terça-feira, fevereiro 12, 2013

Me leva que eu vou - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 12/02

COM SIMONE IGLESIAS

Os tucanos estão preocupados com a demora de Aécio Neves (MG) em assumir a candidatura à Presidência. Dizem que, se isso não acontecer até a convenção de maio, o partido corre o risco de enfrentar muitas deserções. O PSB tem assediado tucanos de São Paulo e Pernambuco, que pensam em sair por espírito de sobrevivência e pela falta de perspectiva de poder do PSDB.

Sacode a poeira
Para conseguir pensar em 2014, o PSDB precisa esgotar sua agenda interna. Tucanos responsabilizam o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ex-prefeito José Serra por paralisarem o partido num momento crucial para demarcar posição. A combinação explosiva formada por demora para se articular, insatisfações crescentes e falta de perspectiva de poder pode resultar em um PSDB desunido e menor para enfrentar as eleições do ano que vem. Não há, segundo os tucanos, nem articulação básica entre as bancadas da Câmara e do Senado, que estão atuando sem uma estratégia comum.

“Deram ao Papa Bento XVI três missões: fazer Serra apoiar Aécio, o Palmeiras campeão da Libertadores, e Barrichello voltar à F-1. Renunciou”
Ricardo Berzoini
Deputado federal (PT-SP)

Na berlinda
Em conversas com ministros, é recorrente a insatisfação de empresários com a atuação de Guido Mantega (Fazenda). Dizem que perderam a confiança, que ele não passa segurança e que o governo tem visão muito intervencionista.

Shhhhh!
O grupo de trabalho da eleição do embaixador Roberto Azevêdo a presidente da OMC foi desalojado da sala que ocupava no Itamaraty. O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) se incomodou com o barulho, pois a sala cedida, o comitê de imprensa, fica embaixo do seu gabinete. O grupo foi realojado numa sala no subsolo.

Todos são iguais
O PSOL apresenta projeto de resolução que acaba com privilégios a ex-presidentes da Câmara. Acha que a isonomia está sendo desrespeitada e critica o deputado Marco Maia (PT-RS) por ter desalojado servidores para fazer amplo gabinete.

Jeitinho
Marcelo Déda (PT-SE) é o único dos 17 governadores que não conseguiu aprovar o Proinvest, ajuda financeira da União para obras de infraestrutura, na Assembleia de seu estado. Os deputados rejeitaram o aporte de R$ 727 milhões em dezembro. Mas, para socorrer o aliado, a presidente Dilma prorrogou o prazo de adesão ao programa até o fim deste mês.

Tudo se resolve
Para evitar que o PR vá à Justiça exigindo a proporcionalidade nos cargos da Mesa, pois ficou atrás do PP, com bancada menor, o presidente do Senado, Renan Calheiros, deu ao partido a Ouvidoria e uma vaga na Procuradoria da Casa.

Ossos do ofício
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) não tem mais dedos para furar neste carnaval. Em cada posto avançado de Saúde que visita, entre o Rio e o Nordeste, é recrutado para a testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C.

DE OLHO NOS VIZINHOS. O ex-ministro e coordenador do Instituto Lula, Luiz Dulci, será observador nas eleições presidenciais do Equador, dia 17.

Nenhum comentário: