sexta-feira, fevereiro 15, 2013

MEDIDA CERTA - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP -15/02

Três em cada dez paulistanos são obesos. É o que conclui uma pesquisa realizada com cerca de 15 mil pessoas no último trimestre de 2012. Desse grupo, 19% têm obesidade grau 1 (forma mais leve), 7,2%, o nível 2, e 2,7% sofrem de sobrepeso mórbido.

BALANÇA
No total, outras 5.600 pessoas estão "cheinhas" -totalizando 66,4% de paulistanos acima do peso ideal. Há mais mulheres obesas: 30% contra 24% dos homens avaliados. A obesidade é estabelecida quando o cálculo do IMC (índice de massa corpórea, que divide seu peso por sua altura ao quadrado) é maior do que 30.

BALANÇA 2
O estudo foi feito pelo programa Meu Prato Saudável, dos institutos do Coração (InCor) e da Criança do Hospital das Clínicas da Medicina da USP, em parceria com a LatinMed Editora em Saúde.

MERCADO DO RISO
Depois de perder Marcelo Adnet, Dani Calabresa e Tatá Werneck, a MTV traz de volta outra trupe: o grupo Hermes e Renato, que passou dez anos anos na emissora antes de ir para o programa "Legendários", da Record, em 2011. A estreia da atração está prevista para março.

TRILHA
Bruno Sutter, que faz o roqueiro Detonator, não estará no programa novo. Ele já havia voltado à MTV há um ano e segue para outro projeto.

BEIJO DE CINEMA
A atriz global Mariana Ximenes e o artista Vik Muniz curtiram o último respiro de Carnaval anteontem, no bloco Me Beija que Eu Sou Cineasta, no Rio. A comediante Dada Coelho, com uma faixa de Miss-Eráveis, o roteirista William Vorhees, a atriz Carol Fazu e Luiza Sperandio também pularam a Quarta-Feira de Cinzas

EM CASA
Gilberto Gil e Marina Silva conversaram anteontem por telefone. Ele vai gravar vídeo de apoio ao novo partido que ela lança amanhã. Mas não vai a Brasília. O cantor fica em Salvador porque sua mãe, dona Claudina, está internada na UTI do Hospital Português. Aos 99 anos, está com pneumonia.

CANÇÃO
No Carnaval, ao receber visita, dona Claudina, que adora cantar, celebrava o fato de "todos na família fazerem o que gostam". E se orgulhava de Gil viver exclusivamente da música.

TÔ NESSA
O ator Wagner Moura também prometeu enviar vídeo de apoio para ser exibido no evento liderado por Marina.

BALÃO
Parte da equipe da presidente Dilma Rousseff interpreta os movimentos do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE), como uma investida para que ela não concorra à reeleição em 2014.

BALÃO 2
Ministro paulista do PT disse à coluna que Campos, ao se lançar candidato à Presidência, estica a corda para que Lula se transforme no único político capaz de unir a base aliada. Por ele, e só por ele, o pernambucano retiraria a candidatura. Com uma condição: ser vice, transformando-se no herdeiro "natural" do lulismo.

BALÃO 3
O PMDB, sem a vice, teria candidato ao governo de SP com apoio do PT -balão de ensaio já lançado por Lula.

BALÃO 4
Nesse contexto, os dilmistas não estranham que Campos faça críticas a Dilma quando se encontra com empresários -poupando sempre o ex-presidente Lula.

SIGA O PAPA
Montagem com foto de Bento 16 sugerindo a Anna Cintra, reitora da PUC-SP, que renuncie já foi curtida e compartilhada por mais de 800 pessoas no Facebook: "Se eu que sou papa posso, você também pode", diz a sátira. Cintra, que assumiu sob protesto de alunos e professores, diz que respeita a manifestação. E que "lamenta" a "postura agressiva de alguns poucos" numa comunidade de 20 mil pessoas.

CURTO-CIRCUITO
O grupo Paranga inicia temporada com Renato Teixeira, Chico Teixeira e Gabriel Sater no Sesc Ipiranga, às 21h. 10 anos.

O Terno toca às 21h30 no projeto Estéreo MIS. 14.

O DVD de "Gonzaga - De Pai para Filho" será lançado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, às 18h.

Mart'nália e Trio Preto +1 animam o baile do Glamurama, às 22h, no MAM-RJ.

O Instituto Inhotim teve 8.014 visitantes na terça de Carnaval -32% a mais do que na data em 2012.

Marcos Oliveira, o Beiçola de "A Grande Família", estreia a peça "Biografia Não Autorizada" em 1° de março, no MuBE. 16 anos.

Nenhum comentário: