sábado, fevereiro 02, 2013

Disque-2014 - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 02/02


Dilma Rousseff telefonou mais de uma vez anteontem para o vice-presidente, Michel Temer, num gesto para tranquilizá-lo quanto à manutenção da aliança em 2014. A presidente agiu para neutralizar a reação do PMDB à costura do ex-presidente Lula para dar a vice na chapa reeleitoral ao governador Eduardo Campos (PSB-PE). Nas conversas, Dilma demonstrou desconfiança diante da articulação de Campos contra o PMDB na eleição dos comandos da Câmara e do Senado.

Já vi...
Irritada com a ingerência de Lula, a cúpula do PMDB critica, em privado, a ação do ex-presidente e lembra que não é a primeira vez que ele age nos bastidores para enfraquecer Temer.

... esse filme
Peemedebistas lembram que Lula estimulou Nelson Jobim a disputar a presidência do PMDB contra o vice-presidente, em 2007, e pilotou a filiação do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles como opção de companheiro de chapa de Dilma em 2010.

Último ato
Antes de se despedir do comando do Senado, José Sarney (PMDB-AP) pediu à presidente que recebesse o deputado Sarney Filho (PV-MA). Dilma, que dificilmente recebe individualmente parlamentares, atendeu o pleito na quarta-feira.

Companheiro
Aliado de Renan Calheiros, Lobão Filho (PMDB-MA) duvida que o Supremo Tribunal Federal decida rapidamente sobre a abertura de processo penal contra Renan Calheiros (PMDB-AL). "É uma sacanagem. Se o Supremo abrir processo, Renan passará dois anos como réu."

Prorrogação 1
Na reta final da corrida pela presidência da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) precisou apagar um incêndio estimulado pelo adversário Júlio Delgado (PSB-MG). O mineiro tentou convencer Inocêncio Oliveira (PR-PE) a sair candidato avulso para aumentar as chances de segundo turno na Casa.

Prorrogação 2
Alves correu até Inocêncio, que goza de grande prestígio no chamado baixo clero e ficará pela primeira vez em vários anos sem cargo na Mesa Diretora da Casa, e lhe fez uma proposta para assumir um conselho de estudos e debates do parlamento, a ser criado. Ele ficou de pensar.

Time...
Marina Silva distribuiu tarefas para o evento do dia 16, em Brasília, no qual deve lançar o embrião de seu novo partido. O ex-presidente do Ibama Bazileu Alves coordena a redação de minutas provisórias do manifesto, estatuto e programa.

... dos sonhos
O plano de coleta de assinaturas é traçado pela advogada Marcela Moraes, perita em redes sociais. Maria Alice Setúbal cuida da captação de recursos. Hoje, os sonháticos voltam a se reunir em São Paulo.

Cinzas
Orlando Pessuti decidirá após o Carnaval se aceita o convite para assumir a Sanepar, empresa de saneamento do Paraná. O "sim" do ex-governador é esperado pelos tucanos para oficializar o ingresso do PMDB no projeto de reeleição de Beto Richa.

Mais-valia
Sindicalistas anotaram: Dilma recebeu pelo menos 20 empresários desde o início do ano. O primeiro líder sindical a ter audiência com a presidente será Vágner Freitas, da CUT, na terça.

Instagram
Cândido Vaccarezza (PT-SP) divulgou em seu site galeria de fotos com todos os prefeitos e vices que visitaram seu gabinete durante a semana da marcha a Brasília. O petista disse ter recebido "cerca de 60".

Varejo
Fernando Haddad receberá as bancadas de vereadores para reuniões na abertura dos trabalhos da Câmara. O PSD, de Gilberto Kassab, deve abrir a maratona.

Tiroteio

Chalita não é bobo: melhor um ministério na mão que uma disputa eleitoral voando e fadada ao fracasso em São Paulo.
DO EX-GOVERNADOR ALBERTO GOLDMAN (PSDB-SP), sobre o deputado do PMDB ter afirmado que prefere ser ministro a concorrer ao governo paulista.

Contraponto


Teste de disciplina

A eleição para a presidência do Senado, ontem, foi tomada por barulho no plenário durante boa parte dos discursos dos parlamentares. Em determinado momento, José Sarney (PMDB-AP), no comando da sessão, pediu que o recinto se silenciasse.

Aguardando para falar, Pedro Simon (PMDB-RS), comentou no microfone, levando os presentes aos risos:

-O senhor tem que ser mais duro!

Sarney respondeu de bate-pronto:

-Infelizmente, senador, eu não tenho o temperamento de vossa excelência...

Nenhum comentário: