sábado, fevereiro 23, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Ela é uma heroína moderna, pela liberdade de expressão”
Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, sobre a blogueira Yoani Sánchez


CANDIDATURA DE EDUARDO CAMPOS CHATEIA DILMA

A presidente Dilma está chateada com os movimentos do governador Eduardo Campos (PSB-PE) para viabilizar a própria candidatura a presidente, em 2014. Ela acha “legítima” a pretensão, mas avalia que sua reeleição é a melhor opção para Eduardo, que poderia tentar obter o apoio do PT, em 2018. Curiosamente, Dilma acha que a candidatura de Eduardo seria uma manobra para forçar a volta de Lula em 2014.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Para os “dilmistas”, Eduardo Campos estaria a serviço dos “lulistas”, aliados dele no PT, para forçar a candidatura de Lula em 2014.

PROJETO ADIADO

Para a presidente, “o pior dos mundos” para Eduardo Campos seria a volta de Lula, que tentaria reeleição, adiando os planos dele para 2022.

DÍVIDA ETERNA

Eduardo Campos afirmou que somente abriria mão da candidatura à Presidência caso Lula pretendesse retomar o cargo, em 2014.

RECADO DURO

No ato do PT, Lula desafiou a oposição a “se juntar com quem quiser”, mas Dilma vencerá em 2014. O recado seria para Eduardo Campos.

CADE IGNORA QUEIXA DE ‘TUBAÍNAS’ CONTRA GIGANTES

Apesar de admitir “indícios de práticas anticoncorrenciais”, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, não se comoveu com a denúncia da Afebras, associação de fabricantes de refrigerantes, atribuindo o fechamento de pequenos produtores de “tubaínas” à concentração de mercado pelas grandes marcas. O Cade não descarta retomar o assunto, mas o arquivou. Nem abriu inquérito.

NOME É DESTINO

Foi a Marquise a construtora do hospital em Sobral cuja marquise caiu, após a inauguração onde Cid Gomes torrou R$ 650 mil em um show.

CAÇA FANTASMAS

O cocaleiro Evo Morales correu para a Venezuela, mas não pôde ver o ídolo Hugo Chávez no hospital, em estado crítico. Lula se conteve.

MERCI, THANKS!

Europeus e americanos agradecem aos brasileiros os R$ 2,2 bilhões gastos em viagens baratas e compras idem. Foi recorde em 56 anos.

IDEIA FIXA

O deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) continua excitado com o sonho de assumir o Ministério dos Transportes. Procurou o presidente da Câmara, Henrique Alves, para falar mal do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Industrial) e cobrar apoio do partido.

DAMA DE BRANCO

Yoani Sánchez deu tapa de luva nos militóides, um deles com faca em punho, na livraria Cultura, em São Paulo: “As ditaduras não devem ser avaliadas por serem de direita ou esquerda, mas por serem ditaduras”.

NEXO EXPLÍCITO

Na festa petista de São Paulo, em torno de Lula e Dilma, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) foi o mais aplaudido. Aloizio Mercadante (Educação) deixou tão explícito seu desagrado que ficou meio ridículo.

PRÊMIO

Envolvida nas agressões à blogueira cubana Yoani Sánchez, a União da Juventude Socialista sorteia tablets capitalistas e viagens à Cuba comunista, após os congressos políticos de sua gurizada baderneira.

O MENSAGEIRO

Com 7 milhões de seguidores no Twitter, o escritor Paulo Coelho apoiou em inglês e português a blogueiraYoani Sánchez: “Chega de palhaçadas e de teorias conspiratórias de idiotas sobre agente da CIA”.

BOI NA LINHA

O Grupo JBS-Friboi nega ação na Justiça Federal contra o Banco JBS, mas não diz que o hoje Banco Original é fusão do antigo JBS com o Matone. O primeiro presidente do Banco JBS, incluído na ação, é José Geraldo Dantal, ex-diretor do Banco Rural e corréu no mensalão.

PORTAL DO JERICO

Deve ser em nome da “liberdade de expressão” que o Blog da Dilma chamou Yaoni Sánchez de “rola bosta”, abaixo de foto da presidente. Quem assina o vitupério mais realista que Dilma é Jussara Seixas.

LIXO DO MUNDO

Os irmãos brasileiros Júlio e Juliano da Costa se declararam culpados num tribunal em Londres e vão pagar multa milionária pelo envio de 15 mil toneladas de lixo contaminado e apreendido no Brasil, em 2009.

PERGUNTA BAIXINHO

Depois dos ataques da tropa de choque da “juventude esquerdista” virá a noite de quebrar os “cristais burgueses”?


PODER SEM PUDOR

DUDA E SEU JOÃO-BOBO

Lula ainda cambaleava, após a segunda derrota para FHC, quando Duda Mendonça encontrou o jornalista Ricardo Kotsho na cantina "Il SognodiAnarello", em São Paulo. Ali, o marqueteiro fez uma proposta surpreendente: vindo de campanhas malufistas, ele queria o apoio de Kotsho, amigo de Lula, para "vender ao PT" a ideia de ele fazer a próxima campanha petista, e de graça. Antecipou até a primeira "peça" de campanha: um Lulinha de bolso, pequenininho, que funcionaria como joão-bobo, aquele que toma piparote e fica sempre de pé. "Getúlio usava um bonequinho desses", lembrou Duda. Kotsho não se entusiasmou, mas prometeu levar a ideia ao PT. Duda não precisou usar o Lulinha. Muito menos trabalhar de graça.

Nenhum comentário: