sábado, fevereiro 23, 2013

Lista de dispensa - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 23/02

Em mais um gesto de contestação à herança de Gilberto Kassab, Fernando Haddad exonerou 400 funcionários de confiança instalados pelo antecessor nas 31 subprefeituras cumprindo cotas de indicações de vereadores e partidos aliados. Os cargos serão preenchidos gradativamente, mas o prefeito proibiu apadrinhamentos para funções de coordenação e supervisão. Pela lógica do governo Haddad, só as chefias de gabinete serão ocupadas por servidores de perfil político.

Geopolítica 1 Salvo alteração de última hora, Recife, capital do Estado governado por Eduardo Campos (PSB), está excluída do mapa das caravanas do PT e de Lula, que começam na quinta-feira, em Fortaleza. O roteiro prevê nove escalas até o encerramento em Salvador, em maio.

Geopolítica 2 Organizados pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, e pelo instituto do ex-presidente, os seminários serão temáticos. O de Cuiabá (MT), em 15 de março, abordará a agricultura. O evento de Manaus (AM), previsto para 20 de abril, tratará de sustentabilidade.

Hortifrúti Em busca de adesões para fundar seu novo partido, Marina Silva percorrerá hoje a feira do Guará, no Distrito Federal. A ex-ministra levará a tiracolo o deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF), que dá suporte à criação da Rede.

Subliminar De um pessebista, sobre a "rinha" entre PT e PSDB apontada por Eduardo Campos: "Que marketing é esse do Aécio que reforça o 13, número do PT?".

Diplomacia 1 Após a polêmica sobre Yoani Sánchez, o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez, se reuniu anteontem com membros da assessoria internacional da Presidência.

Diplomacia 2 O Planalto diz que o embaixador, que liderou ação para difamar a blogueira, pediu a audiência na semana passada.

Nada feito Além das exigências que conseguiram emplacar para evitar greves futuras, as federações petroleiras tentaram que o governo desistisse da multa arbitrada pelo TST para a paralisação de ontem. Consultado, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse não.

Sujou A Câmara de São Paulo mudou as regras da Ficha Limpa para contratação de funcionários. Portaria da Mesa Diretora permite que o servidor ateste de próprio punho que não tem pendências judiciais para ser admitido. Antes, era exigida a apresentação de certidões negativas.

Alvo fácil Enquanto insiste na discussão de emenda que restringe o poder de investigação do Ministério Público, a Assembleia paulista passará a debater projeto recém-apresentado por Vitor Sapienza (PPS) que cria o "Dia Estadual do Ovo".

Guardanapos... O ex-procurador-geral de Justiça do Rio Cláudio Lopes arquivou procedimento que investigava as viagens do governador Sérgio Cabral com Fernando Cavendish, dono da Delta. A decisão foi tomada em 9 de janeiro, oito dias antes de Marfan Martins Vieira assumir o lugar de Lopes.

... limpos No despacho, Lopes afirma que não há indícios de improbidade nas viagens do governador com o empresário. Cabral esteve com Cavendish em Mônaco, em viagem particular, e em Paris, durante missão oficial.

No atacado Pré-candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB) reunirá prefeitos e secretários das 399 cidades paranaenses segunda-feira, no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Anunciará repasse de R$ 39 milhões para saúde preventiva, incluindo campanhas e vigilância sanitária.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI


TIROTEIO

"Com o preço estratosférico e a especulação que corre solta no Rio de Janeiro, o jogo deveria se chamar Bando Imobiliário."
DO DEPUTADO MARCELO FREIXO (PSOL-RJ), sobre a versão do tradicional jogo de tabuleiro "Banco Imobiliário", que destaca ações do governo Eduardo Paes.


CONTRAPONTO

Fora de área


Durante as negociações sobre a MP dos Portos, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) pediu que o ministro Leônidas Cristino (Portos) não executasse multa judicial de R$ 200 mil pela greve no setor. Ao perceber que o governo não queria negociar, o dirigente da Força Sindical disse:

-Vou telefonar agora e pedir para a greve, de sete horas, continuar até completar 24 horas, já que multa refere-se ao valor de um dia.

Cristino decidiu consultar o Planalto. Na volta, disse:

-Aceitamos não cobrar a multa, mas o senhor nem pegue neste telefone durante a reunião!

Nenhum comentário: