terça-feira, fevereiro 19, 2013

Com que roupa? - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 19/02


Antes de entrar em campo na sucessão, como querem muitos tucanos, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) quer saber onde pisa. Seus aliados dizem que ele quer terreno sólido. Para isso, precisa de unidade, que implica insofismável apoio de São Paulo. E uma autocrítica da bancada do Senado, onde setores votaram em Renan Calheiros (PMDB-AL) para presidente da Casa.

A costura
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) vai tratar da sinalização do apoio paulista na segunda-feira, quando recebe o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em Belo Horizonte. Com o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra, ele já abordou o tema em dezembro. Em todos esses contatos, ele tem advertido que o PSDB só vai liderar um sólido projeto alternativo à reeleição da presidente Dilma se for um partido com "unidade de ação". Ele tem dito que, se os tucanos atuarem de forma banguela, como na eleição do Senado, quando parcela da bancada não seguiu sua orientação de votar em Pedro Taques (PDT-MT), o partido naufragará em 2014.

“Para falar com a sociedade sobre as propostas do PSDB, oAécio precisa de uma retaguarda pacificada e unificada”
Marcus Pestana
Deputado federal e presidente do PSDB-MG

Câmara vai criar novas vitrines
O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), está sendo pressionado a criar duas novas comissões. Hoje, são 20. Ele estuda ampliar para 22 a fim de garantir holofotes para o PR e o DEM, tirados do palco principal pelo PSD.

Virar a página
O PT não consegue virar a página do mensalão. Líderes petistas avaliam que José Dirceu devia poupar o partido e deixar de participar da vida partidária. Mas, ao contrário disso, na quarta-feira, no Anhembi, na festa dos dez anos do PT no poder, o Super-Zé vai tentar dividir o palco com o ex-presidente Lula e a presidente Dilma.

Transparência
A reunião de hoje da Comissão Externa da Câmara sobre a investigação do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), será transmitida ao vivo no site: http:// edemocracia.camara.gov.br/ web/espaco-livre/bate-papo-tv

O machismo da tropa
O Ministério da Justiça recebeu pesquisa inédita feita com sete mil mulheres das polícias Civis, Militares, Corpos de Bombeiros e Perícia Forense do país. Ela mostra que a participação da mulher é pequena. O efetivo nas PMs é de 7,96%; nas polícias Civis é de 25,19%; e nos Bombeiros, 7,24%. Uma das maiores queixas do ambiente de trabalho diz respeito ao assédio moral e ao sexual.

Aliado de peso
O governo articula apoios no setor produtivo para não perder a queda de braço na MP dos Portos, que pretende abrir o mercado. A CNA, presidida pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO), aderiu para pôr fim aos gargalos no escoamento da produção.

O Rio lidera
São 40 mil, de mais de 30 países, entre 18 e 85 anos, os voluntários inscritos para atuar na Copa das Confederações. O Ministério dos Esportes vai recrutar sete mil. O Rio tem o maior número de candidatos: 8.143. Seguido de São Paulo: 4.521.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, contratou uma empresa de consultoria para melhorar sua imagem no Palácio do Planalto.

Nenhum comentário: