que estreia em 12 de abril. O ator pediu um tempo livre para flanar pelo Rio. Chega dia 27 de março e só vai embora quatro dias depois.

Arte de Millôr
O Instituto Moreira Salles (IMS) vai receber o acervo de Millôr Fernandes (1923-2012). Será em regime de comodato por dez anos. Seguirão para o instituto duas mapotecas de cinco gavetas abarrotadas de desenhos do escritor e cartunista, morto em março.
Ele merece.

Há esperança
Cinquenta usuários de crack, levados pela prefeitura ao abrigo Rio Acolhedor, em Paciência, estão trabalhando no reflorestamento de uma área ambiental em Santíssimo. O trabalho, parceria da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social com a empresa Ponta do Céu, é remunerado e começou mês passado.

Efeito Santa Maria
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage continua fechada desde aquela blitz promovida pelo Corpo de Bombeiros pós-tragédia na boate Kiss, no início do mês. Todos os cursos de arte estão suspensos. Semana que vem, os bombeiros devem fazer uma nova vistoria no lugar.

Programação suspensa
A peça “Bonifácio Bilhões” no Teatro Vanucci, Rio, está suspensa desde quinta passada. É por causa da ausência da querida atriz Márcia Cabrita.

E-book saúde
O livro “Te cuida!”, do cardiologista Claudio Domenico, editado pela Casa da Palavra, vai sair em versão digital. A obra vai ganhar também uma quarta edição de papel.

Deus castiga
Semana passada, um casal de senhorzinhos estava de carro, parado num sinal em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, quando um rapaz bateu na traseira. Após aquelas conversas iniciais, a senhorinha perguntou o que tinha acontecido. Ele disse que estava orando pra agradecer ao Senhor e fechou os olhos. Pode?

Nenhum comentário: