quinta-feira, fevereiro 28, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 28/02

RIO QUER ESTIMULAR GERAÇÃO DE ENERGIA COM LIXO
Projeto na Alerj prevê isentar equipamentos de ICMS. Estado pedirá ao governo federal leilões exclusivos para a fonte

O governo do Rio prepara ações para estimular a geração de energia com a biomassa do lixo não reciclável recolhido no estado. Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente, está tocando o pacote com três medidas. Uma delas já está em andamento. As demais dependem da Assembleia Legislativa e do governo federal. Quatro licenças ambientais de novos aterros sanitários (Seropédica, Itaboraí, São Gonçalo e Belford Roxo) já estabelecem prazo para que parte do lixo recolhido seja transformado em eletricidade. "Há três caminhos: captura do gás metano, incineração controlada e geração com biomassa", explica. De outro lado, Minc vai negociar na Alerj a aprovação do Projeto de Lei 3062/2010, que ele próprio apresentou quando deixou o Ministério do Meio Ambiente e reassumiu o mandato de deputado estadual. O texto prevê a eliminação do ICMS dos equipamentos que transformam lixo em energia. Hoje, o Rio já isenta os bens de capital para geração solar e eólica. Por fim, há intenção de convencer o governo federal a promover leilões exclusivos de energia nova gerada com lixo, nos moldes do que já se fez com as eólicas. As conversas com a EPE já começaram.

TÁ FRIO
A Totem estreia em março, em jornais e revistas, a campanha da coleção do inverno 2013, lançada ontem. A meta é vender 20% mais sobre a temporada 2012. Marilia Moreno posou para Yuri Sardenberg. Famosa pelas estampas, a rede tem sete lojas próprias no Rio e vende suas criações para 250 multimarcas de 20 estados brasileiros.

ÍNDIA
A Leeloo põe na rua hoje a campanha de inverno. Vai circular na internet e nos pontos de venda. A modelo 1sabella Melo posou para o fotógrafo Vicente de Paulo. As peças da coleção "Perfume da índiá chega às lojas na quarta. Brindes da marca de cosméticos Darrow serão distribuídos em coquetel para clientes. A grife prevê alta de 20% nas vendas.

Punição
A ANP publica hoje na internet o balanço de multas aplicadas e recolhidas no biênio 2011-12. Só na área de segurança operacional foram recolhidos R$ 56 milhões. Já a divisão de conteúdo local arrecadou R$ 24 milhões. Significa que as empresas de óleo e gás vacilaram nos dois setores.

Combustível
O Brasil elevou em 6,1% o consumo aparente de combustíveis em 2012, diz a ANP. O relatório do ano será apresentado hoje, no Rio.

Agua 1
Eletrobras Furnas pagou R$ 221,3 milhões em royalties pelo uso da água nas hidrelétricas em 2012. Foi alta de 20% sobre os repasses do ano anterior. União, governos estaduais e 146 cidades de MG, SP, RJ, GO, MT e DF foram beneficiados. Só Minas ficou com R$ 48,5 milhões,

Agua 2
John J. Harris, presidente da Nestlé Waters, anuncia hoje o aporte de R$ 117 milhões em fábrica de água mineral em Silva Jardim (RJ). A múlti está de olho no mercado de águas no Rio. A empresa já tem 30% de participação no estado, segundo a Nielsen.

Quem vai
A Piccadilly, de calçados, abre 49 unidade em Miami. Prevê vendas anuais de US$ 950 mil. Até dezembro, terá loja nas Ilhas Reunião, território francês na África.

É seguro 1
A Prudential do Brasil bateu R$ 369 milhões em prêmios no ano passado, alta de 28% sobre 2011. Em dezembro, a companhia tinha 150 mil apólices de seguro de vida em vigor, com R$ 52 bilhões de capital segurado. São 37% mais que um ano antes.

O balanço sai hoje.

É seguro 2
A Mongeral Aegon, holandesa de seguros, fechou 2012 com lucro líquido de R$ 18 milhões no Brasil. Foi alta de 67% sobre 2011. O faturamento subiu 20% no período, batendo R$ 549 milhões.

Os destaques do ano foram os seguros com coberturas de morte e invalidez.

INVERNO
A Estação Leopoldina, no Rio, é o cenário da campanha outono-inverno da Leader.

A rede lança catálogo hoje. Robert Schwenck fotografou Marcelle Bittar e Raphael Laus. A coleção teve quatro inspirações: militarismo, folk, gótico e anos 1960.

0 filme, criação da Artplan, entra no ar 4á feira. A marca espera vender 20% mais sobre a temporada 2012.

Nenhum comentário: