sexta-feira, fevereiro 08, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“A gente só quer uma definição: ou se é governo ou oposição”
Deputado Anthony Garotinho (RJ), líder do PR, cobrando cargos no governo Dilma


MERCADANTE TRABALHA CONTRA INDICAÇÃO DE CHALITA

Ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante (Educação) está dedicado a torpedear a indicação do deputado Gabriel Chalita ao cargo, segundo acredita o PMDB. A alegação é que Chalita seria “católico demais” para comandar a pasta de Ciência e Tecnologia, e até poderia “boicotar” pesquisas contrárias a dogmas da Igreja. A turma do vice-presidente Michel Temer está indignada com a manobra.

MOBILIZAÇÃO

Mercadante e Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia), que deseja ficar no cargo, mobilizaram a “comunidade científica” contra Chalita.

OLHO NO PALANQUE

Aloizio Mercadante teme encher a bola de Chalita, seu eventual adversário na disputa majoritária de 2014, em São Paulo.

AUTOQUEIMAÇÃO

Gabriel Chalita também dá força à própria “queimação”, ao conceder entrevistas falando como se fora ministro. A presidente Dilma detestou.

SÓ DÁ SP

O PMDB mineiro e o nordestino, que lidera o Congresso, resistem a Chalita por fortalecer o grupo ligado a Michel Temer.

SERVIÇO SECRETO AMERICANO VAI VIGIAR COPA NO RIO

Maior fornecedora do governo dos Estados Unidos, a centenária empresa V.H. Blackinton deverá ser a escolhida pela Fifa, por valores não revelados, da tecnologia ultrassofisticada de identificação nos jogos da Copa 2014 no Rio – utilizada pelo serviço secreto e Forças Armadas dos EUA no Iraque e Afeganistão: banco de dados fiscaliza todos os agentes nas entradas do Maracanã e locais de grande concentração.

NÃO ROLOU

A decisão do comando da Fifa pela empresa americana contrariou “interesses” de subalternos da Federação no Brasil. Não teve “papo”.

PATO DONALD

Dispositivos móveis controlam com as digitais os horários e locais das equipes de segurança – o mesmo sistema de acesso na Disneylândia.

GRAUS DE SEPARAÇÃO

A Presidência da República reservou R$ 246,9 mil para grades móveis na “segurança física” dos palácios e residências oficiais em Brasília.

CHAPA-BRANCA

Além da volta de Mozart Viana à secretaria-geral da Câmara, o nome do ex-deputado Ibsen Pinheiro é cogitado para dirigir a TV Câmara, que deverá se tornar um veículo para publicidade dos deputados.

EFEITO REVERSO

No PSB, é comum a tese de que o dossiê divulgado no dia da eleição contra Henrique Alves (PMDB-RN) mais ajudou do que atrapalhou sua eleição a presidente, porque fez a bancada sair em defesa dele.

ÓRFÃOS

Para Daniel Almeida (BA), o PCdoB ficou “meio sem rumo” após Aldo Rebelo (SP) assumir os Esportes: “Estávamos acostumados a marcar posição em eleições importantes como a de presidente da Câmara”.

DNA DE BRIGÃO

O deputado Lincoln Portela (MG) acredita que o novo líder do PR, Anthony Garotinho (RJ), não aguenta reduzir o tom contra o governo durante mais do que duas semanas: “Está no DNA dele”.

PALCO ILUMINADO

O Ministério Público Federal recorreu da decisão da Justiça Federal que isentou o governador Cid Gomes (PSB) de tirar do bolso R$ 650 mil de cachê pago a Ivete Sangalo na inauguração de hospital público.

POLICIAMENTO A SUSTOS

A PM do DF decidiu “dar sustos” em pessoas que frequentem lugares ermos, só para depois advertir: “Poderia ser um bandido!”. Quem escapar de morrer à bala, corre o risco de morrer de susto.

FUNDO DO POÇO

Ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra deu aula de gerência no Twitter sobre a queda vertiginosa da estatal: “Lucro baixou por conta dos bilhões investidos em pesquisa e desenvolvimento do pré-sal.”

RETÍFICA CH

Não é o governo italiano, mas a ONG Brasil Verdade que questiona no Conselho Nacional de Justiça o juiz Odilon de Oliveira por monitorar as visitas íntimas de dois italianos num presídio de segurança máxima.

PENSANDO BEM...

...o chanceler Patriota não o foi, deixando o embaixador da Venezuela enxovalhar o Judiciário brasileiro.


PODER SEM PUDOR

ENTIDADES DO PAU OCO

O procurador Marcelo Pastana viveu experiência inusitada, ao mobilizar a Polícia Federal na apreensão de dinheiro para compra de votos em Macapá (AP), certa vez. O santuário da grana era um terreiro. Os pais de santo tentaram impedir a busca, alegando proibição das "entidades", enquanto lá dentro queimavam as cédulas. Pastana ainda apreendeu sacos de dinheiro no telhado. Todos em cana, uma "entidade" exigiu cachaça, mas o procurador negou, lembrando a "lei seca" - era véspera da eleição. Um homem "incorporando" mulher xingou Pastana, que, na dúvida sobre a quem autuar por desacato, preferiu ignorar a agressão. E cair na gargalhada, certamente.

Nenhum comentário: