sábado, fevereiro 23, 2013

Fora da linha - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 23/02

O embaixador Roberto Abdalla retorna hoje ao país após investigar o cônsul do Brasil em Sydney (Austrália), Américo Fontenelle. Já afastado do cargo, Fontenelle vai responder a processo disciplinar por assédio moral contra seus funcionários. Promovido por ter sido assessor do ex-ministro José Dirceu, ele tinha por hábito fazer chacota do embaixador na Austrália, Rubem Antonio Correa Barbosa.

Tricô diplomático
A intervenção determinada pelo ministro Antonio Patriota ocorreu pelo volume de denúncias contra o embaixador Fontenelle, que já fora alvo de sindicância no Canadá. Um relato recebido pela Comissão de Ética do Itamaraty conta sobre “longas reuniões diárias para recriminar funcionários, comentar decote das funcionárias, gabar-se dos amigos importantes, injuriar minorias sociais”. O processo envolve o conselheiro Cezar Cidade, que entrou de licença médica. Ele tinha o hábito de distribuir agulhas e novelos de lã aos servidores e os obrigava, no expediente, a terem com ele aulas de tricô. (No blog, trechos de uma das cartas-denúncia.)

“O conteúdo do discurso do senador Aécio Neves (PSDB-MG) não foi o importante, o relevante é que ele deu ordem-unida nas tropas da oposição” 

José Agripino, Presidente do DEM e senador (RN)

Termômetro
O que calou mais fundo na oposição no discurso de Aécio Neves (PSDB-MG), quarta-feira, no Senado, foi a forma pela qual o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) manifestou seu apoio à fala do candidato tucano à Presidência da República.

Pedem arreglo
Em reunião ontem com a Casa Civil, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva
(PDT-SP), foto, pediu para o governo “maneirar” com os sindicalistas, pois estão sendo demonizados por
criticarem a MP dos Portos. O Planalto não cede porque não mexeu em direitos trabalhistas e acusa sindicalistas de agir em favor de empresários.

Cabo eleitoral
A presidente Dilma levou em sua comitiva à África o candidato do Brasil a diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), o embaixador Roberto Azevêdo. Ele está participando de todas as reuniões bilaterais.

Saia justa na Corte
Há mal-estar no STJ por causa de acordo feito pelo presidente, Felix Fischer, com partidos para aprovar o nome de Sérgio Kukina a ministro em troca da escolha posterior do procurador de Justiça do Acre Sammy Barbosa, candidato do governador Tião Viana (PT). O acordo foi feito em nome do STJ e desagradou a ministros, que não foram consultados e não aceitam os termos.

Na linha de frente
O vice Michel Temer teve papel fundamental, nestes dias, ao convencer os ministros do STF a resolver logo a questão da votação dos vetos pelo Congresso. A missão, que visa permitir a votação do Orçamento, foi dada pela presidente Dilma.

Monitor
Eleito presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ) terá na sua equipe um colaborador do ministro Guido Mantega (Fazenda), Élvio Gaspar, que era diretor de Inclusão Social do BNDES.

O MENSALÃO
A expectativa no STF é de que o Acórdão do julgamento seja publicado na semana que vem. Depois vem o capítulo dos embargos.

Nenhum comentário: