domingo, fevereiro 10, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Entre nações amigas não existe constrangimentos”
Chanceler Antonio Patriota sobre o embaixador venezuelano em ato contra o STF


PR DIZ A DILMA QUE VETA BLAIRO MAGGI NO MINISTÉRIO

O senador Alfredo Nascimento (AM), presidente do Partido da República (PR), vetou o senador Blairo Maggi (MT) para assumir ministério no governo Dilma. Em conversa com a presidente, quinta, ele afirmou que ele pode até ser o escolhido, mas não representará o PR. O partido não perdoa Blairo após ele haver declarado que não admite ser comandado por Valdemar da Costa Neto, condenado no mensalão.

SAIA JUSTA

Para piorar, Blairo fez consulta à Justiça Eleitoral em busca de carta branca para deixar o PR sem o risco de perder o mandato no Senado.

PR NÃO PERDOA

Blairo quis saber do TSE se a condenação do mensaleiro Valdemar seria uma “justa causa” para ele deixar o PR e manter o mandato.

NÃO DÁ A MÍNIMA

O senador Magno Malta (PR-ES) não esconde a rejeição a Blairo Maggi: “Ele nos trata igual a um saco de soja”.

NEGOCIAÇÕES

Em busca de apoio para 2014, Dilma combinou nova conversa com o PR após o carnaval. Ela quer concluir a minirreforma até março.

CHEFE DA FESTA DA COPA ACUSADO DE SONEGAÇÃO

É muita falta de sorte do Brasil: fundador do Cirque du Soleil, o italiano Franco Dragone é investigado na Bélgica por suposta fraude fiscal da holding Franco Dragone Entertainment Group, que organizará a festa de abertura da Copa em São Paulo e do encerramento no Maracanã, no Rio. Não paga impostos desde 2001, lavando dinheiro em paraísos fiscais. Dragone processa o jornal belga Le Vif pelas denúncias.

‘CONFIANTE’

Dragone, organizador da festa da Eurocopa 2000, confirmou ser alvo de inquérito, mas se diz “confiante” no esclarecimento das denúncias.

REFÚGIO DO DEM

O prefeito ACM Neto convidou os deputados do DEM a passar este domingão de carnaval no camarote da prefeitura, em Salvador.

DE PLANTÃO

O presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), ficou em Brasília, no carnaval, para organizar a convenção nacional do partido, em março.

MENSAGEM A GARCIA

Dilma não visitou Marco Aurélio Garcia no Incor-DF, só telefonou. Ela nunca esqueceu o mico diplomático que amargou, quando Top-Top não a posicionou claramente do que havia acontecido no Paraguai, com o inexistente “golpe” contra o ex-bispo tarado Fernando Lugo.

CANTOS DO EXÍLIO

Aumentou a distância entre os gabinetes de Dilma e o do vice Michel Temer, segundo muy amigos dele. A chefona não tem perguntado nem pelo livro de poesias de Temer, aliás, muito elogiado.

BOM EXEMPLO

O deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB) quer reunir os 53 deputados que abriram mão do 14º e do 15º salário para pressionar a votação do fim da moleza. Dois deputados do DF estão entre os primeiros a dispensar a remuneração maldita: Luiz Pitiman (PMDB) e Antonio Reguffe (PDT).

CHERCHEZ L’HOMME

É cercada de mistérios na Venezuela a carreira do embaixador Maximilien Sánchez, que tripudiou sobre a lei brasileira apoiando em público os meliantes do mensalão. Militante trotskista, teria nascido em subúrbio de Paris e obtido nacionalidade em tempo recorde.

NOVOS TEMPOS

Presidente do PPS, Roberto Freire (SP) diz estar esperançoso sobre o novo presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN): “Na gestão do PT, viramos correio de transmissão dos interesses do governo”.

AMEAÇA DIRETA

Deputados do Maranhão estão em pé de guerra com o secretariado de Roseana Sarney (PMDB). A bancada acusa cinco secretários de ajudar prefeitos em troca de apoio para a Câmara dos Deputados em 2014.

PERIGO CONSTANTE

Servidores das duas torres do Congresso estão preocupados: não há escadas externas e nada pode ser feito, porque o prédio é tombado. Os bombeiros nem encostariam no prédio, por causa do espelho d’água.

JÂNIO NA USP

A Universidade de São Paulo abrigará, após o carnaval, o precioso e imenso acervo de Jânio Quadros, entregue à secretaria de Cultura de Minas Gerais pela família do ex-ministro José Aparecido de Oliveira.

NOME É DESTINO

Chama-se Ivo Lodo o gestor do banco BVA, que será liquidado pelo Banco Central, após fraude na captação de recursos de fundos estatais.


PODER SEM PUDOR

O ANIMAL E O PERISCÓPIO

A polícia política de Felinto Muller, na ditadura Vargas, prendeu um suspeito de militar no Partido Comunista. Levado aos porões do Dops, foi submetido a uma medonha sessão de tortura por um delegado. Horas depois, chegou Luís Glayssman, do serviço secreto:

- Não adianta resistir: diga onde está o mimeógrafo.

- Ah, o mimeógrafo? Está enterrado lá no fundo do quintal...

- Por que não falou antes? - gritou Glayssman.

- É que esse animal passou o tempo todo onde estava o "periscópio"!

Nenhum comentário: