segunda-feira, fevereiro 04, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

"Não há autoridades com prerrogativa de foro"
Procurador-geral da República, Roberto Gurgel,sobre denúncia contra Lula



Brasil passa vexame ao adiar evento da ONU

Após o desastre na organização da Rio+20, o governo brasileiro deu nova prova de incompetência ao adiar, na semana passada, a Conferência Científica da UNCCD, que aconteceria de segunda (4) a sexta, em Fortaleza (CE), para tratar do combate à desertificação e à seca. Avisados em cima da hora, os mais de dois mil participantes de 194 países pedem à ONU o ressarcimento das passagens compradas.


Desorganização

O governo pediu à ONU em junho do ano passado para sediar a conferência de cientistas, e agora alega que não teve tempo.


Só propaganda

O ministro Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia) e o governador Cid Gomes anunciaram em agosto de 2011 a realização do evento.


Faça o que digo...

O Ministério de Ciência e Tecnologia afirma reconhecer a “importância da conferência”, mas não sabe dizer para quando foi adiada.


... não o que faço

O Nordeste sofre a pior seca em 50 anos, e a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) sequer assinou documento pela realização do evento.


Visita íntima ajuda o PCC, diz juiz antidrogas

A prisão recente de uma quadrilha internacional de drogas, comandada pelo “Primeiro Comando da Capital” e “Comando Vermelho” com ramificação no Paraguai, reforça a tese do juiz federal e “xerife” antidrogas Odilon de Oliveira, de que a “visita íntima” facilita a manutenção dos “negócios” de milhões de reais do tráfico nos presídios federais, que abrigam “chefões” do PCC e seus comandados.


Íntimo e pessoal

Após por na cadeia mais de 200 traficantes, Odilon critica a lei de execuções penais: “é proibido vigiar o que acontece nas visitas”.


À vontade

Ao contrário dos EUA, o preso fala com os advogados, parentes e supostas mulheres, sem vidro ou telefone monitorando a conversa.


Rolou na rede

Com a gasolina custando mais de R$ 3,00 um “eu te busco” agora vale mais que um “eu te amo”.


Bate e volta

Prefeito reeleito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB) foi o relator do processo no Conselho de Ética sobre a cassação do ex-presidente da Câmara e mensaleiro condenado João Paulo Cunha (PT-SP).


Marcha das centrais

As centrais sindicais organizam marcha em Brasília, no dia 6 de março, para reivindicar o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho e 10% do PIB para educação. A previsão é de 50 mil pessoas.


Tiro no pé

Deputados e senadores estão cada vez mais resistentes às pretensões do Ministério Público Federal, como na emenda sobre prerrogativa de investigação. Acham que a "militância política" da Procuradoria Geral da República, tentando influir na eleição no Congresso, sairá pela culatra.


AntiMP

O senador Mário Couto (PA) foi o único tucano que não escondeu seu voto em Renan Calheiros: deixou claro, na reunião da bancada, que jamais votaria em um procurador, como é o caso de Pedro Taques.


Olho em 2014

O deputado Miro Teixeira (RJ), que sugeriu ao PDT o aumento de candidaturas em 2014, não descarta a possibilidade de disputar o governo do Rio: “Não posso propor uma luta, e me recusar a travá-la”.


Welcome

Obrigado pela PF a sair do país por trabalho irregular no aeroporto do Galeão, o sargento americano Cody Tallent deixou “herdeiros”: além das aéreas estrangeiras até a Receita Federal terceiriza seus serviços.


Ouro verde

Ambientalistas do Rio pedem ao ministro Celso Amorim (Defesa) que preserve o bucólico bairro do Leme das garras do Exército, que quer faturar com bondinho unindo três morros tombados ao Pão de Açúcar.


Incompetência

A estatal Infraero resolveu economizar nos contratos com empresas de limpeza, e lançar campanha sugerindo que as pessoas façam xixi em casa, antes de seguir para o aeroporto. Só falta pedir que levem papel.


Muy amigo

Lula festejou em Cuba o ritmo “extraordinário” das obras no porto de Mariel, financiadas pelo Brasil. Já as obras da Copa e do PAC...


Poder sem pudor

A origem dos charutos

Deputado da UDN gaúcha, o general Flores da Cunha escandalizou a Câmara ao defender o presidente Getúlio Vargas da acusação do líder da bancada, Carlos Lacerda, de ser conivente com a corrupção. Getúlio ficou encantado e mandou uns charutos para o general, mesmo temendo sua reação. O funcionário do Catete encontrou-o numa roda de parlamentares:
- Trago uns charutos que o presidente mandou.
- Que presidente, meu filho? – respondeu, fazendo-se de desentendido.
- O presidente do Flamengo – inventou o cuidadoso portador.
- Ah, bom. Então me dê os charutos.

Nenhum comentário: