sábado, fevereiro 16, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Não estou cogitando mudar de partido”
Deputada Luiza Erundina (PSB-SP) recusando convite do novo partido de Marina Silva


EUA EXIGEM EXTRADIÇÃO DE ASSASSINA DO MARIDO

Um projeto de dois deputados americanos de Ohio, no Congresso dos Estados Unidos, propõe suspender ajuda econômica e dificultar a obtenção de vistos a brasileiros em troca da extradição da brasileira Claudia Hoerig, que em 2007 matou a tiros o marido, o veterano de guerra do Iraque Karl Hoerig, e fugiu para o Brasil. Ela estaria vivendo em Brasília e renunciou à cidadania brasileira em troca da americana.

QUESTÃO DE ESTADO

A pressão dos deputados americanos é inútil: a Constituição brasileira, como na maioria dos países, proíbe a extradição de nacionais.

MADE IN USA

A brecha para extraditar Claudia Hoerig, segundo os deputados, seria a cidadania americana, que a obrigaria a responder pelo crime nos EUA.

NEM AÍ

O crime e a presença de Claudia Hoering em Brasília foram revelados nesta coluna, mas as autoridades brasileiras jamais apuraram o fato.

SIM, MAS

A tradição de evitar “medidas extremas” faz do Itamaraty chacota do mundo: nunca está totalmente a favor, muito pelo contrário. Em tudo.

OPOSIÇÃO SÓ VOTA ORÇAMENTO DEPOIS DOS VETOS

O governo está preocupado: a oposição bate o pé e diz que só votará o Orçamento 2013 após apreciar os mais de três mil vetos empacados no Congresso. O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (MG), ligou para o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), propondo que, à exceção dos royalties do petróleo, os vetos sejam votados em bloco, terça (19). A questão dos royalties seria debatida no plenário.

BASE INSATISFEITA

O Planalto tenta evitar a votação dos vetos (que é secreta). Teme a derrubada ao fator previdenciário, Código Florestal, emenda 29...

NOVO CICLO

Apesar de querer fazer uma média com a presidente Dilma, Renan Calheiros decidiu votar o Orçamento apenas se houver consenso.

TEM PRESSA

O vice-presidente Michel Temer antecipou do dia 10 para 2 de março as convenções que deverão reconduzi-lo ao comando do PMDB.

PROVA DE FOGO

O embaixador no Kuwait, Roberto Abdalla, de muito boa reputação no Itamaraty, apura preliminarmente a nova denúncia de assédio moral de Américo Fontenelle, cônsul-geral em Sidney, contra seus subordinados.

NINGUÉM MERECE

Também denunciado por assédio moral no consulado-geral em Sidney, o diplomata Cezar Cidade é notório, no serpentário do Itamaraty, não só por tratar mal o público e ofender ouvidos insultando servidores e colegas ausentes. Ofende também o olfato de quem dele se aproxima.

RANKING MINISTERIAL

Alexandre Padilha (Saúde) e Edison Lobão (Minas e Energia) lideram o ranking de ministros favoritos. Dilma os recebeu em despachos únicos e longos na agenda de dois dias seguidos (quinta e sexta).

MOSTRAR SERVIÇO

Os presidentes eleitos do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), prometem fazer do limão uma limonada: querem votar os vetos, royalties, reforma tributária, FPE...

MÁQUINAS DO SABER

Proposta de emenda do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) inclui universidades particulares em regime especial de desoneração. Algumas são instituições milionárias e fábricas de diplomas inúteis.

PAPO VELHO

Jornalões noticiam o que esta coluna deu há duas semanas: Ademar de Passos Veiga, o corregedor-geral da União, arquivou sindicância sobre irregularidades atribuídas ao ministro Luiz Adams (AGU).

PECADO ORIGINAL

O silêncio de Dilma com a renúncia do papa é novo lance na “rixa” com a CNBB desde a eleição: os bispos ainda esperam posição oficial da presidente em relação ao aborto na “maior nação católica do mundo”. O governo considera “questão de saúde pública” e “convicção pessoal”.

SUFOCO

O governo da Venezuela mostrou ontem o presidente Chávez, que “respira por aparelhos”, lendo jornal na cama com as filhas, sem os aparelhos. Deve ter ficado sem respirar para tal proeza.

PENSANDO BEM...

...o médico do venezuelano Hugo Chávez em Cuba é o dr. Photoshop.


PODER SEM PUDOR

ALGODÃO COLORIDO

O deputado Adail Barreto (CE) voltou da União Soviética maravilhado com uma plantação de algodão colorido que visitara. Contou a novidade aos trabalhadores de sua fazenda, em Iguatu, no Cariri. Um deles ouvia a conversa enquanto pitava o cigarro de palha. E desdenhou:

- Algodão colorido, doutor? Não acredito.

- Pois eu vi.

- Então - concluiu o matuto - eles adubaram a terra com esterco de pavão...

Nenhum comentário: